BC deixa de fora 22% das instituições que pediram para ofertar Pix
O Banco Central publicou na quinta-feira (22) lista com as instituições que irão ofertar o Pix, deixando de fora 218 que haviam solicitado aprovação em junho, ou 22% do total, conforme dados divulgados pela autarquia.
Segundo o BC, essas instituições não foram consideradas aptas para entrada em operação ou foram excluídas a pedido.
A Alipay, por exemplo, estava entre as que buscavam adesão, mas não entrou na lista final. Alipay é a plataforma de pagamentos digitais do grupo chinês Alibaba.
A empresa informou que efetivamente solicitou seu cadastro ao BC, mas, por decisão própria e seguindo sua estratégia de internacionalização, pediu a retirada de seu pedido antes mesmo que este fosse avaliado pelo BC.
“É incorreta a informação de que a Alipay teria tido sua inscrição recusada ou reprovada pelo BC, mas sim a empresa voluntariamente preferiu adiar seu pedido para participar do sistema de meios de pagamentos do Brasil”, afirmou.
O Banco XP, que também estava entre os que pediram para ofertar o Pix, não consta na lista divulgada pelo BC.
Em nota à Reuters, a XP. Inc afirmou que “não aderiu ao Pix neste momento, pois o Banco XP ainda não oferece serviços de conta digital”.
“No entanto, a adesão será feita em breve, assim que os serviços de transferência bancária estiverem disponíveis”, completou a empresa.
O BC deu o sinal verde a 762 instituições, número que engloba bancos, financeiras, fintechs e instituições de pagamentos, entre outras empresas.