Para Abecs, WhatsApp será mais um meio e vai competir com cartão e Pix
O presidente da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), Pedro Coutinho, afirmou que a transferência de dinheiro por meio do WhatsApp é mais um meio de captura e vai competir com o cartão de débito e o Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central. Em um cenário de crescimento da economia, ponderou, essas modalidades terão perspectiva de expansão.
“Com a economia crescendo, o setor de cartões, o Pix e o WhatsApp vão crescer. Já as transferências eletrônicas como TED e DOC e os boletos vão se reduzir”, afirmou ele, em teleconferência com a imprensa.
De acordo com Coutinho, por ora, o Pix não tem impactado o setor de débito. “A gente já está quase no sexto mês do Pix e a gente viu nossa indústria no cartão de debito crescendo neste trimestre, mesmo com pandemia, quase 20%. Se eu olho friamente esse número, parece que não”, analisou.
Por sua vez, o cartão de débito, conforme ele, deve consolidar sua presença no universo digital. “Veio para ficar nas compras online”, afirmou.