Gigante nos EUA, a Amazon caminha para um cenário semelhante no Brasil. Nesta segunda-feira (25), a companhia anunciou a expansão da rede de “Pontos de Envio”, iniciativa vinculada ao programa Delivery by Amazon (DBA). O modelo permite que vendedores parceiros deixem pacotes em locais credenciados, de onde seguem para os clientes por meio da frota logística da companhia. A operação deve alcançar mais de 800 pontos em todo o país até o final deste ano.

A medida faz parte do plano de aceleração da companhia no Brasil em 2025. Segundo a empresa, a expansão busca oferecer uma alternativa mais próxima e conveniente para pequenos e médios vendedores, que representam 99% dos mais de 100 mil parceiros ativos no marketplace.
Atualmente, a Amazon afirma ter cobertura de entregas em 100% dos municípios brasileiros. Além disso, 78% das vendas realizadas em seu marketplace acontecem fora do estado de origem do vendedor, reflexo da digitalização do comércio eletrônico no país.
Desdobramento
Os estabelecimentos que aderirem como “Pontos de Envio” também passam a fazer parte da operação, recebendo fluxo adicional de lojistas. A adesão ao modelo é restrita aos vendedores participantes do DBA, que podem localizar unidades disponíveis pela página oficial do programa — onde também é possível solicitar credenciamento de novos pontos.
De acordo com Marcio Neves, diretor de Transportes da Amazon no Brasil, a iniciativa deve contribuir para acelerar entregas e simplificar a rotina dos parceiros. Ele destaca que o projeto foi desenvolvido localmente e em colaboração entre os times de Produto, Operações e Tecnologia.
“Para nossos clientes em todo Brasil, essa operação se traduz em entregas mais rápidas”, complementa.