Logo E-Commerce Brasil

Alibaba incorpora verticais de delivery e viagens ao núcleo de e-commerce

Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

O grupo Alibaba anunciou a incorporação de duas de suas plataformas — a Ele.me (delivery) e Fliggy (viagens online) — à sua operação principal de e-commerce. A mudança foi comunicada aos funcionários por meio de um e-mail interno assinado por Eddie Wu, CEO da companhia, informa a imprensa local.

Alibaba unifica verticais de delivery e viagens ao núcleo de e-commerce
(Imagem: Divulgação/Alibaba Group)

A decisão faz parte da estratégia da empresa de se consolidar como uma plataforma de consumo mais ampla, ampliando a integração entre serviços digitais e seu ecossistema de e-commerce. As lideranças atuais de Ele.me e Fliggy serão mantidas.

A reestruturação acontece em meio a um cenário desafiador para o varejo chinês, marcado por menor apetite do consumidor e tensões comerciais com os Estados Unidos. O Alibaba busca fortalecer sua posição no mercado doméstico e acelerar avanços em inteligência artificial (IA).

Recentemente, a gigante asiática anunciou também mais agressividade no ‘instant commerce, processando 40 milhões de pedidos diariamente.

A fusão ocorre dias após vir a público que Han Liu, ex-CEO da Ele.me, está sendo investigado por suspeita de corrupção envolvendo a cadeia de suprimentos da plataforma. As denúncias partiram de uma auditoria interna, que levou a empresa a reportar o caso às autoridades de Xangai.

Reforço em tecnologia

Após realizar esse movimento no México, o Alibaba Cloud, braço de tecnologia da companhia chinesa, inaugura, ainda em junho, um segundo data center na Coreia do Sul. A nova instalação ficará próxima a Seul e amplia a capacidade da empresa na região, reforçando o atendimento a empresas e órgãos governamentais que utilizam soluções baseadas em IA e computação em nuvem.

O novo centro complementa a operação lançada no país em 2022 e faz parte da estratégia da companhia de consolidar uma “rede global unificada de nuvem“. Segundo comunicado divulgado nesta quinta-feira (20), o plano global do Alibaba Group prevê um investimento superior a US$ 52 bilhões em infraestrutura de IA em regiões como Ásia, Europa, Américas e Oriente Médio.

Com o anúncio, a empresa sinaliza a intensificação da disputa entre os grandes players globais do setor tecnológico, diante da crescente demanda por serviços baseados em IA generativa.