Logo E-Commerce Brasil

Tecnologia da Boxit habilita serviço de armários inteligentes com marca própria da Azul Cargo Express

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

A Boxit Brasil, empresa especializada em smart lockers, e a Azul Cargo Express, unidade de cargas da Azul, anunciam uma parceria para o lançamento do Azul Cargo Express Locker, um sistema de retirada automática de encomendas, pioneiro no segmento de cargas no país. A ideia é facilitar a entrega de pedidos aos consumidores por meio de armários inteligentes com segurança e conveniência, sem custos adicionais aos clientes.

Vantagem dos smart lockers

Uma das principais vantagens para os clientes finais é a possibilidade de retirada de encomendas em pontos estrategicamente localizados, como supermercados, farmácias ou postos de gasolina, por exemplo. A estratégia permite, assim, pegar mercadorias na passagem por outras tarefas do dia a dia, ou mesmo na ida para o trabalho ou para casa, mesmo fora do horário comercial.

Desta maneira, não é necessário ter alguém de sobreaviso em casa para o recebimento de pacotes e nem desencontros com os entregadores — ainda mais durante a pandemia, quando o percentual de estabelecimentos fechados quase duplicou a ocorrência deste tipo de problema.

Essa, aliás, foi uma das principais razões levantadas pela Azul na escolha do sistema: “nosso foco será em utilizar os lockers em localidades de difícil acesso, buscando os pontos de alta circulação dos clientes, reduzindo também os casos de remarque de entrega”, explica Izabel Reis, diretora da Azul Cargo Express.

Autonomia do consumidor

Além disso, como a operação é toda automatizada por meio do sistema da Boxit, os clientes finais não precisam ter contato com nenhuma pessoa durante o processo, bastando ir ao armário com o código de liberação em mãos, recebido pelo celular, e retirar seu pedido em menos de 30 segundos, evitando também filas e aglomerações em lojas. A entrega nos armários poderá ser escolhida com facilidade no momento de finalização da compra em sites parceiros da Azul Cargo Express.

Benefícios da parceria

“Temos vantagens competitivas exclusivas, como nossa malha aérea, a maior do Brasil com mais de 100 destinos, e nossa frota diversificada. Assim conseguimos entregar pacotes de e-commerce em mais de 3.500 municípios do país de forma única, rápida e segura. Com o lançamento de nossos lockers em parceria com a Boxit, esperamos reduzir ainda mais o tempo médio de entrega e continuar encantando nossos clientes com muita eficiência”, completa Izabel.

Jorge Segares, CEO da Boxit Brasil, lembra: “usando nossos smart lockers, além de contornar limitações operacionais importantes de outras modalidades, operadores logísticos como a Azul Cargo Express passam a se diferenciar na oferta de serviços a seus clientes do varejo, por conta da eficiência do sistema e da capilaridade que podem atingir, com custos muito mais acessíveis do que fazer investimentos de capital. A hora dos smart lockers no Brasil chegou e nossos clientes estarão à frente do mercado com essa solução”.

Em setembro, começou a funcionar o primeiro locker da parceria em um supermercado do Jaguaré, bairro da zona oeste da capital paulista. A expectativa é de ampliar o serviço para outras regiões de São Paulo, expandindo os armários inteligentes da Azul Cargo Express para todas as capitais brasileiras.

Leia também: Pet shops de bairro devem superar grandes lojas no e-commerce.