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Abandono de carrinho tem forte relação com falta de opções em pagamentos, aponta pesquisa

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Ponto de reforço para a maior parte das empresas, o e-commerce trava uma “briga” antiga com o abandono do carrinho. O foco nos últimos anos na experiência do usuário, por exemplo, é uma das maneiras nas quais o setor se escora para manter este índice sempre baixo. Em pesquisa recente, a PYMNTS e a Adobe apontam que uma das principais causas para isso acontecer pode ser a falta de opções de pagamento no checkout.

E-commerce - abandono de carrinho - pagamentos
(Imagem: Freepik)

Os millennials abandonaram, em média, cinco carrinhos no e-commerce nos últimos 30 dias. Já a Geração Z foi responsável pelo abandono de quatro. Para ambos, processos de pagamentos com muita fricção foi o principal motivo para desistir de consumir online.

De acordo com o estudo, em alinhamento com os dados acima, 70% dos consumidores afirmam que a disponibilidade do meio de pagamento preferido influencia muito na momento de escolher onde vai comprar.

Ao priorizar um ambiente que ajude o usuário, com checkout facilitado e variedade nos métodos de pagamento oferecidos, o e-commerce tem muito a ganhar. Em termos de abandono de carrinho, a tendência é de queda com essas adaptações. Além disso, isso pode criar consumidores mais fiéis

Estudo PYMNTS e Adobe

O destaque negativo, conforme o relatório, são os sites próprios das marcas (D2C). Segundo ele, é comum que os usuários visitem estes canais para consulta de preço e informações sobre produtos. A partir disso, também pela falta de flexibilidade nos pagamentos, optam por varejistas online.

Somente 22% dos entrevistados, por exemplo, acreditam que e-commerces de marcas oferecem os melhores métodos de pagamento.