- O que é SEO local?
- Como otimizar sua loja para às buscas locais?
- Como utilizar às provas sociais para potencializar suas vendas?
- Quais tipos de conteúdo deve criar?
O que é SEO local?
SEO local consiste em estratégias de otimização para buscadores com o objetivo de mostrar a sua marca quando os usuários pesquisam na sua área de atuação. Diferente do SEO geral, ele leva em conta a localização geográfica do usuário. Para o Google, os micro-momentos são muito importantes, e até mesmo as buscas por imagens sofrem alterações. Esta técnica de otimização não serve apenas para o seu e-commerce, mas também para a sua página do Google Meu Negócio. Segundo o Google, as buscas no celular por "aberto perto de mim” + "perto de mim hoje" cresceram 900% nos últimos 2 anos. Porém, às buscas não se resumem apenas a locais, mas também a produtos e serviços. No Google Trends, se buscarmos pelos termos relacionados a “loja perto de mim” em todo o Brasil, alguns termos cresceram mais de 3000%.
Como o SEO local pode ajudar sua empresa?
O objetivo do Google é sempre facilitar a vida dos usuários. É cada vez mais comum o buscador mostrar as respostas na própria SERP. O Google dá tanta importância para às avaliações dos usuários, que existem os “Local Guides” — usuários que se destacam por avaliarem os locais que visitam. Se a sua empresa utiliza o omnichannel, o SEO local pode gerar muitos benefícios. Afinal, você irá oferecer uma experiência melhor para os seus compradores.Contribui para a tomada de decisão
É importante lembrar que as buscas locais fazem parte da jornada do cliente e implicam diretamente na conversão. Se o usuário nunca comprou na sua loja, é provável que ele busque em sites de reclamações, redes sociais e principalmente nos comentários do Google Meu Negócio. Neste momento é importante que você incentive seus clientes satisfeitos a deixarem uma avaliação positiva. Pois isso funcionará como uma prova social.Estabelece uma autoridade local
Da mesma forma que ocorre na busca geral, os consumidores dão mais credibilidade para quem está na primeiras posições. E pensando que o usuário está nas proximidades, isso demonstra o poder de autoridade que é atribuído ao seu negócio. Este posicionamento lhe colocará na frente de todos os seus concorrentes.Aquisição de clientes
As buscas locais não param de crescer. Com a popularização dos assistentes de voz, a busca por voz vai representar uma parcela significativa das vendas. Pessoas que não conhecem o seu estabelecimento, mas que buscam pelo seu segmento, podem encontrá-lo sem que você invista 1 centavo em mídia. Isso faz com que seu Custo de Aquisição de Clientes seja zero. Por isso, dê importância ao SEO local.Como fazer SEO local para sua loja?
Um dos objetivos é colocar a sua empresa no Local Pack, que são os negócios em destaque na busca. Para que isso ocorra é importante preencher todos os dados do seu e-commerce, como:- nome da empresa;
- endereço (se houver filiais, crie um perfil para cada);
- horário de funcionamento;
- site;
- telefone;
- se há condições de acessibilidade, etc.
Quais conteúdos devo criar para minha empresa?
É importante que você conheça o perfil dos clientes da sua empresa, pois isso aumenta a assertividade da solução. Possui uma loja de roupas para bebês? Crie conteúdos que ajudem pais de primeira viagem a escolherem as roupas adequadas. Você também pode publicar informações sobre o período de vacinação. Embora não tenha uma venda envolvida, faz parte do relacionamento com os seus clientes. Também é possível criar vídeos falando sobre a empresa — onde você pode utilizar o storytelling para engajar sua audiência ou fazer lançamentos de produtos. O importante é usar a criatividade e aproveitar ao máximo este recurso, que permite às empresas se aproximarem dos seus clientes. Outro aliado dos varejistas é o Pinterest, onde 38 milhões de brasileiros buscam por produtos mensalmente. O E-Commerce Brasil entrevistou a Country Manager da Pinterest, que explicou os benefícios da ferramenta para os varejistas neste vídeo.Conclusão
Os lojistas precisam ficar atentos ao comportamento dos usuários, principalmente no ambiente mobile. Recomenda-se que lojas virtuais sejam mobile first e otimizadas para as buscas locais. O mesmo vale para a produção de conteúdo relevante para o usuário — é extremamente importante para o sucesso dos negócios. Já está tirando proveito das buscas locais? Aproveite para colocar estas dicas em prática e aumentar suas vendas.Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo! Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica? Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br