Logo E-Commerce Brasil

Pagamento mobile em grandes negócios: por que adotar?

Por: Marcella Calfi

Gerente de Marketing na Zoop

Marcella Calfi é Gerente de Marketing da Zoop, fintech do iFood, pioneira no modelo fintech as a service no Brasil. Com mais de 20 anos de experiência na área, liderou o setor de marketing e comunicação de grandes empresas, contribuindo significativamente para o crescimento da Vogue, National Geographic, CloudWalk e InfinitePay. Ela é amplamente conhecida por sua habilidade em desenvolver estratégias de mercado eficazes e por conduzir marcas à alta performance.

Ver página do autor

O pagamento mobile em grandes negócios consiste no uso de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, como uma alternativa prática e segura aos métodos tradicionais, a exemplo do dinheiro e cartões. Mais do que uma tendência, trata-se de uma realidade que redefine a experiência do cliente e a eficiência operacional.

A transformação digital impulsionou essa evolução e potencializou a adoção, tanto que o crescimento do mercado de pagamentos mobile se tornou global. O levantamento do Grand View Research revelou que a avaliação desse setor foi de US$ 88,50 bilhões em 2024, com uma expectativa de aumento anual de 38% entre 2025 e 2030.

Duas pessoas em loja de roupas realizando pagamento via celular.
Imagem: Reprodução.

Esses números confirmam a necessidade de adaptação dos negócios de grande porte, a fim de oferecerem soluções alinhadas às preferências do consumidor, mas também às tendências de pagamento mobile no mercado corporativo.

Ignorar essa realidade torna a companhia menos competitiva, compromete a atração e retenção de clientes e, por consequência, afeta diretamente a receita e a lucratividade.

Ainda não adequou o seu negócio a esse novo cenário? Então, continue a leitura e confira o que é pagamento mobile, como funciona, vantagens e tipos disponíveis.

Veja ainda como escolher um meio de pagamento mobile para empresas de grande porte que aprimore a experiência dos clientes e parceiros, ao mesmo tempo em que otimiza a gestão financeira.

Vamos lá?

O que é pagamento mobile?

Pagamento mobile é um tipo de transação financeira que utiliza dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Do lado de quem paga, o método dispensa o uso de dinheiro em espécie ou cartões físicos. Já para quem vende, elimina a necessidade de equipamentos tradicionais, como as máquinas de cartão.

A principal diferença entre os métodos tradicionais e o pagamento mobile em grandes negócios está na natureza digital e na ausência de elementos físicos.

Enquanto a maioria dos cartões exige contato, e os boletos dependem de uma impressão ou leitura de código de barras, o pagamento mobile acontece diretamente pela tela do dispositivo, o que torna o processo mais fluido e dinâmico.

Devido a essa dinâmica, essa forma de pagar transforma a experiência dos clientes para melhor, pois oferece conveniência, praticidade e rapidez. Para as empresas, reduz custos, como os relacionados a aluguel ou compra de maquininhas.

Além disso, há mais segurança, visto que esses métodos de pagamento utilizam diversas camadas de proteção, como autenticação biométrica, tokenização e criptografia, as quais protegem os dados do usuário contra fraudes.

Para empresas com alto volume de transações diárias, agilidade, eficiência e segurança são essenciais para absorver o ritmo de vendas e as expectativas dos clientes.

Os pagamentos mobile para grandes negócios atendem a esses critérios e ainda garantem diversas outras vantagens, como as que você verá mais adiante.

Como funciona o pagamento mobile?

O pagamento mobile funciona como uma ferramenta de recebimento de valores em transações comerciais de venda ou prestação de serviços. A maioria desses métodos combina criptografia avançada, autenticação em duas etapas e integração direta com sistemas corporativos.

O processo ocorre por meio de diferentes tecnologias que realizam a troca de dados de forma segura, como o QR code e a NFC (Near Field Communication), além do uso de apps bancários ou carteiras digitais.

Um cliente em uma cafeteria, por exemplo, pode escanear o QR code exibido na maquininha de cartão por meio do aplicativo de seu banco, diretamente do próprio celular. O app realiza toda a operação de forma segura e instantânea, por meio da comunicação entre os agentes envolvidos, como adquirente e instituição financeira de quem paga e de quem recebe.

Outro exemplo é em uma loja de departamento, na qual o cliente simplesmente aproxima seu smartphone da maquininha para a tecnologia NFC completar a transação, sem necessidade de tocar em nada.

No caso do pagamento mobile em grandes negócios, a automação é a chave. O método se integra ao sistema de gestão da empresa e registra automaticamente as operações. Dessa forma, entrega uma visão clara do fluxo de caixa, o que facilita o monitoramento e o controle financeiro.

Quais são os tipos de pagamento mobile disponíveis?

Os principais tipos de pagamento mobile disponíveis são:

– Pagamento via QR code: a empresa gera um código de barras bidimensional e o cliente ou parceiro de negócio escaneia a imagem por um dispositivo móvel conectado a um aplicativo bancário ou carteira digital, como um smartphone ou relógio inteligente;
– NFC/aproximação (contactless): funciona por meio da troca de dados em curta distância entre equipamentos compatíveis, sem a necessidade de contato físico. Quando um cliente aproxima o smartphone ou smartwatch de um terminal de pagamento, a tecnologia NFC transmite as informações do cartão de forma segura, por meio da tokenização, para evitar o compartilhamento direto de dados;
– Carteiras digitais: são aplicativos que substituem cartões físicos. O cliente cadastra os cartões de débito ou crédito nesses apps e, na hora de pagar, aproxima o celular de uma maquininha, tablet ou outro smartphone compatível com a tecnologia NFC. Exemplos conhecidos são Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay;
– Pagamento via aplicativo de banco ou fintech: são transações financeiras realizáveis diretamente pelos aplicativos dessas instituições financeiras. O Pix é um ótimo exemplo de método que permite essa forma de uso. Basta o cliente acessar a área Pix do app bancário e, por meio de uma chave, função copia e cola, ou leitura de QR code, efetivar o pagamento.

A escolha do tipo certo faz toda a diferença para o sucesso do pagamento mobile em grandes negócios, pois ajuda a atender as necessidades do público e otimizar a operação da empresa.

Quais as vantagens do pagamento mobile para empresas?

Quanto às vantagens do pagamento mobile para empresas, estas são as que mais se destacam:

1. Agilidade nas transações;
2. Redução de custos com intermediários;
3. Mais controle e monitoramento de fluxos financeiros;
4. Experiência melhorada para clientes e colaboradores.

Entenda os motivos!

1. Agilidade nas transações

Uma das principais vantagens do pagamento mobile em grandes negócios é que esse recurso permite a entrega de transações financeiras mais rápidas e sem atritos, o que ajuda a aumentar a satisfação do cliente e, por consequência, as taxas de conversão, tanto em vendas online quanto em vendas presenciais.

Além disso, contribui para atrair o público que prefere checkouts rápidos e métodos modernos, alinhados à sua rotina, e grupos de consumidores e parceiros comerciais adeptos de novas tecnologias.

2. Redução de custos com intermediários

Implementar o pagamento mobile para empresas de grande porte é uma estratégia eficaz para reduzir custos operacionais relacionados à segurança e à movimentação de dinheiro em espécie, bem como para eliminar os gastos com máquinas de cartão, como aluguel e compra.

Ao aceitar diferentes métodos de pagamento, como o Pix e carteiras digitais por meio de dispositivos móveis, a companhia arca com tarifas consideravelmente menores em comparação com outros recursos, o que também pode impactar positivamente a margem de lucro.

3. Mais controle e monitoramento de fluxos financeiros

Os pagamentos mobile em grandes negócios tornam o processo de recebimento mais rápido e eficiente, o que melhora o fluxo de caixa e a gestão financeira da empresa.

O registro instantâneo e automático das transações, por exemplo, fornece uma visão clara de todas as entradas de valores. Essa percepção facilita as análises financeiras, inclusive em tempo real, e aprimora as tomadas de decisão ao gerar dados reais e confiáveis.

4. Experiência melhorada para clientes e colaboradores

A conveniência do pagamento mobile eleva a satisfação do cliente ao permitir checkouts em segundos, seja em lojas físicas ou virtuais, e sem a necessidade de cartões ou dinheiro.

Para os colaboradores, essa agilidade no momento da cobrança simplifica os processos operacionais, já que ajuda a reduzir filas e, por consequência, melhora o fluxo de trabalho.

Como você percebeu, implementar pagamento mobile em grandes negócios representa uma importante inovação que vai além do simples aprimoramento da cobrança. O recurso também aumenta a eficiência operacional, eleva a competitividade e proporciona um crescimento sustentável da companhia.

Como escolher um meio de pagamento mobile?

Para saber como escolher um meio de pagamento mobile para o seu negócio, considere estes critérios:

– segurança: verifique as camadas de proteção que o meio de pagamento oferece, como criptografia, tokenização e autenticação biométrica, para assegurar tanto os dados de clientes e parceiros quanto os da sua empresa;
– velocidade: a agilidade nas transações é um fator-chave para melhorar a experiência de quem compra e otimizar o tempo de checkout. Além disso, processos demorados geram insegurança, o que pode levar o cliente a desistir da aquisição;
– integração com ERP: um bom meio de pagamento mobile em grandes negócios deve se integrar facilmente ao sistema de gestão da sua empresa (ERP). O objetivo é viabilizar o acompanhamento do comportamento dos consumidores e do fluxo de caixa em tempo real e de maneira fluida e otimizada;
– custo por transação: avalie as taxas e os custos operacionais de cada meio de pagamento para escolher a opção mais vantajosa economicamente para seu negócio, que não comprometa a margem de lucro e que, ainda assim, atenda às preferências do seu público-alvo;
– volume de transações: escolha meios de pagamento capazes de processar o número de vendas da sua empresa de forma eficiente e sem interrupções. Aqui, é importante considerar o fluxo diário e também os períodos sazonais;
– perfil dos clientes: o pagamento mobile em grandes negócios precisa ser compatível com as preferências do público-alvo para potencializar a aceitação. Para descobrir quais são, analise dados do seu sistema financeiro e verifique os métodos que seus clientes mais usam, ou faça pesquisas diretas para obter essa informação;
– tendências de adoção no mercado corporativo: considere as inovações que ganham cada vez mais adeptos, como o Pix, que se tornou um meio de pagamento preferido dos brasileiros, ou o Tap to Pay.

Lembre-se de que um dos objetivos do pagamento mobile em grandes negócios é oferecer uma experiência de compra mais fluida e dinâmica, o que contribui para o aumento das conversões e a fidelização do cliente.

Portanto, não basta conhecer essa tecnologia e aprender como funciona. Manter-se por dentro das atualizações e preferências dos consumidores é um diferencial importante. Inclusive, no tópico seguinte você confere o que está por vir nesse mercado.

Quatro tendências de pagamento mobile no mercado corporativo

Expansão do Pix, pagamentos instantâneos e contactless, Open Finance e integração de sistemas financeiros, uso de análise de dados para otimização de transações e crescimento da adoção por grandes negócios e redes varejistas são as principais tendências de pagamento mobile no mercado corporativo.

Entenda os detalhes de cada uma!

Expansão do Pix, pagamentos instantâneos e contactless

Segundo o levantamento da Febraban, o Pix fechou 2024 com 63,8 bilhões de transações, um aumento de 52% em comparação com 2023.

A quantidade de operações por esse meio de pagamento superou as realizadas via cartão de crédito, débito, boleto, TED, cartão pré-pago e cheques, e o consolidou como o método que os brasileiros mais utilizam.

No que se refere aos pagamentos instantâneos e via contactless, a pesquisa do Mobile Time/Opinion Box revelou que 56% dos entrevistados pagaram por aproximação com o smartphone em uma maquininha de cartão.

Outros 89% afirmaram pagamentos via QR code com o celular. Desses, 75% usaram o método pelo menos uma vez nos 30 dias anteriores ao estudo, que foi em novembro de 2024.

Esses números confirmam que a implementação de pagamentos mobile em grandes negócios é uma medida que garante o atendimento às atuais preferências dos consumidores.

Se considerarmos que cada vez mais as pessoas querem praticidade, eficiência, comodidade e segurança na hora de pagar por suas aquisições, a tendência é um considerável aumento do uso desses métodos.

Inclusive, o levantamento do Grand View Research estima que a base de usuários desse tipo de pagamento atingirá 3,8 bilhões em todo o mundo até o final de 2025.

Open Finance e integração de sistemas financeiros

A pesquisa da Zoop, em parceria com a PiniOn, revelou que 44% dos brasileiros que conhecem o Open Finance já compartilham dados entre instituições financeiras. Entre os que ainda não utilizam esse recurso, 19% pretendem adotá-lo em breve.

O levantamento também revelou que, em março de 2025, 18% dos entrevistados consideravam o Sistema Financeiro Aberto muito seguro.

Quem já o utiliza, percebeu diversas vantagens, como:

– acesso a mais opções de produtos e serviços (36%);
– melhor visibilidade das finanças (35%);
– recebimento de ofertas personalizadas (31%);
– portabilidade rápida e automática (30%);
– competição saudável entre as instituições financeiras (22%).

Um ponto positivo que interfere diretamente no pagamento mobile em grandes negócios é o fato de o Open Finance facilitar a integração de sistemas financeiros.

O recurso permite que empresas e consumidores compartilhem seus dados bancários de forma segura, o que estimula a competitividade e a criação de novas soluções.

Dessa forma, o Open Finance contribui para a formação de um ecossistema financeiro mais dinâmico e inovador, que otimiza processos e ajuda a personalizar serviços, o que é fundamental para o crescimento de empresas de qualquer segmento.

Uso de análise de dados para otimização de transações

A coleta de informações de transações financeiras permite compreender o comportamento e as preferências dos consumidores.

Essa percepção facilita a personalização de ofertas e a criação de promoções e campanhas alinhadas aos gostos dos clientes e parceiros, o que ajuda a entregar experiências de compra mais relevantes e com mais chances de conversão.

Ao usar uma plataforma online para centralizar os pagamentos mobile em grandes negócios, é possível reunir todos os dados em um único lugar, o que fornece uma visão clara do comportamento de consumo dos clientes.

Essa centralização de informações facilita a criação de estratégias de vendas mais eficientes e a tomada de decisões embasadas em dados que potencializam o crescimento da empresa.

Crescimento da adoção por grandes negócios e redes varejistas

A Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2024, volume 2, confirmou que a chegada de novas tecnologias, bem como a mudança de comportamento e preferência dos consumidores, são os principais motivos da transformação financeira no Brasil.

Para você ter uma ideia, o Balanço do Setor 4º Trimestre de 2024 da Abecs, Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, revelou que os pagamentos por aproximação movimentaram mais de R$ 1,5 trilhão em 2024, o que representa 48,3% a mais do que o total do ano anterior.

Contudo, esse crescimento aconteceu não apenas pelos dois fatores que citamos (novas tecnologias e comportamento do consumidor), mas principalmente pelo fato de as empresas adotarem essas mudanças.

A Visa, por exemplo, revelou que o número de smartphones habilitados com a tecnologia Tap to Pay, que transforma esses dispositivos em maquininhas de cartão, chegou a 1,2 milhão em 2023 no Brasil. Esse número coloca o país como o que mais realiza operações financeiras nesse formato no universo dessa bandeira de cartão.

Essas pesquisas também colocam o pagamento mobile em grandes negócios como uma prioridade estratégica, já que a inovação tecnológica e a aceitação do cliente impulsionam a modernização do mercado.

Qual o melhor meio de pagamento mobile para grandes negócios?

O melhor meio de pagamento mobile para grandes negócios é aquele que combina praticidade, comodidade e segurança para o cliente, e eficiência operacional e otimização de gestão financeira para a empresa.

Entre os diversos tipos disponíveis no mercado, a escolha certa depende de uma análise minuciosa das necessidades da sua companhia, como:

– modelo de negócio;
– ticket médio;
– volume de transações;
– perfil e preferências do seu público-alvo;
– especificidades da sua operação, como a presença em múltiplos canais de venda e a necessidade de integração com diferentes sistemas financeiros.

Assim, na hora de escolher, tenha em mente que um pagamento mobile para empresas de grande porte precisa garantir a segurança dos dados, a agilidade nas transações e permitir a integração com os sistemas de gestão da companhia.

Pagamento mobile em grandes negócios: como adotar? Seis passos!

Agora que você sabe tudo sobre pagamento mobile em grandes negócios, resta apenas descobrir como adotar essa solução, certo? Os principais passos são:

1. Avalie as necessidades internas: analise a estrutura da sua empresa para identificar os pontos de venda que mais se beneficiariam com esse método, a infraestrutura de TI existente e as integrações necessárias;
2. Escolha a tecnologia certa: o tipo de solução precisa se alinhar com o perfil do seu cliente. Se a maioria dos consumidores é mais digital, opções, como QR code ou carteiras digitais podem ser mais eficazes;
3. Selecione o fornecedor: pesquise plataformas de pagamento que ofereçam as funcionalidades de que a sua empresa precisa. Avalie a segurança, as taxas, a facilidade de integração e o suporte técnico;
4. Planeje a implementação: defina um cronograma, treine as equipes responsáveis e realize testes para garantir que tudo funcione de forma fluida antes de lançar a solução para os clientes;
5. Comunique a mudança: informe clientes, parceiros e colaboradores sobre o novo método de pagamento e os benefícios que a mudança traz para todos;
6. Monitore e otimize: após a implementação, analise o desempenho da solução para identificar oportunidades de melhoria. Colete feedback de clientes e colaboradores para refinar o processo.

A adoção de um sistema de pagamento mobile em grandes negócios é um processo estratégico que exige atenção e planejamento. Contudo, também traz resultados significativos para a eficiência e o crescimento da companhia.

Qual a importância do pagamento mobile em grandes negócios?

Esse método se tornou um importante aliado para as companhias, pois se trata de uma adequação ao mercado, bem como de uma forma de atender melhor aos clientes e parceiros e, por consequência, fazer o negócio crescer.

Além disso, ao adotar essa tecnologia, empresas de grande porte elevam a capacidade de atrair e fidelizar clientes, reduzem custos operacionais e criam novas oportunidades de crescimento em mercados cada vez mais digitais.

Trata-se, portanto, de uma estratégia que vai muito além da simples transação. Afinal, o pagamento mobile em grandes negócios também gera valor para a marca, otimiza o fluxo de caixa e contribui para um crescimento sustentável em longo prazo.

E a sua empresa? Está pronta para esse novo cenário?