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Admitad desenvolve ferramenta para a era do marketing sem cookies

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Desde que navegadores como Firefox e Safari implementaram restrições de cookies de terceiros, o mercado da publicidade digital iniciou várias discussões sobre as consequências dessa mudança em diversas áreas e também na estratégia, gestão e uso de dados do usuário. Entretanto, o impacto maior acontecerá com o bloqueio de cookies do Google Chrome, adiado para 2023.

Provavelmente não teremos apenas uma única solução para essa questão, e sim, diferentes alternativas que podem inclusive ser combinadas entre si, para a elaboração de uma estratégia Cookieless de sucesso. Mas como sempre, sair na frente em um mercado tão elaborado é garantia de vantagem competitiva e não é difícil prever que aqueles que dominarem métodos cookieless na era do marketing digital sem cookies de terceiros irá conseguir aumentar performance e provavelmente market share se alimentando dos espaços vagos deixados por players ainda em fase de adaptação a nova onda.

Uma das soluções já disponíveis no mercado é o Admitad Teleport. Trata-se de uma ferramenta de rastreamento que permite ao afiliado direcionar seus usuários ao site do anunciante, evitando o redirecionamento via site da Admitad.

Como isso é possível?

Sabemos que quando um usuário clica em um link afiliado, ele será direcionado primeiramente para o site da rede de afiliados (o usuário não percebe esta parte, pois é feita em milissegundos). Isso acontece para que seja registrado o cookie primário no navegador do usuário, na sequência, este usuário é enviado para o site do anunciante.

O problema neste processo é que durante o redirecionamento, tanto o cookie, quanto o próprio redirecionamento podem ser bloqueados. O motivo do bloqueio pode ser programas antivírus, bloqueadores de anúncios e até os próprios navegadores, que estão limitando a coleta de quaisquer dados por terceiros.

Como resultado final, o usuário não acessa o site, o anunciante perde a chance de converter uma ação-alvo no seu website, e nenhum ganho colateral é gerado.

Foi pensando em proteger os clientes no ecossistema tecnológico da Admitad (Afiliados e Anunciantes), que o centro de pesquisa e desenvolvimento da empresa desenvolveu a ferramenta Admitad Teleport, disponível em dois formatos: API e Script.

É importante ressaltar que esta super ferramenta e todas as outras soluções presentes na plataforma da Admitad Affiliate são disponibilizadas gratuitamente sem quaisquer taxas adicionais.

Outras vantagens da ferramenta

Aumento da taxa de conversão¹

Afiliados da Admitad Affiliate realizaram testes A/B, no qual transferiu 50% do tráfego para a Admitad via Teleport API, e os outros 50% via modelo antigo. O Teleport aumentou em 3 pontos percentuais a taxa de conversão.

Conformidade com GDPR, LGPD e ePrivacy

Excluindo o redirecionamento para o site de uma rede de afiliados, não há necessidade de solicitar o consentimento do usuário para uso e transferência de dados.

Integridade visual da marca

O usuário não vê o navegador acessando recursos de terceiros, como é o caso da transição clássica.
Atualmente, o modelo tradicional de redirecionamento ainda é válido e amplamente utilizado. Contudo, grandes atores do mercado, sejam anunciantes ou afiliados, já devem iniciar o planejamento e, se possível, o processo de transição para a era cookieless, garantindo assim, vantagem competitiva e consequente ganho de market share como já mencionado aqui.

Para aqueles que já estão prontos para dar o próximo passo na era sem cookies, a boa notícia é que a Admitad já disponibilizou a ferramenta Admitad Teleport ao público.

Quer saber mais ou falar com o time de novos parceiros da Admitad? Entre em contato por este link.