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2024 e o boom do e-commerce latino-americano: insights da pesquisa do PagSeguro, braço internacional do PagBank

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Com uma população de mais de 660 milhões e um PIB que ultrapassa os 6 trilhões de dólares, a América Latina se destaca como um campo fértil para o comércio eletrônico, projetando um crescimento exponencial até 2026. 

Este cenário é alimentado por uma combinação de avanço tecnológico, adaptação cultural à inovação e uma crescente preferência pelas transações digitais, evidenciadas pela popularidade de sistemas como o Pix no Brasil. 

À medida que os latino-americanos compram online no celular, novas dinâmicas de consumo e oportunidades surgem para quem souber aproveitá-las. 

Descubra as possibilidades desse mercado e como pegar uma fatia dele!

O tamanho do mercado latino americano

A América Latina, com uma população de 664 milhões e um PIB de US$ 6,3 trilhões, emerge como um mercado robusto para o e-commerce. Os países-chave (Brasil, México, Colômbia, Chile, Argentina e Peru) representam a maior parte desse mercado. 

O crescimento demográfico e a expansão econômica contribuem para este cenário promissor. A região, já adaptada a crises, abraça a digitalização com entusiasmo, impulsionando o e-commerce. 

A previsão é de que o mercado de e-commerce latino-americano cresça a uma taxa anual de 22% até 2026, alcançando U$$ 870 bilhões em valor.

Sobre o e-commerce na LatAm

O e-commerce na América Latina é dominado pela penetração crescente de dispositivos móveis e internet, com 82% dos adultos fazendo compras online em 2023. 

  • Brasil e México lideram em volume de transações e vendas transfronteiriças;
  • Chile e Argentina apresentam as maiores taxas de acesso à internet, impulsionando o e-commerce;
  • Colômbia e Peru também mostram um crescimento significativo no acesso à internet e adoção de e-commerce.

A região também demonstra um crescimento constante na adoção de novas tecnologias de pagamento. Sistemas de pagamento instantâneo, como o Pix no Brasil, ganharam popularidade rapidamente, já representando 17% das vendas de e-commerce de toda a América Latina, mesmo sendo aceito somente no Brasil.

Imagem da americana latina em formato de grade
Imagem: reprodução

Onde os latino-americanos estão comprando online?

Os consumidores da América Latina estão cada vez mais engajados em transações de e-commerce, tanto local quanto internacionalmente. 

A preferência por dispositivos móveis para compras online é impulsionada pela falta de acesso a computadores e pela melhor experiência do usuário em smartphones. Em 2023, 73% das compras online foram realizadas via celulares ou tablets.

A adoção do e-commerce é impulsionada pela facilidade de acesso a uma ampla variedade de produtos e serviços globais, barateamento dos aparelhos celulares e aprimoramento da experiência do usuário em plataformas móveis.

Quais os meios de pagamento mais populares?

O cartão de crédito ainda é o método de pagamento predominante no e-commerce latino-americano, mas está perdendo participação para soluções de pagamento instantâneo. 

Em 2023, a participação do cartão de crédito no e-commerce diminuiu para 47% – no ano anterior, representava 50%. O Pix representa quase 50% de todas as vendas online no Brasil e 17% do e-commerce da região inteira,ilustrando a ascensão de soluções inovadoras de pagamento. 

Estima-se que o uso de cartões de crédito internacionais cresça, refletindo o aumento das compras transfronteiriças – muitos comerciantes estrangeiros ainda não investem em soluções localizadas de pagamento, permitindo compras internacionais apenas por meio desse tipo de cartão.

  • Cartões de crédito (nacionais e internacionais): 47%;
  • Pagamento instantâneo (ex: Pix no Brasil): 17%;
  • Cartões de débito: 10%;
  • Vouchers para pagamento em dinheiro (ex.: boleto bancário): 9%;
  • Carteiras digitais: 9%;
  • Transferências bancárias: 5%;
  • Outras opções como "Compre Agora, Pague Depois": 3%.

Oportunidades de crescimento em e-commerce na LatAm

O avanço tecnológico, juntamente com o aumento do acesso à internet e a adoção de smartphones, está abrindo novas avenidas para o comércio eletrônico na América Latina. Além disso, a diversidade cultural e as tendências de consumo variadas na região são fatores-chave que impulsionam o progresso do e-commerce. Outros fatores que contribuem para esse crescimento são:

  • Expansão da infraestrutura digital;
  • Crescimento da classe média e aumento do poder de compra;
  • Diversificação nas opções de pagamento;
  • Aumento da confiança no comércio eletrônico;
  • Evolução das políticas de comércio e regulamentações.

Confira o estudo completo do PagSeguro!

Para uma análise aprofundada e insights detalhados sobre o mercado de e-commerce na América Latina, não deixe de acessar a edição 2023 do estudo anual do PagSeguro, braço internacional do PagBank. 

Intitulado E-commerce and Payment Landscape in Latin America White Paper, o estudo é disponibilizado gratuitamente em inglês e oferece uma visão completa das tendências, desafios e oportunidades no espaço digital da região. 

É uma fonte valiosa de informações para empresários, investidores e profissionais interessados em explorar o potencial de mercado da América Latina.