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Seu e-commerce faz o "Café com Leite"?

Por: Felipe Marti

Profissional com mais de 20 anos de experiência em marketing e vendas com atuação nas áreas de operação off-line, gestão em negócios B2B e B2C de alta rentabilidade, e-commerce, marketing digital, outbound marketing, trade marketing, parcerias e live marketing. Possui histórico de empresas como Saraiva, Ricardo Eletro, Gregory Modas e Vivo. Atua hoje na Unilever e como Professor da ComSchool. Apaixonado pelo e-commerce.

Há alguns anos, no boom da internet entre 2010 e 2013, em que fábulas de crescimento em várias frentes dentro do e-commerce eram discutidas, todos apostavam que a adesão por parte do consumo e de alguns players para inovação eram evidentes, principalmente devido a ondas como venda mobile, implantação do multicanal, convergência de programa de fidelidades entre várias ações de vendas, entre outros.

Olhando o presente, podemos dizer que esta perspectiva pouco avançou! Poucos, mas pouquíssimos players conseguiram conquistar o consumidor com uma estratégia sustentável por estas frentes, e mais, muitos consumidores sequer são abordados por estas ações “pioneiras”.

Pois bem, além do cenário macroeconômico ao longo destes últimos anos não ter sido favorável ao ambiente de avanço, o que prejudicou e muito foi a falta de um plano estratégico por parte dos e-commerces para absorver e intensificar estas novas modalidades… Isso porque muitos e-commerces não estão estruturados nem para fazer o básico!

Seu e-commerce não irá absorver novas frentes senão estiver fazendo a lição de casa, senão estiver bem estruturado para absorver as novas demandas. E quando falo que boa parte dos e-commerces não estão realizando o “café com leite”, coloco na conta inclusive grandes players!

E quais são os ingredientes para fazer um bom “café com leite”?

  • Seu ecommerce tem uma meta de investimento de mídia? Seu gasto com mídia é “infinito”? Começou mal!
  • Você analisa e controla sua performance por reclamações de clientes?
  • Meta por categoria conforme meta de markup necessária para atingimento de lucro é feita?
  • Qual a meta de frete líquido que você precisa realizar para a conta fechar?
  • Seu estoque total suporta o crescimento e meta do mês desenhada?
  • Você possui novas frentes de negócios que sustentam um gasto de marketing parrudo?
  • Seu e-commerce tem uma retaguarda anti-fraude?  Você pensa em como melhorar o gateway de pagamento do seu site?
  • Você realiza ações por “trade”, vende espaços, realiza ação por VPC dentro do ambiente de seu site? Ou seja, sendo bem sincero, levanta uma grana “vendendo” a sua marca e seu tráfego?
  • Seu site possui uma meta diária dos índices básicos como venda, conversão, visitas? Se sim, essa meta é divulgada e todos da sua equipe estão cientes?
  • Sua equipe está apta e domina o negócio que atua?
  • Seu modelo de negócio possui parte analítica com base em uma boa retaguarda? O mínimo seria olhar o Google Analytics, mas pasmem existe e-commerce grande que ainda não utiliza!
  • E o mais importante: você tem e analisa a DRE do seu e-commerce?

É claro que todos os pontos não estão aqui descritos e para alguns em específico fui um pouco além, mas certamente se o site que atua não está realizando boa parte dos descritos acima, certamente aderir à onda de momento para alcançar algum êxito, seja mobile, push, multicanal, aplicativos e afins está vedada ao fracasso…

Eu levanto a bandeira por menos profissionais falsários e por e-commerces mais profissionalizados, por um mercado mais consciente e acima de tudo por um crescimento palpável e sustentável.

Boa sorte a todos!