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Cinco dicas para impulsionar as vendas no aplicativo durante a Black Friday

Por: Roberto Louback

Gerente de Marketing na AppsFlyer. Formado em Administração de Empresas pela UFRJ e especialista em Neurociências e Comportamento pela PUC/RS, além de professor convidado no MBA de E-Commerce e Negócios Digitais da PUC/RS. Em sua trajetória, também atuou como consultor de marketing para empresas de diferentes portes, desde startups early stage até unicórnios, com projetos no Brasil, Argentina, México, Estados Unidos, Canadá, Espanha e França.

Não é novidade que a Black Friday é notavelmente fundamental para o e-commerce. Durante o período, há um fluxo intenso de campanhas em inúmeros canais no ambiente físico e virtual. A questão então para grande parte dos empresários do comércio eletrônico está em como – e exatamente onde investir – para que seu negócio decole e se sobressaia dos demais concorrentes.

Com aplicativos dirigindo uma taxa de conversão 130% maior em relação à web, os investimentos no mobile podem certamente ser o “pulo do gato”, e inúmeras pesquisas comprovam isso. Hoje, embora os usuários geralmente comecem sua jornada de compras na web – aproximadamente 81% dos consumidores realizam pesquisas online antes de fazer uma compra. Outros dados mostram ainda que 58% dos millennials preferem comprar em um aplicativo.

Independentemente de onde você estiver no planejamento da Black Friday, cinco passos podem impulsionar as vendas no aplicativo na data.

Mas, afinal, se aplicativos convertem mais vendas e já são a preferência de muitos consumidores, como então aproveitar essa sazonalidade para ter sucesso justamente em um dos períodos mais concorridos do comércio eletrônico?

Independentemente de onde você estiver em seu ciclo de planejamento da Black Friday, cinco passos simples podem ajudar a impulsionar seu desempenho em vendas no aplicativo durante o período. Veja quais são eles:

1ª dica: antecipe-se

É fato que a data “oficial” da Black Friday é só em novembro, e você provavelmente acredite que ainda seja relativamente cedo para começar a preparar sua estratégia. Mas a realidade é que à medida em que ficamos mais próximos do período, os CPIs e os CPAs aumentam drasticamente e podem impactar diretamente sua margem de lucro. Para minimizar esses custos, antecipe-se e comece mais cedo. Assim, os custos de aquisição provavelmente estarão mais baixos e você conseguirá garantir que sua estrutura de tecnologia e integração esteja em vigor antes dos congelamentos de códigos, para conseguir medir o desempenho da sua campanha.

2ª dica: utilize deep linking

Responsável pela ação de levar usuários a partir de qualquer local (redes sociais, QR codes, e-mails) até um conteúdo específico no aplicativo. Assim é o deep linking, que direciona a experiência dos usuários e cria jornadas personalizadas que geram um impacto comercial positivo. Basicamente, esse recurso irá otimizar suas taxas de conversão criando uma experiência contextualmente relevante em todos os canais, plataformas e dispositivos. Empresas que usam deep linking têm retenção de clientes até 31% maior em seus aplicativos. E usuários que fazem o download ou acessam o app através de campanhas via deep linking costumam ter conversões 2,5 vezes superiores do que outros originários de links de atribuição regulares. Também nas receitas, o impacto desses usuários via deep linking mostra que o incremento pode ser de até 148%.

Se ainda assim você não está convencido a usar deep links, vale ressaltar que com eles você consegue levar ao seu app os usuários mais qualificados – seus clientes já existentes. Use QR codes para campanhas de engajamento com seus próprios clientes em lojas físicas. Outra forma é atrair os visitantes do seu site mobile web para baixarem o seu app com banners personalizados com uma oferta especial, ou com aquela campanha de Black Friday no e-mail marketing.

3ª dica: engaje compradores sazonais

É bem provável que alguns dos seus usuários no ambiente mobile façam compras apenas durante datas comemorativas. Isso porque esses períodos costumam ter uma disponibilidade maior de produtos, assim como de incentivos. Durante a Black Friday, não é diferente. Se você tem clientes compradores de alta frequência durante essa data, faz sentido engajá-los novamente e quanto mais cedo possível, melhor. Para isso, vale considerar uma campanha com um teaser com produtos e/ou serviços disponíveis na data, por exemplo.

4ª dica: aproveite ao máximo sua própria mídia

Outra possibilidade de engajamento durante o período é usufruir ao máximo dos seus próprios canais de mídia durante a temporada de compras da Black Friday. Principalmente quando ela estiver no pico. Para isso, priorize as mensagens de download do aplicativo e promova qualquer exclusividade dele para vender não só nesse momento sazonal, mas também em outros períodos.

5ª dica: crie atrativos em todos os lugares

Boas jornadas levam a uma boa conversão. Uma boa experiência do cliente (CX) traz melhores resultados para o seu negócio. Utilize sabiamente os seus canais próprios para engajar os seus clientes em diferentes plataformas. Isso inclui seu website, mídias sociais ou sua rede de lojas no varejo físico. Crie atrativos para levar esses clientes ao seu aplicativo. Use todas as estratégias – deep linking, como citei anteriormente, ou até mesmo um QR code em sua loja física podem ser ótimas apostas.

Com toda a certeza, adicionar algumas dessas ideias ao seu planejamento atual da Black Friday pode fazer a diferença. Além disso, pode impulsionar suas vendas no aplicativo durante essa época. E não se esqueça: a Black Friday é uma excelente oportunidade para acquisição e fidelização de clientes. Mensurar as suas campanhas de marketing e o LTV dos seus usuários é essencial para compreender como melhorar a sua performance ao longo do ano.

Leia também: Como preparar seu e-commerce para a Black Friday