A gigante empresa chinesa de comércio online Alibaba registrou uma patente de um sistema baseado em blockchain no Brasil chamado “Ant Unicorn”, segundo o site Cointelegraph.
De acordo com a edição mais recente da Revista da Propriedade Industrial (RPI/INPI), o sistema foi patenteado sob a categoria de “seguros”, “comércio financeiro” e “serviços monetários”.
A tecnologia Ant Unicorn poderá fornecer serviços de transferência e câmbio de moedas estrangeiras, negociação e corretagem de moedas, além de transações financeiras através da tecnologia de blockchain. E o foco do mecanismo será no mercado imobiliário.
Apesar de a tecnologia de blockchain ainda não ser bem-conhecida no Brasil, em 2019, o estado da Bahia lançou um aplicativo de licitações chamado “SOL”.
A Solução Online de Licitação (SOL) tem o objetivo de “facilitar e agilizar o acesso de associações e cooperativas da agricultura familiar da Bahia a fornecedores de bens, serviços e obras, de todo o país, e possibilitar transparência em suas aquisições”.
O documento da revista RPI não especifica quando o Ant Unicorn será lançado no Brasil.
Leia também: NRF 2019: cultura da inovação está transformando o varejo