Logo E-Commerce Brasil

Pinterest: 83% dos usuários compraram produtos depois de vê-los na rede social

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Como todas as plataformas sociais, o Pinterest está trabalhando para desenvolver os recursos de compras existentes. O Instagram lançou novos recursos para o Instagram Shopping nos últimos meses, enquanto o TikTok anunciou a chegada de links de compras em novembro.

O Pinterest introduziu recursos de compras pela primeira vez em 2015 com pins compráveis, permitindo que os usuários clicassem para comprar produtos através do Pinterest e, no ano passado, aumentou sua distribuição de recursos dedicados às compras.

Mariana Sensini, Country Manager do Pinterest (à direita) e Paola Cecchi, jornalista do E-Commerce Brasil, na sede do Pinteret no Brasil/Foto: Júlia Rondinelli

Parte do desejo da empresa de se concentrar nos laços comerciais com sua missão de ajudar as pessoas a descobrir coisas novas, segundo reportagem do site Glossy.

Segundo um relatório recente da empresa, 83% dos usuários compraram um produto depois de vê-lo publicado no Pinterest por uma marca. Hoje, a empresa possui mais de 320 milhões de usuários ativos mensais, mostrando uma grande oportunidade para as marcas impulsionarem as vendas.

Empresas como a SkinCeuticals e a marca de tatuagens temporárias Inkbox já obtiveram sucesso na publicidade na plataforma. Quando o Inkbox aumentou os gastos 1.000% no início do ano passado, a empresa viu as conversões aumentarem oito vezes.

Pins do produto

Em outubro de 2018, o Pinterest renomeou seu recurso de compras original, pins compráveis, para Pinos do Produto. Um pin do produto, que pode ser encontrado no feed de um usuário ou por meio de pesquisa, é conectado a um produto específico, como um par de jeans.

Quando clicado, o alfinete leva os usuários a esses jeans no site do varejista. Ao contrário do Instagram, onde os usuários podem comprar produtos de um número selecionado de marcas diretamente no aplicativo, os compradores do Pinterest são sempre levados ao site da empresa para concluir uma compra.

Quando clicados na área de trabalho, esses pins também recebem preços, em tempo real. No celular, o preço é exibido na imagem. O recurso também especifica se o item está em estoque ou não.

Qualquer marca ou varejista com uma conta comercial pode se inscrever nos pins de produto. Eles simplesmente precisam fazer upload de um catálogo de produtos para a plataforma. O recurso de catálogo foi lançado em março de 2019.

No relatório de ganhos do terceiro trimestre da empresa, a empresa afirmou que o número de comerciantes que carregavam catálogos aumentou 75% em relação ao trimestre anterior. A partir daí, a plataforma cria automaticamente pins.

As informações são do Glossy

Leia também: Pinterest: catálogos de lojas focam na experiência do usuário