Logo E-Commerce Brasil

Pix nos supermercados: sistema promete benefícios ao varejo on e offline

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O Pix, sistema de pagamento instantâneo do Banco Central, pode ser mais um aliado dos supermercados, sejam online ou não. Além da rapidez, o novo sistema, que estreará em novembro, tem custo mais baixo aos varejistas e maior segurança nas transações.

Segundo Mayara Yano, assessora de mercado financeiro do Banco Central, durante o Grocery&Drinks na quinta-feira (22), afirmou que o serviço será gratuito Até agora, 772 instituições financeiras estão autorizadas a usar o Pix, depois de uma série de testes.

Segundo a especialista, o Pix é vantajoso para os varejistas pro várias razões. “Com o Pix, não precisa lidar com troco, o que ajuda na questão de dinheiro no cofre. Toda a transação é feita numa rede de sistema financeiro nacional, com mecanismos específicos antifraude”, enumera.

Pagamento rápido com Pix

Os clientes também podem efetuar o pagamento via QR Code, com a autentificação feita diretamente pelo celular, o que torna a operação mais segura. Outro ponto em questão é que, como o pagamento é instantâneo, o comércio não corre o risco de separar a mercadoria e perder a compra, caso o cliente não pague. Isso é bastante comum quando o pagamento é feito via boleto bancário, que deve ser deixado de lado com o advento do Pix, afirma Yano.

“No comércio eletrônico, a confirmação é imediata. Não tem a questão do boleto e pode despachar o produto. Além disso, a devolução é facilitada, pois o próprio supermercado inicia a devolução. Se der algum problema, já resolve e devolve o valor parcial ou integral”, explica.

Leia também: Pix no e-commerce: sistema do BC deve gerar impactos positivos aos varejistas