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Black Friday 2020: e-commerce espera maior auge de todos os tempos

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Se no ano passado, no Brasil, compras via aplicativos de varejo em geral subiram 84% entre setembro e novembro por conta da Black Friday, este ano a tendência é bem otimista. Somente durante a pandemia, o aumento de compras via app foi maior no Brasil do que em todo o mundo, então pode-se esperar uma Black Friday bem movimentada no e-commerce.

Esses números refletem bem uma das consequências da pandemia no varejo in-app: os brasileiros compraram mais online, se habituaram a utilizar seus aplicativos, enquanto as marcas baseadas em comércio físico, não tiveram outra escolha a não ser digitalizar e investir os budgets de marketing para seus canais de vendas online.

Sobre o estudo

O estudo da AppsFlyer, The State of Shopping App Marketing, apresenta um comparativo de crescimento de downloads e vendas por aplicativos dentre o período da Black Friday 2019 e durante a pandemia em 2020.

A comparação permite que as marcas de varejo que tenham presença mobile possam projetar as suas vendas online para a tão aguardada Black Friday 2020.

Aplicativos

Em toda a América Latina, entre fevereiro e maio — período maior de isolamento — o aumento de instalações de apps de e-commerce foi de 93%, maior crescimento global para apps de e-commerce, maior que os EUA. Nesse cenário, os aplicativos não perderam tempo e investiram em aquisição de usuários.

Entre fevereiro e maio de 2020, no Brasil, downloads de aplicativos de forma não orgânica (ou seja, via anúncio) foi de 100%, o que coloca o país como o maior mercado de publicidade de aplicativos da América Latina.

No Brasil, as sessões em aplicativos de compras (quando o usuário abre o app) subiram 40% na Black Friday do ano passado e 50% de abril a junho de 2020. Dessa forma, os brasileiro estão se adaptando a buscar cada vez mais seus produtos via app.

Além disso, os aplicativos de compra são responsáveis também por grande parte das buscas de produtos e lojas físicas, influenciando em grande partes de todas as compras em geral.

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Anúncios

Sobre investimentos em anúncios para aplicativos, o aumento entre outubro e novembro de 2019 no Brasil foi de 142%.

Durante a quarentena, entre março e junho de 2020, a receita dos apps cresceu 125,33%. “Isso mostra que os investimentos realmente se concentram na Black Friday”, diz Marlon Luft, diretor de marketing da AppsFlyer para América Latina.

“O que ocorreu em 2020 foi o considerável aumento de consumidores dispostos a usar e a compara via aplicativo. Ou seja, a expectativa para este ano é extremamente otimista”, completa o executivo.

Black Friday

De acordo com Samuel Gonsales, diretor de relacionamento da E-Commerce Brasil, com as mudanças da Black Friday em 2020 haverá menos gente nas portas das lojas físicas. Isso pois cresceu o interesse do consumidor por comodidade na comparação de preços e na praticidade de evitar aglomerações por conta da pandemia.

“Além disso, classes C, D e E pretendem comprar mais no e-commerce esse ano e cresceu o número de consumidores que pretendem comprar em aplicativos”, diz Samuel. “A expectativa de crescimento do faturamento na Black Friday, em relação a 2019, é na casa dos 20%”, completa.

No geral, as marcas devem começar o quanto antes a atrair mais usuários e usar os dados para preparar as melhores ações para a época da Black Friday. Os usuários estão ativos, então é hora de saber aproveitar o momento da forma mais inteligente possível: medindo, investindo em publicidade criativa, na experiência do usuário e nos dados para direcionamento inteligente.

Confira aqui o conteúdo do estudo na íntegra.

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