Logo E-Commerce Brasil

Personalização e digitalização: uma nova era para o varejo brasileiro

Por: Letícia D'Angelo

Diretora de Clientes na Zenvia

Letícia D’Angelo é diretora de Clientes na Zenvia, empresa que habilita marcas a criarem experiências pessoais, envolventes e fluidas ao longo da jornada dos consumidores. Com mais de 20 anos de experiência, a executiva tem como principal foco entregar experiências excepcionais e impulsionar o crescimento contínuo dos clientes.

O varejo está passando por uma revolução, com mudanças e otimização na forma como marcas e consumidores se comunicam. Períodos de alta demanda como Carnaval, Black Friday e Natal geram picos de demanda e, para aumentar a competitividade, empresas devem apostar na personalização.

Saiba como a personalização, a inteligência artificial e o WhatsApp estão transformando o varejo e impulsionando as vendas na era digital.

Personalizar a experiência do cliente tem se tornado a chave do sucesso para os varejistas. De acordo com o relatório da Genesys, O Cenário da Experiência do Cliente, a customização das necessidades com base no perfil do consumidor permite que as empresas aumentem o valor para o cliente no curto e longo prazos, além de incrementar receita. De acordo com o estudo, mais de 80% dos 5.517 consumidores entrevistados afirmaram que comprariam mais produtos de marcas que personalizam consistentemente as experiências.

A integração entre os canais físicos e digitais também é uma das tendências para o varejo de agora e do futuro, com expansão das soluções omnichannel, que garantem uma jornada integrada para o consumidor tanto dentro quanto fora do ambiente digital. Exemplos de ações que os varejistas podem aplicar nesse sentido envolvem compra online com retirada na loja física (conhecido como click & collect), consistência da comunicação e desenvolvimento de programas de fidelidade integrados entre canais, além dos QR codes para acesso a informações detalhadas dos produtos, entre outras ações.

Impactos da inteligência artificial

De acordo com dados levantados pela Zenvia, pouco antes do Natal do ano passado, as empresas já iniciaram suas estratégias de comunicação, sobretudo no mês de setembro. Além disso, as menções à palavra ‘Natal’ registraram um aumento impressionante de 670% em novembro de 2024 na comparação com o mês anterior, reforçando que as marcas costumam iniciar as conversas com seus consumidores com antecedência, focando em awareness e dividindo atenção com outras datas importantes para o varejo, como a Black Friday. Nesse contexto, os recursos de IA são capazes de potencializar a experiência do cliente no varejo por meio da criação de conteúdo, análise de qualidade, insights de clientes, análise preditiva, entre outros, contribuindo de forma crucial para a captação e retenção de consumidores.

Um estudo do Nubank aponta que a maioria dos gastos ocorre à noite, e existem vários motivos para isso: entre eles, o momento de relaxamento pós-expediente. Isso mostra a importância de os varejistas terem um atendimento 24/7, para aumentar as possibilidades de conversão. Nesse cenário, a IA não só otimiza as estratégias de vendas e descontos, mas personaliza a experiência de compra em níveis sem precedentes.

Nesse contexto, o WhatsApp funciona como um grande canal de vendas para as empresas, com destaque para o potencial estratégico em casos de abandono de carrinho, promoções, relacionamento com o cliente, lembretes, entre outras interações que podem fazer toda a diferença para uma marca ser top mind. A loja, além de criar uma jornada de compra memorável, consegue fidelizar o seu consumidor, incentivando a recompra.

WhatsApp no setor de varejo continua a crescer

Dados da ABRAS sobre o uso do WhatsApp chamam a atenção. A Associação aponta que o aplicativo é utilizado por 147,21 milhões de brasileiros, sendo que 34% dos usuários o consideram sua rede social favorita. No comércio, não é diferente, sobretudo quando medimos a quantidade de lojas que disponibilizam a ferramenta para compras e relacionamento online.

O estudo aponta também que 79% dos usuários já se comunicaram com empresas por meio do aplicativo e, destes, 66% contrataram um serviço e 62% realizaram uma compra. Além disso, 54% das pessoas entrevistadas já compraram mais de uma vez pelo WhatsApp, o que demonstra a confiança crescente no canal.

A personalização e a eficiência da IA na era da digitalização, combinadas ao potencial do WhatsApp, permitem aos varejistas maximizar as vendas e operar com maior precisão. Essa combinação de inovação e tecnologia molda um novo futuro para o varejo, no qual, cada vez mais, a venda não termina na conclusão da compra, sendo fundamental manter o relacionamento com o consumidor de maneira inteligente em toda a jornada com a marca.