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Seu e-commerce está crescendo com dor?

Por: Thiago Sarraf

É especialista em e-commerce e internet, consultor, professor, palestrante, investidor-anjo e empresário. Formado em Marketing, com especialização em Negociação e certificados em Google Adwords e Analytics, lecionou em grandes instituições como Faculdade Impacta Tecnologia, FMU, ESPM, Universidade Buscapé e Internet Innovation. Hoje, seu foco principal é a consultoria de e-commerce e cursos de própria autoria voltados para pessoas que querem abrir ou já possuem um e-commerce e empresários que desejam se aprofundar no tema.

Abrir um e-commerce é como abrir qualquer empreendimento: você espera ganhar dinheiro e crescer a loja. Em meus anos de experiência como consultor, no entanto, é comum vermos lojas que crescem com dor. O que eu quero dizer com isso?

Crescer com dor significa que o projeto está crescendo, a loja está vendendo e se popularizando, porém o empreendedor sente que está dando muito trabalho.

Mas, calma. Trabalho sempre vai dar. Porém, é um tipo de trabalho que parece que não importa o quanto o empreendedor corra, o quanto trabalhe, ver o e-commerce crescer dá mais trabalho do que frutos.

Às vezes parece que o dinheiro não entra, não importa o quanto você venda; parece que você vive em função de trabalhar ou o resto da sua vida está totalmente desorganizado.

Indo contra o famoso conhecimento popular que diz que quanto mais você trabalha, mais sucesso terá seu negócio, é preciso viver também. E sim, é possível fazer tudo isso e o e-commerce continuar a crescer.

Precificação

Uma das principais causas dessa dor pode ser a precificação. Geralmente é um dos primeiros pontos que costumo olhar ao avaliar a loja. Nem sempre o preço mais baixo é aquele que vende mais.

Nem sempre o preço absurdo que seu concorrente colocou é o ideal, por isso você nem sempre precisa competir com os preços do concorrente.

Já atendi lojas que o preço do produto estava muito abaixo. Quando fizemos todos os cálculos para o preço de venda, pronto. As vendas aumentaram e o faturamento também.

Cliente procura muito preço, mas deixar o valor muito abaixo o faz duvidar da qualidade do produto e da procedência dele. Por isso, nem sempre o preço mais baixo é o que rende mais vendas.

Organização

Esse é outro ponto de extrema importância para qualquer loja e para qualquer empreendedor. Por “organização” estou me referindo a pontos além da organização de e-commerce, mas também da vida pessoal do(a) empresário(a).

As consultorias também estão ai para isso. Para ajudar o dono da loja a conciliar o tempo dedicado ao empreendimento e também o tempo para sua vida pessoal.

Viver para trabalhar não é nada saudável. Já vi muitos conhecidos na faixa dos 30 anos tendo infartos ou com a saúde e vida pessoal indo para o lixo. Acho que essa não é a vida que ninguém deseja.

O que eu quero dizer com isso? De pouco adianta seu e-commerce estar crescendo se você tem que trabalhar 48 horas por dia e não tem tempo para lazer, para família e amigos. É preciso saber equilibrar tudo.

Isso influencia, também, em decisões importantes. Imagine você tendo que tomar decisões sobre o futuro do seu e-commerce, cansado, estressado e com falta de sono. Erros são mais suscetíveis a ocorrerem em momentos como
esses.

Conclusão

O crescimento do e-commerce não significa apenas vendas em massa. É preciso saber distinguir quando o empreendimento está crescendo com saúde ou se ele está crescendo causando dor ao empreendedor.

Digo que não é impossível fazer o planejamento para a sua loja crescer de maneira saudável. Isso não significa que o trabalho vai ser pouco ou que você não deva se esforçar.

Mas sim, rever alguns pontos da sua organização, do seu planejamento de negócio, para entender se o e-commerce não poderia estar melhor. E o mesmo vale para a vida pessoal. Os donos de e-commerce também são seres
humanos, também se estressam, ficam cansados e tem famílias e outras responsabilidades fora o serviço.

Saber manejar os dois para que o trabalho se torne algo agradável é o verdadeiro sucesso de um empreendedor.


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