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Prateleira infinita: o último passo para a verdadeira experiência do cliente

Por: Fabrízzio Fazenda

Graduado em Sistemas de Informação pelo Mackenzie e Pós-graduado em Digital Business pela FIAP, buscou na tecnologia uma forma de reinventar e digitalizar negócios e encontrou no Pagar.me a verdadeira flexibilidade para executar esse desejo. Atua como líder do time de Solution na venda e operacionalização de vendas e projetos complexos.

Atendimento humanizado e consultivo e integração dos canais de comunicação são dois importantes aspectos a serem levados em consideração no momento de implementar uma estratégia omnichannel em um varejo.

No entanto, para quem tem loja física e virtual, é preciso muito mais do que isso para cair nas graças do consumidor e oferecer uma experiência verdadeiramente fluida para ele.

Sonho ou pesadelo?

Você já imaginou este cenário? Depois de uma estratégia de marketing digital super atraente, a sua loja física está lotada de consumidores ávidos em uma grande sazonalidade, como a Black Friday. Mas na hora que um de seus clientes pede a um vendedor uma blusa azul-inverno no tamanho GG, ela está fora de estoque.

O cliente conferiu no e-commerce antes de sair de casa e o item está disponível no catálogo do site, mas ele preferiu comprar presencialmente para já experimentar outras peças, economizar no frete e frequentar outras lojas nas redondezas.

Bom, esse problema aconteceu porque os estoques das lojas física e virtual não estavam integrados. Mas e se tivessem? E se, mais do que ver a disponibilidade, o cliente pudesse optar por pagar na loja física — para não perder a viagem — e receber, no conforto de sua casa, essa e as demais peças escolhidas? Ou, ainda, comprar online e retirar presencialmente?

Bom, essa possibilidade já está em prática em alguns negócios pelo Brasil. Portanto, por que não investir também no seu empreendimento?

O toque final para a experiência fluida

A prateleira infinita, ou vitrine infinita, é a resposta para aqueles empreendedores que buscam oferecer essa experiência completamente integrada e sem barreiras entre on e offline.

Com essa estratégia omnichannel, os estoques são integrados, possibilitando a compra presencial com recebimento em casa ou, ao contrário, a compra pelo site e a retirada na loja presencial — essa última já conhecida como click and collect.

Se o seu objetivo é oferecer a melhor experiência de compra para o seu cliente e fidelizá-lo a partir disso, sem sombra de dúvidas, a prateleira infinita e as demais estratégias de omnicanalidade não podem faltar na sua loja.

Para operacionalizar isso, além de tecnologias de integração de estoque, não podem faltar a integração dos métodos de pagamento e a conciliação financeira.

Um tablet disponibilizado pelo próprio estabelecimento ou o celular do consumidor podem fazer a vez de maquininhas de cartão para viabilizar os pagamentos, tornando-se um caixa móvel. Sendo essa mais uma vantagem para a experiência de compra: chega de longas filas para pagar por um produto!

Mas a ousadia da omnicanalidade não para por aí! Sua POS pode ser integrada ao meio de pagamento do e-commerce para que a venda seja feita pela própria maquininha, via API. Assim, após a compra realizada no cartão de crédito, essa informação já é passada para todos os sistemas envolvidos, incluindo o PDV e/ou ERP.

Benefícios dessa estratégia omnichannel

O principal atrativo de despender esforços em uma estratégia como a prateleira infinita é, com certeza, o que você pode oferecer para o seu consumidor final, resultando na fidelização desses clientes.

Pensando que a geração Z já está se tornando e, muito em breve, será a maior parte da população economicamente ativa, esse tipo de atrativo não pode faltar nos negócios que querem se destacar da concorrência.

Como nativos digitais, o omnichannel é só o começo do que esses novos consumidores esperam. Então, podemos dizer que se torna um aspecto de diferenciação e competitividade de mercado.

Além disso, espaços físicos têm sido muito repensados desde a pandemia. Se espaço é dinheiro, a conclusão é que essa estratégia também contribui para a redução de custos do seu empreendimento.

Afinal, a sua loja já não precisa mais contar com um estoque tão robusto em suas dependências. Seu armazenamento pode estar em um metro quadrado mais barato, enquanto a sua vitrine infinita fica situada no espaço mais estratégico para a sua marca.

Nesse sentido, uma possibilidade que tem crescido são os guide shops. Em uma espécie de mostruário, o consumidor tem a oportunidade de conhecer os produtos presencialmente, recebendo suas compras em casa posteriormente. Assim, elimina-se a necessidade de estoque in loco.

Depois disso, toda a mágica da liberação, entrega do produto e conciliação financeira fica a cargo das tecnologias omnichannel implementadas no seu negócio.

Por fim, o aumento das vendas é consequência da personalização a gosto do freguês. Nunca mais o seu negócio vai deixar de atender um cliente pela falta de integração entre os estoques!

Já tem motivos suficientes para começar a investir na prateleira infinita no seu negócio?

O omnichannel é uma estratégia de vendas que requer investimentos financeiros e pró-atividade para uma construção conjunta com as tecnologias envolvidas nesse processo. Mas pensando a longo prazo, é tudo o que o seu empreendimento precisa para se consolidar como um grande player no mercado.