Desde 2007, apesar de apresentar atraso em algumas questões na comparação com outras regiões, a América Latina é a região que mais cresceu no consumo de bens massivos. A evolução continua e, para 2024, a expectativa é que as compras cresçam 5,5%, segundo a Kantar.
Após analisar dados do Consumer Insights 2023, a empresa afirma que os países latino-americanos continuarão em ascensão no consumo neste ano. Mais do que isso, acredita-se também que o Brasil deve ser o destaque da região.
De acordo com a Kantar, a recuperação nos índices de compras de abastecimento e pequenas ocasiões são dois pontos que colocam o país como protagonista. Enquanto o primeiro chegou a crescer 9% em 2023 ante retração de 3% no ano anterior, o outro índice saltou 8% no mesmo retrospecto, já tendo crescido 4% em 2022.
“Ao combinar ferramentas incorporadas ao consumidor com menor desemprego e a inflação sob controle, o consumo de bens massivos deve permanecer com desempenho forte no Brasil”, afirma Aurélia Vicente, diretora de Dados & Delivery da Kantar.