
As novas modalidades de pagamento podem ser decisivas para uma conversão ou uma fidelização também no mercado B2B.
Além disso, aproximadamente 91% dos profissionais explicaram que preferem compras no meio eletrônico do que realizar compras por métodos offline. Somada a esses números ainda há uma previsão do Whitepaper "The Ultimate B2B E-commerce Guide: Tradition is out. Digital is in", da DHL Express, de que até 2025 80% das vendas B2B ocorrerão no meio digital.O mercado B2B está preparado?
A questão que fica é se os agentes do mercado B2B estão preparados, ou pelo menos se preparando, para seguir essa tendência de crescimento e atender cada vez melhor seus consumidores. Se adequar às novas formas de pagamento é realmente necessário? Afinal, elas podem ser o fator decisivo para uma conversão e até mesmo fidelização. E isso não é diferente no B2B! Os meios de transação mais utilizados pela indústria, nos dias de hoje, são: crédito comercial e tradicional, boletos, cartão de crédito, transações bancárias, crédito instantâneo etc. Esses meios cumprem o objetivo, mas trazem desafios para a indústria, como:- Taxa alta do crédito comercial;
- Demora na aprovação de crédito.
Atenção ao Pix e seus benefícios para lojista e consumidor
Os brasileiros já vinham mudando alguns hábitos de consumo e formas de fazer suas compras. A pandemia acelerou essa mudança. Somado a isso, o Pix veio para revolucionar o jeito com que a população lida com dinheiro, e caiu logo na graça dos consumidores. Então, se o brasileiro está comprando mais de forma online e usando mais o Pix, por que não juntar o útil ao agradável e oferecer uma forma de pagamento que atenda esse consumidor? Atualmente, há empresas que oferecem a solução de parcelamento via Pix. Essa é a modalidade de pagamento Buy now Pay later (compre agora, pague depois). E não, não é crediário! O parcelamento via Pix é uma tendência que está crescendo entre lojistas. Essa solução é melhor do que as formas tradicionais de pagamento porque incluem vantagens como:- Não é necessário cartão de crédito;
- Não há juros;
- O pagamento das parcelas ocorre de maneira quinzenal;
- Aumento do ticket médio do lojista;
- Aumento de conversão;
- Experiência fluida e rápida, sem necessidade de várias etapas junto ao consumidor;
- A liberação do pedido é imediata e não precisa esperar a compensação, como no caso dos boletos;
- Aumento da fidelização do cliente.