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Amazon antecipa ofertas do Prime Day e envelopa avião em parceria com a Azul

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

O Prime Day já começou para a Amazon. Oficialmente, as já tradicionais promoções exclusivas para clientes do modelo Prime acontecem nos dias 11 e 12 de julho globalmente (com 25 países participantes). Este ano, porém, pensando na qualidade da experiência dos consumidores, a empresa antecipou parte das ofertas para esta semana.

Aeronave da Azul adesivada com a campanha de divulgação da Amazon para o Prime Day de 2023. Imagem: divulgação Amazon
Adesivagem da aeronave da Azul faz parte da campanha de divulgação do Prime Day 2023 no Brasil/Imagem: divulgação Amazon.

Desde o dia 3, os clientes Prime dispõem de uma série de produtos em promoção que podem ser adquiridos pelo site e pelo aplicativo. No Brasil, este é o quarto ano em que a empresa promove o evento.

Camila Nunes, diretora de Marketing da Amazon Brasil, assegurou que a antecipação das ofertas foi pensada para que o cliente pudesse aproveitar com mais calma e escolher sem o senso de urgência que geralmente é imposto às datas promocionais do e-commerce.

“O cliente brasileiro gosta de escolher com calma”, ela explicou para uma reunião de jornalistas e influenciadores realizada no centro de distribuição de Recife, em Pernambuco, na tarde de segunda-feira, dia 3. O encontro foi organizado pela Amazon para mostrar o avanço da estrutura logística no Nordeste do Brasil. A estrutura do centro de distribuição já estava adaptada para receber o maior volume de pedidos para o período de promoções.

Segundo Marcos Araujo, site leader do FC Amazon REC 1, centro visitado durante a ação da Amazon, todos os anos a empresa começa o planejamento para a próxima edição levando em consideração o que deu certo e errado no último Prime Day, considerando pontos a serem melhorados e os que podem ser repetidos.

Modelo de armazenagem e distribuição da Amazon

O marketplace hoje conta com 3 modelos de inventário em seus centros de distribuição espalhados pelo país: os com produtos vendidos e distribuídos 100% pela Amazon; os que operam através do fulfillment, armazenando e entregando os produtos de lojistas parceiros; e por fim os produtos entregues e distribuídos pelos próprios vendedores do marketplace.

O modelo da Amazon permite hoje que tanto os produtos vendidos pela Amazon quanto os que são de lojistas parceiros, mas usam a estrutura fulfillment da companhia, sejam ofertados para os clientes Prime da companhia.

Mesmo quando vendido pelo seller, existe um controle de qualidade e garantia para que os produtos sejam entregues com a mesma organização do inventário da companhia.

Além disso, a organização do centro de distribuição conta com um algoritmo de alocamento de produtos aparentemente aleatório, mas que facilita a vazão dos itens mais comprados, distribuídos de acordo com a saída, tamanho e categoria. Ou seja: ao entrar no armazém, é possível se deparar, entre os produtos de grande porte, com sacos de ração na sessão pet, seguidos por pacotes de fraldas infantis e travesseiros. Entre os produtos pequenos, brinquedos e alimentos dividem a mesma prateleira.

Existe o cuidado de não misturar produtos com qualidades tóxicas ou inflamáveis com os demais, além de afastar itens de limpeza dos consumíveis, mas a visão de uma pessoa de fora é de aleatoriedade. Araújo explica, no entanto, que a organização faz sentido: “a Amazon armazena de forma aleatória, mas coleta de forma ordenada através de um sistema 100% nosso, com regras de distribuição, que cria um caminho para que os associados sigam para as alas corretas na hora de selecionar os produtos comprados. Isso tudo porque o consumidor também não compra de forma ordenada”, ele argumenta.

Os itens são distribuídos pelas alas e pisos de acordo com um mapa de categorias. Em um único CD, pode existir milhões de produtos com milhares de SKUs diferentes. A tecnologia da Amazon permite ainda que compras diferentes sejam computadas em uma mesma entrega, desde que feitas em um intervalo de tempo pequeno.

Outro ponto ressaltado pelos executivos da Amazon durante a visita ao CD de Recife foi a importância das ações de diversidade e inclusão da companhia. Devido ao mês do Orgulho LGBTQIA+ havia uma decoração específica para os colaboradores, mas foi explicado que as ações são parte permanente da cultura da empresa, envolvendo negros, pessoas da comunidade LGBTQIA+ e mulheres.

Araújo argumentou que este tipo de construção em uma companhia é gradual, porém permanente, de forma que até o peso dos carrinhos usados nas coletas é calculado e controlado para que qualquer funcionário consiga carregar, independente do gênero.

A estrela de Julho: o Prime Day da Amazon

Para Nunes, o Prime Day é uma das maiores alegrias da Amazon. A executiva entende que chega a ser irresponsável para um usuário ter ciência da quantidade de benefícios que ser um cliente Prime oferece e não realizar a assinatura, seja ela mensal ou anual. Isso porque além dos benefícios de compra e entrega pelo marketplace, existe a proposta de entretenimento. “O Prime Day é uma celebração da Amazon ao reconhecer o valor dos clientes”, finaliza.

Para quem não é cliente Prime, a empresa oferece ainda a possibilidade de assinatura por 30 dias de forma gratuita, aumentando ainda mais a captação de possíveis consumidores. A executiva explicou ainda que a empresa se preparou este ano para realizar um evento ainda maior do que no ano anterior.

Sem abrir em números, a Amazon afirmou que as vendas de 2022 foram 2,1 vezes maiores do que as de 2021.

Araújo acrescentou ainda que o Prime Day hoje tem proporções e preparo semelhante ao da Black Friday. O treino da equipe adicional com antecedência também é uma preocupação para evitar acidentes, além de potencializar a capacidade mecânica do centro de distribuição.

Por que antecipar?

De acordo com Camila, a ideia de antecipar parte das promoções é justamente dar mais qualidade ao consumidor que prefere comprar sem o senso de urgência e com a garantia de que este é o melhor preço independente do momento da compra. A executiva afirmou que esta é uma característica do consumidor brasileiro.

Nos dias 11 e 12, serão ofertados ainda mais produtos, mas até lá diversas categorias já passam a disponibilizar preços mais baixos. Além disso, a empresa entende que eventos mais longos de compras retém melhor a atenção dos consumidores, garantindo uma melhor resposta à proposta.

“A antecipação quebra o senso de urgência e desespero, de forma que o cliente pode comprar com calma, mesmo com ofertas relâmpago”, argumenta Camila.

Mais dias de oferta também faz com que o cliente acesse o site com maior frequência, buscando condições novas a cada dia. “Por política da empresa, no entanto, não é feita uma promoção mais agressiva amanhã do que a de hoje, elas são disponibilizadas de acordo com o estoque”, pontua a especialista.

Outro ponto relevante levantado pelos executivos é que o Brasil é o país em que mais cresce a adesão de novos clientes ao modelo Prime.

Pequenos e médios empreendedores

Pequenos e médios empreendedores também terão vantagens diante da data, com uma sessão específica no site para ofertas de produtos deste grupo de vendedores. Ademais, 15% do que for gasto na categoria PME será revertido para o Instituto Costurando Sonhos, que capacita mulheres da comunidade de Paraisópolis, em São Paulo, em corte e costura através do SENAI.

Parceria entre Amazon e Azul

Para completar a celebração, a Amazon realizou uma parceria com a companhia aérea Azul. Uma das aeronaves da companhia, que realizou o trecho de Recife a São Paulo, recebeu uma roupagem nova para dar maior visibilidade ao Prime Day. A aeronave ficará adesivada com a propaganda da Amazon por três meses.

Campanha da Amazon dentro da aeronave da Azul presenteou todos os passageiros do voo/Imagem: divulgação Amazon
Campanha da Amazon dentro da aeronave da Azul presenteou todos os passageiros do voo/Imagem: divulgação Amazon

Como forma de selar a celebração, todos os passageiros do voo AD 4298 receberam de presente uma caixa com brindes da Amazon, entre eles um dispositivo Echo Pop e uma mini bolsa produzida pelas artesãs do Instituto Costurando Sonhos.

Daniel Bicudo, diretor de Marketing e Negócios da Azul, entende que a campanha e a parceria são ótimas para atrair novos clientes nos principais aeroportos do país, uma vez que a aeronave fará outros trechos Brasil afora.