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Por que ferramentas de análise de dados são tão importantes para o sucesso de um e-commerce?

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Dentre outros itens a serem levados em consideração, a construção de um e-commerce também precisa passar pela escolha de uma plataforma que tenha maior fit com seu negócio. Além disso, outros fatores não podem ser deixados de lado ao longo do processo — e o principal deles é de definir e entender qual será seu público-alvo e como impacta-lo da melhor maneira e no melhor momento de compra.

Muitas lojas virtuais não sabem por onde começar a desenhar a definição da persona — um perfil fictício baseado em dados de clientes reais e que representa o cliente ideal do seu negócio. Além disso, muitas vezes, o lojista pode ter dificuldades em entender o comportamento deste usuário ao acessar a plataforma. É exatamente por isso que implementar uma ferramenta analítica no seu site faz toda a diferença. Ela ajudará a:

  • Entender e aprimorar sua persona;
  • Definir os canais de tráfego com mais relevância;
  • Otimizar estratégias de SEO.

Esses são os três pontos chave que uma ferramenta como Google Analytics, Magento BI ou qualquer outra plataforma de análise de dados proporcionará para sua loja virtual. Em outras palavras, tais ferramentas irão oferecer uma análise detalhada e enriquecedora para entender seu comprador, seus hábitos de consumo, quais as mídias que mais impactam aquela persona e qual o comportamento que este cliente adota ao acessar seu e-commerce.

Entretanto, ao falarmos de plataforma de análise de dados, muitas marcas já julgam o assunto como tendo um grau alto de complexidade para implementar em seu site e/ ou um investimento caro. Contudo, é preciso desmistificar esse pensamento!

Ferramentas como o Google Analytics são gratuitas, basta instalar o plugin no código fonte do e-commerce ou site que deverá ser analisado. Se você utilizar a plataforma Magento, então já contará com essa ferramenta no próprio dashboard do sistema, sendo possível adotar também o Google Analytics como segunda fonte de informações.

Após feita a instalação no seu e-commerce, que é simples, sua marca já terá acesso ao dashboard com os principais dados de acesso no site, como:

  • Quantidade de acesso em cada página da sua loja virtual;
  • Tempo médio do usuário em cada página;
  • Faixa etária;
  • Localização (cidade; estado; país).

Mas isso é apenas o começo! Em cada aba do Google Analytics é possível encontrar diversos dados, dos mais amplos até os mais detalhados, principalmente focados em vendas em e-commerce, como:

  • O número de transações (compras realizadas);
  • A receita gerada;
  • A taxa de conversão;
  • O ticket médio (valor médio de compra);
  • Quantidade de compras;
  • Quantidade de compras únicas.

É determinante em uma cultura baseada em dados entender a jornada do seu cliente, os hábitos de compra e fazer ajustes neste fluxo para obter melhores resultados, ou seja, fugir do achismo e concretizar suas ações com base nos dados, torna o seu negócio cada vez mais assertivo e sua operação mais sadia.

Resumindo, estude e entenda os números do seu e-commerce ao máximo, evolua para ter métricas cada vez mais concisas e explore todo o potencial que as ferramentas podem oferecer. Na dúvida, procure uma empresa especialista que pode lhe oferecer o serviço de web analytics dando respostas e insights para otimizar o seu tempo na operação e na decisão das ações.

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