Dados recentes de volume de buscas por e-commerces revelam um fenômeno inesperado: na atual fase da inteligência artificial (IA), as lojas online serão afetadas pela transformação dos motores de busca tradicionais para mecanismos de respostas diretas. Embora se acreditasse que o e-commerce, por trabalhar com intenções de compra claras, estaria menos exposto ao impacto dessa mudança, os números indicam o contrário. Até os gigantes do e-commerce precisam se preparar melhor para essa nova realidade, pois têm enfrentado queda de tráfego orgânico.

Uma análise da Macfor, agência full service de marketing digital, mostrou que, mesmo com o Prime Day prestes a acontecer, o tráfego orgânico da Amazon no Brasil caiu mês a mês em 2025. O índice atingiu o menor patamar no auge da preparação para o grande evento de vendas, com uma queda de 27%.
Análise da queda gradual do tráfego
Isso nos leva à seguinte reflexão: o tráfego orgânico estaria com dias contados? Sobre os dados levantados, a agência, que também é especializada em AEO (Answer Engine Optimization), observou que a queda de 27% do tráfego foi gradual entre janeiro e julho de 2025. Portanto, o momento de transição para os mecanismos de resposta, como chatbots e assistentes virtuais de IA, fica visível.
Enquanto o tráfego pago ainda gera picos pontuais, como os dados também revelaram, sobretudo em momentos de campanhas específicas, sua consistência é limitada. A verdadeira mudança está na forma como os consumidores recebem informações: plataformas como Google SGE e ChatGPT oferecem respostas diretas e instantâneas, eliminando a necessidade do clique para acessar o site.
A importância de investir em AEO agora
Nesse novo cenário, é importante que as empresas comecem a entender sobre o AEO, Answer Engine Optimization, ou seja, a otimização de conteúdos para plataformas de respostas baseadas em IA. Investir em presença relevante dentro dos modelos de linguagem e nos dados gerados por IA será cada vez mais comum, tal como redefinir palavras-chaves e funis com foco em conversas, e não em cliques.
As empresas precisam investir em soluções adequadas a esse novo fenômeno. A Amazon conseguiu compensar com o tráfego pago, mas automaticamente mostrou ao mundo uma nova necessidade. Até as grandes empresas estão suscetíveis a perder a relevância digital se não estiverem preparadas para a transição dos motores de busca para os mecanismos de resposta.
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