Indo na contramão do varejo físico, os consumidores adeptos das compras pela Internet (e-commerce) apresentaram menor intenção de compra na pesquisa realizada pelo Programa de Administração do Varejo (Provar) da Fundação Instituto de Administração (FIA), em parceria com a Felisoni Consultores Associados.
O indicador apontou que 83,9% dos consumidores na cidade de São Paulo pretendem fazer compras on-line nos meses de janeiro a março. O índice aponta queda de 1,9 ponto percentual na comparação com o quarto trimestre do ano passado.
Frente ao primeiro trimestre de 2012, a intenção de compras registrou baixa de 2,4 pontos percentuais. O item Utilidades Domésticas foi o que apresentou maior recuo, com queda de 39,4%, seguido pelos eletroeletrônicos, com índice negativo de 27,1%, e pela linha branca, com 22,1%.
A explicação, segundo Cristina Rother, da consultoria e-bit, é uma ressalva com o pós- Black Friday. No dia de descontos foi apontado um crescimento de 143% das vendas, enquanto no Natal registraram-se apenas 18%. Além disso, houve atrasos de entrega. “Muitas pessoas aproveitaram as promoções para comprar na liquidação on-line. Além disso, houve alto índice de atraso nas entregas”, disse.
[via DCI]