Logo E-Commerce Brasil

Entenda a partir de agora o que é marketing de busca

Por: Henrique Aren Troitinho

Henrique Troitinho é Profissional certificado pelo Google e a mais de 11 anos atua na área de e-commerce, focado em performance de links patrocinados, SEO, Analytics e Transformação Digital. Participou de projetos como KabuM!, Dpaschoal, Karcher, Santa Lolla, Nespresso, TNG, Vila Romana, Skelt entre muitos outros projetos de sucesso. Bacharel de Sistemas da Informação pela Faculdade Rio Branco, atualmente é o CEO da Score Media Marketing Digital.

Marketing de busca é uma das principais estratégias usadas pelo marketing digital. Utiliza-se para que seu potencial cliente encontre seus conteúdos com maior facilidade, proporcionando melhor relação com a marca, além de oportunidades de negócios, é claro. O marketing de busca pode ser feito de forma paga e orgânica.

Entendamos como tudo funciona, naturalmente!

Para encontrar a informação que precisa, o usuário costuma navegar pelos principais sites de busca: Google, Bing, Yahoo!, e outros, sendo o Google o mais conceituado no Brasil.

Dado que com a transformação digital a publicação de conteúdos se tornou bem mais democrática, é imprescindível uma boa estratégia para que os conteúdos de sua marca estejam entre as primeiras posições nos resultados de busca. E, consequentemente, ganhando competitividade frente a tantas outras opções que o usuário encontrará.

Certo, mas como fazer isso é a grande pergunta, certo? Chegaremos lá!

Sendo assim, o que é search?

Todas as estratégias relacionadas ao marketing de busca são conhecidas como Search. Embora o SEM (Search Engine Marketing) seja a combinação de muitas boas práticas de marketing digital, entre os profissionais da área está o costume de classificar tudo o que se refere a links patrocinados como SEM — assim como todo o conteúdo orgânico é conhecido como SEO (Search Engine Optimization). Para que fique claro, explicaremos cada uma das estratégias.

  • SEM – Search Engine Marketing: que de forma resumida são os links patrocinados;
  • SEO – Search Engine Optimization: quando o objetivo é gerar tráfego orgânico a um determinado site.

Para que fique um pouco mais claro, explicaremos cada uma das estratégias. Mas, antes de seguir, saiba que em breve você encontrará aqui no E-Commerce Brasil um artigo meu explicando “O que é SEO” — que irá complementar o que explicaremos adiante.

Como criar uma boa estratégia de SEO?

Toda marca quer estar nas primeiras posições dos buscadores e melhor ainda se não precisar pagar para estar entre elas. Para isso, é importante contar com uma boa estratégia de SEO. E ela começa por entender a intenção de pesquisa do usuário.

Existem pelo menos três intenções de pesquisa a considerar:

Pesquisa navegacional

É quando o usuário já sabe qual site quer visitar, mas esqueceu a URL, por exemplo. Então, digita algo como: “ecommercebrasil”. Ele sabe exatamente onde quer chegar, por isso é pouco provável que ele mude sua decisão durante a pesquisa.

Pesquisa informacional

É quando o usuário quer informações sobre um determinado assunto e não se importa de encontrá-lo em vários lugares. Ou seja, diferente da pesquisa navegacional, ele não está priorizando uma marca ou site específico. Exemplo: “o que é marketing de busca”. E é aí que se torna essencial estar entre as primeiras posições dos resultados.

Pesquisa transacional

É a mais valiosa para empresas, cuja conversão está nas vendas. Isso porque é o tipo de pesquisa em que o usuário está buscando comprar ou contratar um serviço. Ele pode até ter em mente uma marca, mas está disposto a ver ofertas de outras, e essa é uma grande oportunidade de estar entre as ofertas mais relevantes. Ou seja, entre as primeiras posições mostradas pelos buscadores. Exemplo: contratar assessoria de marketing digital.

Seguindo essa lógica, fica claro que é muito importante trabalhar palavras-chave para que seu texto seja encontrado numa das intenções de pesquisa do usuário. Mas é importante também que você saiba que existem alguns tipos de palavras-chave, como:

Palavras-chave de cauda curta (head tail)

São palavras-chave com maior número mensal de volume de buscas, porém, elas são muito competitivas. Com certeza há milhares de conteúdos com a mesma palavra e suas variáveis, o que torna ainda mais desafiante estar entre as primeiras posições. Exemplo:

  • Marketing
  • Marketing digital
  • Marketing corporativo
  • Marketing pessoal

Tendo isso em mente, leve em consideração os pontos abaixo ao elaborar uma estratégia de SEO usando palavras-chave de cauda curta:

  • O volume de buscas é sempre maior, mas a concorrência é proporcional ao volume;
  • Essa concorrência tem que fazer com que seu conteúdo seja muito mais elaborado, fugindo da superficialidade para conseguir bom posicionamento;
  • Usar link buildings (associar links de outros sites a determinadas partes do conteúdo) será essencial, pois cada domínio tem uma autoridade para os buscadores e quanto mais força seu conteúdo receber, melhor;
  • Saiba que não é somente publicar um conteúdo. É preciso monitorar constantemente e fazer as atualizações necessárias para que ele continue na mesma posição;
  • Nem sempre o público que chega ao site por meio de uma palavra-chave de cauda curta é um público qualificado ou um potencial cliente. Muitas vezes pode ser apenas alguém que chegou à página porque usou um termo genérico de busca.

Palavras-chave de cauda longa (long tail)

São palavras-chave mais longas, porém, muito mais específicas — cuja possibilidade de ter um bom posicionamento é mais viável. Dessa forma, passamos da busca por “marketing” para algo muito mais específico:

  • Marketing digital para a minha empresa
  • Como melhorar o marketing digital
  • Como criar uma boa estratégia de marketing digital
  • Quais são os profissionais de marketing digital

As principais características desse tipo de palavra-chave são:

  • O volume de tráfego é menor, mas muito mais qualificado;
  • Conteúdos mais direcionados, com grande chance de fidelizar o usuário, já que encontrará a informação que precisa;
  • Maiores chances de conversão.

Seu analista de SEO pode usar algumas ferramentas para elaborar uma estratégia de palavras-chave. Entre elas, destaque para o Keyword Planner, do Google AdWords, o Keyword Tool, entre outros. Também é importante que ele fique atento a alguns pontos, como:

Tempo de permanência no site

Quanto mais tempo o usuário permanece na sua página, mais os buscadores entendem que aquele conteúdo é relevante. E, portanto, ele é priorizado frente a outros que buscam a mesma posição. Essa métrica pode ser acompanhada por meio do Google Analytics.

Otimização de imagens

Os buscadores interpretam textos e não imagens. Portanto, é importante que as imagens que acompanhem o conteúdo tenham um nome relacionado com a palavra-chave utilizada. Ela também não pode ser muito pesada, porque quanto mais tempo ela demora para carregar, menos tempo o usuário permanecerá no site — e já vimos que o tempo de permanência é importante.

Esse tópico não é novidade, mas não custa reforçar: um site mobile friendly é priorizado entre os buscadores.

Trabalhar o meta description

Sabe aquele resumo do texto que aparece abaixo de um link nos buscadores? Ele se chama meta description e é a vitrine do seu conteúdo, aquilo que despertará o click do usuário.

Como fazer uma campanha de SEM?

Uma estratégia de SEM considera as mesmas recomendações de uma estratégia SEO. O que muda é que se trata de uma estratégia paga, onde os buscadores priorizarão os conteúdos pagos (os anúncios) nas primeiras posições — e só depois aparecerá a lista de conteúdos orgânicos.

A estratégia SEM é direcionada, já que antes de publicar os anúncios você pode definir o perfil do usuário. Isso pode ser por faixa etária, classe econômica, posição geográfica e outras características de segmentação oferecidas pelas plataformas de anúncios SEM — como Google AdWords e Google AdSense. Outra vantagem é que você só paga pelo anúncio quando ele é clicado, o que torna o investimento muito mais seguro.

O uso de todas estas técnicas, associadas ao constante monitoramento de um especialista em SEO e SEM, garantirão que o seu e-commerce tenha um excelente desempenho no marketing de busca.