- Emissão, armazenamento e conferência da documentação obrigatória, com atualizações automáticas conforme às mudanças fiscais e legislativas;
- Melhor utilização da frota baseado no custo x benefício;
- Comunicação em tempo real entre gestores e motoristas;
- Redução dos índices de assaltos e acidentes através da identificação das áreas de risco;
- Maior controle preventivo sobre a manutenção da frota;
- Controle das rotas através do rastreamento dos veículos;
- Monitoramento dos custos logísticos.
TMS: otimizando a gestão da logística
O transporte é responsável pela maior parte dos custos do setor logístico. Sua gestão é uma parte essencial para o funcionamento satisfatório de toda a cadeia de suprimentos, desde a matéria prima até a entrega do produto ao cliente final. Devido ao fato desse processo ter inúmeras variáveis a serem levadas em conta, administrar todas as informações pode se tornar uma tarefa muito complexa.
Pensando nisso, têm surgido no mercado soluções tecnológicas desenvolvidas para auxiliar nessa gestão e facilitar a vida dos tomadores de decisão. Um dos sistemas disponíveis atualmente chama-se TMS.
O que é?
TMS é uma sigla para Transportation Management System, em português, sistema de gerenciamento de transporte. Trata-se de um software que permite ao tomador de decisão um controle integrado dos índices, indicadores, informações e documentos referentes ao processo de entrega dos produtos em uma única ferramenta.
O software fornece acesso às informações em tempo real, disponibilizando-as para a otimização dos processos e operações. Através destes dados a empresa pode se tornar mais eficiente ao integrar as áreas comercial, operacional, de atendimento, faturamento, financeira e logística durante todas as etapas da cadeia de suprimentos.
Algumas funcionalidades
A implementação de um TMS pode auxiliar o setor logístico de diversas maneiras, dentre elas: