Logo E-Commerce Brasil

Aplicativo de roteirização da autonomia para o transportador

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Ferramentas de roteirização são utilizadas principalmente para criar as melhores rotas na hora de realizar entregas. Mas existem outros benefícios de um aplicativo de roteirização para a operação, como a autonomia que o transportador tem em relação ao sistema. Ele consegue cadastrar novos eventos, alterar os já existentes, sem a necessidade de abrir chamados para o suporte ou falar com o motorista e parametrizar o tempo das janelas de entrega conforme a necessidade da operação. As alterações de rota no sistema são enviadas em tempo real para o celular do motorista.

O motorista, por sua vez, tem em mãos um aplicativo pensado para a usabilidade do dia a dia nas estradas. Para não ter dúvidas na hora de realizar os eventos, as opções são autoexplicativas com o botão de positivo para entregas realizadas com sucesso, e negativo para entregas que não foram realizadas, em que ainda é possível selecionar o motivo adequado.

Um dos diferenciais do aplicativo da AgileProcess é a roteirização ser acompanhada da separação das cargas, a melhor maneira para otimizar a frota. No sistema, é possível apresentar as características de cada veículo, como peso, capacidade, tipo e diferenciais, como plataforma elevatória. Com a separação de carga, a roteirização facilita ainda mais o trabalho do transportador.

Para trazer mais eficiência para a rota, o sistema é integrado com aplicativos de mapa, como o Waze, que entrega informações sobre o trânsito em tempo real e é constantemente utilizado pelos motoristas. O app também é multicargas ao reunir todas as informações das entregas na mesma tela inicial, de diferentes CDs ou transportadoras. O motorista escolhe o que será feito no dia e é direcionado para as devidas entregas cadastradas.

A autonomia vem em forma de redução do trabalho manual, tanto do gestor quanto do motorista. A visibilidade em tempo real das entregas ao receber as informações automaticamente possibilita realizar ajustes para garantir o sucesso da entrega e, por fim, impactar a experiência e satisfação do consumidor final.

Leia também: Pagamentos com cartões crescem 17% no primeiro trimestre, diz Abecs