Logo E-Commerce Brasil

Quatro pontos para analisar em sua operação de logística que podem transformar sua equipe na McLaren

Por: Alexandre Nogueira

Considerado um dos maiores especialistas em Marketplaces do país, começou sua operação de vendas em 2009. Em 2013 criou um canal no YouTube com o objetivo de ajudar as pessoas a atingirem resultados parecidos com os seus e logo ganhou destaque, se tornando uma referência no assunto. Em 2018 fundou a Universidade Marketplaces, com o objetivo de atingir ainda mais pessoas e dois anos depois, já era considerada a maior escola de cursos voltados para Marketplaces da América Latina. Atualmente, Alexandre Nogueira ganhou o título como um dos poucos influenciadores reconhecidos pelo Mercado Livre.

No começo de maio, completaram-se 30 anos que o mundo, e principalmente, os brasileiros perderam um dos maiores esportistas de todos os tempos e, se não o maior piloto do país, com certeza o mais influente: Ayrton Senna. Um personagem nacional tão influente, que ainda hoje são licenciados vários produtos com sua marca e sua história ainda é motivo de interesse de um grande público.

Aprenda como a eficiência da equipe e uma logística otimizada são fundamentais para o sucesso no e-commerce, inspirando-se na trajetória vencedora de Ayrton Senna e sua equipe na Fórmula 1.

Mesmo com todos os méritos que o Senna tinha (eram vários, diga-se de passagem), ele não teria sido tricampeão de Fórmula 1 sem uma equipe eficiente, que, quando necessário, conseguia fazer reparos em seu carro durante uma prova, sem prejudicar o tempo do piloto durante a corrida. Tanto que os títulos vieram quando ele se juntou à equipe da McLaren, a terceira equipe da qual ele fez parte. E a mesma lógica pode ser aplicada a uma operação de expedição de e-commerce.

Sem uma equipe eficiente e dedicada para realizar todo esse processo, o prejuízo pode ser grande. Só para citar uma consequência, tem o custo desembolsado para compensar um produto que está atrasado ou foi cancelado por qualquer motivo. E um cliente com uma experiência ruim, além de não repetir a compra, sempre faz questão de frisar que não recomenda a loja/marca para tentar evitar que outras pessoas passem pela mesma situação. E, nisso, acaba nascendo uma propaganda negativa para quem vendeu (que, na maioria das vezes, acaba sendo mais eficiente do que o vendedor gostaria). Alguns negócios não sobrevivem.

A boa notícia é que isso, em quase todos os casos, é algo evitável, se o vendedor se atentar aos quatro pontos seguintes.

Prazos

É importante ficar atento aos prazos para conseguir entregar os produtos dentro do tempo estipulado pelos marketplaces. Afinal, eles vão querer entregar o quanto antes para criarem uma experiência diferenciada que vai trazer o cliente de volta para novas compras.

Outro ponto importante que deve ser tratado com tanta atenção quanto, e muitas vezes o vendedor acaba deixando passar, é o horário de corte. Muitas plataformas estipulam um determinado horário limite para despachar produtos, com o objetivo de conseguir entregá-los no mesmo dia. Caso não respeitado esse horário, o produto será entregue no dia seguinte.

Estrutura

Sempre que possível, é interessante que o vendedor invista na estrutura de sua operação, para assim poder criar um ambiente otimizado que dificulta a ocorrência de erros.

Quando dois produtos muito semelhantes estão armazenados próximos um do outro, existe uma chance de eventualmente o funcionário encarregado se confundir e enviar o produto errado para o cliente.

Pense em, por exemplo, um HD externo – dois modelos semelhantes da mesma marca, mas com capacidade de armazenamento distintas. Se entregar para um cliente o HD com armazenamento menor do que ele encomendou, ele vai reclamar. Se entregar um com armazenamento maior, é o vendedor quem perde dinheiro.

E estrutura não é sinônimo de tamanho do local de trabalho, mas sim da sua otimização para facilitar a operação.

Time

O vendedor pode ter o galpão mais organizado e funcional possível, mas se as pessoas que trabalham nele não forem eficientes e dedicadas, a operação não vai funcionar. O galpão não se gerencia sozinho.

Além de ter uma equipe alinhada, é importante que o dono da operação conheça seu time, saiba as especialidades e peculiaridades de cada um. Às vezes, um colaborador empenhado e com vontade de aprender pode acrescentar mais para a operação do que um com conhecimento, porém desmotivado.

Cada operação tem suas particularidades, e é importante para quem lidera conhecer a melhor dinâmica que funciona para o seu time.

Processo

Processo é o que vai unir a funcionalidade da estrutura com o empenho do time. É a rotina que eles vão usar para trabalhar sempre buscando a excelência.

Ter o processo todo mapeado, do início ao fim, é importante para fazer a operação funcionar. Mesmo na eventual ausência de algum membro da equipe, ninguém ficará perdido se precisar exercer a função dessa pessoa. Transformar o caminho do processo em rotina é fundamental para criar um ambiente completamente operacional.

Uma logística otimizada permite ao vendedor fazer o dobro do trabalho na metade do tempo. Conhecer as pessoas que vão ser convidadas a participar dessa jornada é essencial para poder chegar cada vez mais longe. Perseguir objetivos em comum e a busca constante pela excelência são as características que fazem uma equipe ser comparada à da McLaren na época do Ayrton Senna.