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Sete práticas para aquisição eficaz de usuários no mobile

Por: Roberto Louback

Gerente de Marketing na AppsFlyer. Formado em Administração de Empresas pela UFRJ e especialista em Neurociências e Comportamento pela PUC/RS, além de professor convidado no MBA de E-Commerce e Negócios Digitais da PUC/RS. Em sua trajetória, também atuou como consultor de marketing para empresas de diferentes portes, desde startups early stage até unicórnios, com projetos no Brasil, Argentina, México, Estados Unidos, Canadá, Espanha e França.

Há alguns anos, ter um aplicativo móvel de uma empresa parecia uma necessidade secundária, já que o próprio e-commerce por si só era inovador. Porém, a realidade hoje é que ele tem se tornado essencial, uma vez que os hábitos de consumo mudaram e, com isso, donos de empresas do comércio eletrônico entenderam que os aplicativos tornam os negócios mais fáceis e úteis não apenas para os consumidores, mas também para eles mesmos.

Para fazer a migração dos usuários para os apps mobile de forma eficiente, alguns processos são extremamente fundamentais.

A contrapartida da rápida expansão dos aplicativos são empresários migrando de forma acelerada para o mercado mobile sem experiência e sem orientação. A aquisição dos usuários ou a migração deles para os aplicativos é um dos principais pontos de partida dessa jornada. Para fazer isso de forma eficiente, alguns processos são extremamente fundamentais.

1 – Análises de cohort no sétimo e trigésimo dias

Com esse aumento da pressão no ambiente do e-commerce, além da alta demanda pela otimização do gasto com marketing, os profissionais passaram a utilizar os relatórios de análise de cohorts no sétimo e trigésimo dias de uso para descobrir a quantidade de compras realizadas nos apps nesse período específico após a instalação. Nesse ponto, a chave para obter êxito está em usar esses relatórios para mensurar a eficácia do app da sua empresa.

2 – ROI a longo prazo

Além dos cohorts do sétimo e trigésimo dias, vale avaliar os cohorts e o LTV a longo prazo para detectar quais são os canais de mídia e usuários com maior qualidade. Por exemplo, o canal de mídia A pode ser responsável por captar a atenção de muitos usuários durante os primeiros 30 dias de uso, mas apresenta uma taxa de novas compras baixa. Por outro lado, o canal de mídia B capta usuários que fazem menos compras nos primeiros 30 dias, mas que fazem uma quantidade maior de novas compras no geral – a ponto de impulsionar um ROI maior do que o canal A.

É por esse motivo que analisar somente a performance de cohorts no sétimo e trigésimo dias pode fazer com que você perca usuários de maior qualidade. A partir disso, lembre-se sempre de que a mensuração de LTV é um ponto fraco na SKAdNetwork, pois os anunciantes precisam dedicar alguns valores de conversão para a mensuração de KPIs mais duradouros.

3 – Audiência sazonal

É possível que alguns dos seus usuários no ambiente mobile façam compras apenas durante datas comemorativas. Isso porque esses períodos costumam ter uma disponibilidade maior de produtos e incentivos. Então, faça um teste. No próximo feriado, foque os seus esforços de remarketing nos clientes que somente fazem compras sazonais, ou em usuários que fizeram uma compra na última data comemorativa, para que eles sejam convertidos em um engajamento regular.

4 -UA vs. CPI/CPM

Para aproveitar ao máximo a demanda em um aplicativo de compras e economizar em seu orçamento de marketing, invista na aquisição de usuários em períodos nos quais o gasto com aquisição é menor. Com isso, evita-se a exibição de muitos CTAs aos seus usuários.

Por exemplo, o mês de setembro geralmente é um período no qual os custos de aquisição são mais baixos e as taxas de instalação seguidas de uma compra (install-to-purchase) são mais altas. Assim, é mais provável que os usuários façam uma instalação ou uma conversão graças a esforços estratégicos de UA, que não os sobrecarregam.

5 – Personalize, personalize e personalize

A personalização da UX é particularmente crítica para os aplicativos de varejo, e ela deve ser considerada uma prioridade. Para fazer isso, aposte em dar ênfase a um processo de onboarding contextualmente relevante. Ele incentiva os usuários a criar um perfil e a configurar suas próprias preferências. Quando possível, você também pode usar dados granulares de eventos in-app para preencher a página inicial com itens similares às marcas ou estilos de itens previamente comprados. Dessa forma, você  impulsiona as oportunidades de upsell e de venda cruzada.

6 – Segmentação de audiências

Após coletar os dados de atividades pré e pós-instalação de usuários que permitem o compartilhamento de dados, é importante utilizar os insights obtidos para criar segmentos de audiências específicos que definem quais são os seus usuários mais valiosos, e que podem ser usados como base para futura aquisição.

Nesse ponto, as audiências podem ser usadas com inúmeros objetivos. Por exemplo, com um aplicativo de compras, você pode tanto criar audiências lookalike – para melhorar a sua aquisição de usuários focando nos prospectos que se “comportam” como os seus melhores usuários (aqueles, por exemplo que fizeram mais de três compras nos últimos 30 dias) – quanto segmentar com base em parâmetros de exclusão. Para fazer isso, remova usuários que fazem parte de uma campanha na ad network A e que você não gostaria que fizessem parte da campanha na ad network B. Ou, então, crie um segmento de audiência com usuários inativos e os exclua de suas campanhas de reengajamento.

7 – Aumente suas taxas de permissão à ATT

Até agora, as taxas de permissão à ATT foram maiores do que a previsão inicial para o iOS 14.5, e, atualmente, elas são aproximadamente 47% em uma escala global. Entre as principais maneiras de aumentar suas taxas de permissão à ATT e aproveitar as vantagens de obter acesso a uma atribuição granular e a uma quantidade maior de dados a nível do usuário estão:

  • o uso de uma notificação anterior à ATT para oferecer um contexto adicional. Assim, você oferece aos usuários uma explicação mais detalhada dw por que você gostaria que eles dessem sua permissão e quais são as vantagens que eles receberão em troca;
  • lembretes após a ATT. Os usuários que optam por não permitir o rastreamento na notificação da ATT ainda podem habilitar o rastreamento a qualquer momento e desativá-lo novamente, caso eles queiram, nas configurações do dispositivo;
  • controlar o momento de exibição, que impacta diretamente as taxas de permissão ao seu app e, por fim, transmitir confiança ao usuário, um dos fatores mais cruciais para obter a permissão do usuário à ATT, já que quanto mais um usuário confia na sua marca, maior é a sua disposição para permitir o uso de seus dados.

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