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Por dentro do VTEX DAY 2023: o que podemos esperar para o futuro do digital commerce?

Por: Rodrigo Sanchez

Diretor de Growth da ClearSale

Formado em Ciências da Computação pela FEI e pós-graduado em Estratégias de TI pelo Senac, atua há mais de 15 anos no mercado de tecnologia da informação com desenvolvimento nas áreas de vendas, gestão e relacionamento com cliente. Atualmente, é chamado para ministrar palestras e congressos na área (Febraban, Banrisul International IT Forum, Gemalto Innovation Forum entre outros).

Gosto sempre de estar por dentro de todas as novidades do mercado, por isso procuro marcar presença nos mais diversificados eventos. Recentemente, estive no VTEX DAY e conferi algumas palestras um tanto quanto interessantes. Uma delas que, inclusive, gostaria de compartilhar com vocês aconteceu no palco principal, logo pela manhã do segundo dia, e falava sobre como se preparar para o futuro do comércio digital.

Confira as impressões da autora sobre a palestra de Heather Hershey, diretora de Pesquisa para Comércio Digital Mundial na IDC, no VTEX DAY.

A palestra de Heather Hershey, diretora de Pesquisa para Comércio Digital Mundial na IDC, trouxe à tona a importância de ser resiliente no comércio online. A palestrante apresentou dados de que a preocupação sobre uma recessão iminente diminuiu um pouco em 2023 em relação ao que se esperava no fim de 2022. Mas como construir a resiliência para o comércio online?

Cinco pontos sobre a resiliência do e-commerce

Respondendo essa pergunta, ela elencou cinco pontos que vale a pena considerarmos e refletirmos sobre. O primeiro deles é a onipresença do canal, ou seja, é preciso estar onde o consumidor quer comprar. O segundo é a personalização baseada em dados – para isso, é necessário mapear não só a jornada do consumidor, mas também a jornada de dados. Em terceiro, ela comentou sobre o comércio digital “à prova do futuro”, que são necessárias estratégias complexas que requerem alto grau de automação. Já o quarto ponto falava sobre a experimentação radical – em outras palavras, vá do básico B2B e B2C para B2B2C e B2X, adote um gerenciamento de pedidos distribuídos. O quinto e último é que a atenção à economia impulsiona o comércio, é preciso passar do transacional para a experimentação.

Maturidade e arquitetura

Segundo a diretora de Pesquisa para Comércio Digital Mundial na IDC, o problema é que a maior parte das experiências do digital commerce não tem maturidade suficiente no quesito experimentação. Então aqui levanto a questão: é possível sair em vantagens mesmo com essa baixa maturidade? Acredito que sim e já apresento uma das recomendações de Heather, que é promover uma transformação nos microsserviços, e não uma reformulação completa logo de cara.

Na sequência, Heather comparou o que seria a arquitetura de uma transformação complexa do e-commerce e outra feita de uma forma simplificada. Nessa parte, ela abordou a parte técnica, citando que uma API exposta externamente pode se conectar com um frontend alojado em um código-base externo para o restante do sistema do e-commerce.

Dados e IA

Outro ponto abordado pela executiva é de que quanto mais dados organizados você tiver, mais maduro digitalmente o negócio vai ficar. Então, como segunda recomendação para ter um e-commerce resiliente, Heather mostra que utilizar dados unificados e harmonizados é a chave para otimizar o negócio e atrair a lealdade do consumidor. Interessante, não? Como sempre, notamos que dados fazem a total diferença em nossos negócios.

Falando em dados, não posso deixar de citar a importância de garantir a segurança deles em seu e-commerce – assim, você evitará diversos problemas que podem acarretar prejuízos financeiros e para a imagem do seu negócio.

Para fechar a conversa com chave de ouro, a palestrante também mostrou dados sobre as métricas que mais medem o sucesso da utilização de inteligência artificial no comércio digital. A pesquisa mostra que mais de 45% dos entrevistados citaram a lealdade e o retorno do consumidor como a métrica mais importante, mais do que o total de vendas.