Logo E-Commerce Brasil

ApexBrasil anuncia ‘Bolsa Exportação’ para lojistas e plataformas durante o Congresso Indústria Digital

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado digital desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Ver página do autor

Além de expor o case de sucesso entre ApexBrasil, Alibaba.com e B2Globe durante o Congresso Indústria Digital, a empresa anunciou novidades para o investimento de lojas e plataformas no mercado internacional.

A pandemia teve um impacto relevante na forma como os consumidores consomem seus produtos. Barreiras entre países caíram, a internet possibilitou o consumo contínuo e as lojas se tornaram cada vez mais globais.

Embora tudo isso aconteça de forma avançada, existem pormenores que o lojista brasileiro precisa estar ciente antes de embarcar nessa jornada. É aí que entra a ApexBrasil, organização que facilita o acesso à informação e promove uma rede de apoio para os empreendedores brasileiros que querem se aventurar em mares estrangeiros.

“É um processo de aprendizagem que precisa de um suporte especializado”, afirma Rita Albuquerque, Coordenadora de Competitividade da ApexBrasil. “Embora muito viável, é um processo que precisa de acompanhamento e estratégia para dar certo”, completa.

A ApexBrasil atua diretamente na abertura de possibilidades para essas empresas que visam investir no mercado internacional. Há, de acordo com a executiva, um caminho para se preparar, que passa da sensibilização e engajamento e vai até à manutenção e crescimento do negócio em um novo cenário.

“Não adianta começar a investir no mercado internacional e depois de chegar lá tirar o pé diante da dificuldade”, alega Albuquerque. Isso porque a jornada prevê percalços que podem ser sobrepostos com estratégia.

Pensando nisso, a Apex oferece cursos e diagnósticos gratuitos para que as empresas se internacionalizem com o menor atrito possível.

Em primeira mão, Albuquerque anunciou o lançamento de uma ‘Bolsa Exportação’, que faz parte da trilha de conhecimento para lojistas e plataformas que prestam serviços internacionais para o e-commerce. No dia 11 de novembro. Para se inscrever, basta acessar o site da ApexBrasil e preencher o formulário.

Esta iniciativa visa expandir o número de empresas brasileiras exportadoras e diversificar seus mercados, utilizando o e-commerce como ferramenta principal. Para tal, será concedido um reembolso de até R$ 20 mil para custear serviços de fornecedores de soluções de e-commerce cadastrados na Plataforma Brasil Exportação. Estão disponíveis até 50 bolsas.

Parceria com o Alibaba.com

Para os negócios B2B, a ApexBrasil tem uma parceria com o Alibaba.com, plataforma asiática que promove a internacionalização de negócios brasileiros para o mundo inteiro.

De acordo com Jonatas Arcelli, Coordenador Operacional e Analista de Negócios da IEST, hoje o Alibaba possibilita acesso não só de produtos chineses para os brasileiros, como leva de volta produtos brasileiros para todo o mercado asiático.

A IEST presta uma consultoria para os negócios chineses atuarem no Brasil, sendo a única responsável pelo suporte do Alibaba.com na América Latina. Segundo o executivo, a empresa foi criada com o objetivo de auxiliar as empresas chinesas a navegarem pela burocracia e a complexidade brasileira no que diz respeito às taxas, contratos e permissões de venda.

Hoje, o Alibaba é o marketplace B2B número 1 em mais de 190 países, contando com mais de 300 milhões de compradores registrados e mais de 50 milhões de compradores ativos, englobando 40 indústrias e mais de 7 mil categorias de produtos.

Além disso, Arcelli afirma que o seu alcance vai além da China, sendo os Estados Unidos o principal mercado B2B do Alibaba, seguido pelo Canadá, Reino Unido e Índia.

Case da B2Globe

“Para qualquer empresa exportadora, a maior dificuldade é capturar clientes”, afirma Gustavo Zanuz, fundador da B2Globe. Com o Alibaba.com, a empresa conseguiu abranger novos mercados e conquistar clientes com muito mais facilidade.

A B2Globe, por sua vez, é uma empresa que representa comercialmente outras que desejam realizar vendas internacionais. Dessa forma, é responsável por comercializar diversos tipos de produtos, especialmente móveis, utilidades domésticas, revestimentos cerâmicos, decorações e eletrodomésticos.