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Ticket médio cresce 1,7%, mas Black Friday 2023 não tem desempenho esperado

Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

Após especulações, previsões e muita expectativa, a Black Friday passou por 2023. A ideia de que o cenário macroeconômico melhor poderia motivar bons resultados, aliada a queda na inflação em comparação com o ano passado, contudo, não se traduziram para o período de vendas.

Black Friday 2023 - Neotrust - Resultados
(Imagem: Freepik)

De acordo com informações do Painel Black Friday Hora Hora, realizado pela Confi.Neotrust, o faturamento para a data foi de R$ 5,23 bilhões, significando 14,5% de retração ante 2022.

O número de pedidos, que chegou a 8,2 milhões, também caiu (15,9%) no mesmo retrospecto. Deste número, 59,4% vieram de usuários mulheres e 56,5% contaram com frete grátis.

O maior motivo para isso, de acordo com Luiz Otávio Cambraia, head de Vendas da Neotrust, conversa com o fato de produtos de telefonia, TVs e informática não terem performado tão bem neste ano. Isso, em sua visão, foi determinante para a Black Friday não ter sido boa como o esperado pelo setor.

Luz no fim do túnel

Mesmo com os índices negativos em citados, informações colhidas pela Neotrust mostram o ticket médio de R$ 636,66 para esta edição. Frente a Black Friday de 2022, o crescimento é de 1,7%.

A cesta de pedidos tornou-se outro ponto positivo em 2023, com alta de 6,1% em relação a 2022, o que representa cerca de 3,1 itens por pedido concluído.

O perfil do consumidor neste ano também passou por leve mudança, com aumento 1,1 p.p. nos usuários até 25 anos (16,5%) e de 0,6 p.p. nos acima de 51 anos (15%).

A prevalência é de pessoas entre 36 e 50 anos (35,4%) e entre 26 e 35 anos (33,1%). No entanto, cada teve a respectiva redução de 0,4 p.p. e 1,3 p.p.

Pagamentos

O Pix, como diversas pesquisas previram ao longo ano em momentos diferentes, ganhou ainda mais destaque. Para a data de vendas, soma-se o fato de marcas e varejistas com descontos específicos para pagamentos na modalidade, o que pode ter motivado para ter saltado de 19,7% para 30,7% de participação na data entre ano passado e atual.

Com o boleto bancário (8,1%) e outros tipos (5,1%) sem tanto destaque, o cartão de crédito (56,2%) cresceu apenas 4,5 p.p., mas o suficiente para se manter como principal meio de pagamento da Black Friday 2023.

Para o último modal citado, aliás, uma curiosidade no que diz respeito ao parcelamento. Sem tanto padrão, a opção mais escolhida pelos consumidores foi em pagar em 1x (29%). No entanto, a segunda colocação neste quesito fica com compras divididas de 7 a 12 parcelas (23%).

Dia após dia

O Painel Black Friday Hora a Hora também produziu gráficos que representam o monitoramento para cada dia da Black Friday 2023. Entre quinta-feira (23) e domingo (26), a Confi.Neotrust contabilizou pedidos, ticket médio e faturamento entre final de um dia e começo do outro.

Apesar de também criar opções para pesquisar por departamento e subsegmentos específicos, os gráficos abaixo falam sobre o e-commerce geral. Veja:

23 de novembro

Pedidos

Black Friday 2023 - Neotrust
(Imagem: Confi.Neotrust)

Faturamento

Black Friday 2023 - Neotrust
(Imagem: Confi.Neotrust)

Ticket médio

Black Friday 2023 - Neotrust
(Imagem: Confi.Neotrust)

24 de novembro

Pedidos

Black Friday 2023 - Neotrust
(Imagem: Confi.Neotrust)

Faturamento

Black Friday 2023 - Neotrust
(Imagem: Confi.Neotrust)

Ticket médio

Black Friday 2023 - Neotrust
(Imagem: Confi.Neotrust)

25 de novembro

Pedidos

Black Friday 2023 - Neotrust
(Imagem: Confi.Neotrust)

Faturamento

Black Friday 2023 - Neotrust
(Imagem: Confi.Neotrust)

Ticket médio

Black Friday 2023 - Neotrust
(Imagem: Confi.Neotrust)

26 de novembro

Pedidos

Black Friday 2023 - Neotrust
(Imagem: Confi.Neotrust)

Faturamento

Black Friday 2023 - Neotrust
(Imagem: Confi.Neotrust)

Ticket médio

Black Friday 2023 - Neotrust
(Imagem: Confi.Neotrust)

Categorias

Ao olhar especificamente para o ranking dos departamentos com mais vendas, vemos um pódio conhecido: Eletrodomésticos, Eletrônicos e Telefonia, nesta ordem. A questão, no entanto, é que todos tiveram quedas na comparação com ano passado.

Black Friday 2023 - Neotrust
(Imagem: Confi.Neotrust)

Na lista completa com os 10 principais segmentos da Black Friday 2023 não existe nenhum que viu o faturamento crescer ante 2022. São eles:

4º. Moda e Acessórios (-7,1%)
5º. Móveis (-13%)
6º. Informática (-30,1%)
7º. Beleza e Perfumaria (-3,8%)
8º. Ar e Ventilação (-17%)
9º. Eletroportáteis (-16,1%)
10º. Esporte e Lazer (-8,7%)

A compensação em relação a última Black Friday, como já dito, aconteceu na precificação dos produtos. Essa foi uma das razões para o ticket médio crescer nesta edição.