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Por que as lojas virtuais deveriam entrar no marketplace ainda em 2016?
Lojas virtuais deveriam avaliar a migração para marketplaces ainda em 2016, e a razão é simples: há uma série de oportunidades pelo caminho e que podem gerar vendas significativas e ajudar a aumentar o faturamento de quem já está na web.
O Dia do Consumidor, por exemplo, teve seu faturamento ampliado em 12% em 2016 se comparado ao ano passado. E o otimismo da data foi só uma parcela do esperado para o ano, já que dados do E-bit/Buscapé apostam em um crescimento nominal de 8% do e-commerce este ano e um ticket médio de R$419, valor este também 8% superior ao do ano passado.
Certo, a projeção é boa, mas será que não é muito tarde para entrar no marketplace ainda em 2016?
A resposta é: não!
Não principalmente porque as projeções ainda têm tudo para serem aceleradas nos próximos meses, já que as principais datas do e-commerce ocorrem, em sua maioria, durante o segundo semestre. Veja que a Black Friday sozinha tende a movimentar em um único dia uma verba que por si só justificaria a entrada da loja virtual no marketplace. Para você ter uma ideia, no ano passado foram R$ 1,64 bi circulando apenas no Brasil e apenas na última sexta de novembro, quando ocorre o dia de promoções no varejo on e offline.
O que já parece ótimo melhora ainda mais quando consideramos que datas como o Dia dos Pais, Dia das Crianças, Cyber Monday e o Natal também estão concentradas no segundo semestre. Assim, lojistas ainda contam com uma bela oportunidade de aproveitar todas estas datas para se expandir no mercado e em um ano promissor para o e-commerce.
Algumas datas para ficar de olho
Para te ajudar a entender o potencial das datas que ainda não ocorreram em 2016, mas que representam belas oportunidades de negócio, fique atento à seguinte agenda:
14 de agosto - Dia dos Pais: movimentou R$1,51 bilhões em 2015 no período de 25 de julho e 8 de agosto de 2015. O ticket médio foi de R$424 e o crescimento de 4% em relação aos dados de 2014.
12 de outubro - Dia das Crianças: movimentou R$1,47 bilhões em 2015 no período de 28 de setembro e 11 de outubro de 2015. O ticket médio foi de R$385 e o crescimento de 9% em relação aos dados de 2014.
25 de novembro - Black Friday: movimentou R$1,64 bilhões em 2015 apenas no dia 27 de novembro de 2015 (a última sexta de novembro no ano de 2015). O ticket médio foi de R$580 e o crescimento foi de 38% em relação aos dados de 2014.
28 de novembro - Cyber Monday: movimentou R$294 milhões em 2015 apenas no dia 30 de novembro de 2015. O ticket médio foi de R$433 e o crescimento foi de 56% em relação aos dados de 2014.
25 de dezembro - Natal: movimentou R$7,40 bilhões em 2015 no período de 15 de novembro a 24 de dezembro de 2015. O ticket médio foi de R$420 e o crescimento de 26% em relação aos dados de 2014.
Os dados acima são todos do E-bit/Buscapé e apresentam todo o potencial dessas datas centradas no segundo semestre. Como é possível notar, o crescimento para 2016 é uma projeção, mas totalmente embasada no fato de que o e-commerce teve um ano favorável e de pleno crescimento já em 2015.
Outras datas que podem ser estratégicas para alguns lojistas são: