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Prepare-se para o Natal

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Por Bruno Del Col*

 

As preparações para o natal não são exclusivas para as lojas físicas. Assim como os shoppings fazem preparações e campanhas de natal com lojas abertas até mais tarde e cupons de presentes, os sites de e-commerce também devem se preparar, otimizando suas operações e intensificando as campanhas de marketing para aumentar significativamente seu faturamento.

Layout de produtos

  • O layout no natal deve beneficiar produtos que tem grande demanda, produtos que tenham grande margem e produtos com estoque compatível com a demanda no natal.
  • A página do produto é importante para uma infinidade de razões, apresentando as informações importantes para o processo de decisão de compra. Nesta página pode haver sugestões de outros produtos visitados e até uma compra casada. Torne a página interativa, incluindo avaliações de produtos, comentários e botões de compartilhamento em redes sociais.

Plataforma

  •  Negocie com seus fornecedores um maior uso de sua capacidade tecnológica. Dentre eles o sistema Anti fraude, Gateway de pagamento, Servidor e a capacidade de acessos no site. Evitando perda de venda devido a problemas como site fora do ar, lentidão no processo de aprovação de compra site sobrecarregado.

Logística

  • Negocie com seu fornecedor uma maior demanda para natal, não prejudicando os prazos de entrega.
  • É aconselhável procurar outras empresas de logística para garantir que seu cliente receba seu produto a tempo do natal.
  • O desenvolvimento de uma embalagem diferenciada para o natal pode surpreender positivamente seu cliente.
  • Oferecer a opção de embalagem para presente e possibilidade de incluir cartão de natal.

Atendimento e pós venda

  • O SAC deve estar preparado para atender a alta demanda no natal. A empresa deve ter capacidade de atender solicitações antes e depois da data. O numero de chamados posteriores ao natal tendem a ser maiores que o anteriores.
  • Apesar da alta demanda do natal o SAC deve manter a qualidade e não decepcionar o cliente no pós venda. Gerando valor para o cliente e incentivando uma próxima compra.

Campanhas

  •  Seus clientes devem saber que seu e-commerce já está preparado para o natal. Utilize meios de comunicação como e-mail e redes sociais para informar que a temporada de natal já começou.
  • Utilize o e-mail marketing para divulgar uma oferta de natal atraente.

Com o crescimento das vendas no período do natal, seu site deve estar preparado para atender bem os clientes e aumentar significativamente seu faturamento. Esse post cita alguns pontos que devemos estar atentos para desenvolver qualquer tipo de oferta. É claro que não explica todas as possíveis maneiras de melhorar seu desempenho, mas esses itens são fundamentais para o sucesso do seu negócio.

*Artigo publicado no Blog da eNext, por Bruno Del Col.