Este texto é baseado na palestra que dei no último Fórum E-Commerce Brasil, sobre como o CRM está moldando o marketing do futuro!
No cerne da transformação do marketing está a evolução de uma função de redução de custos para uma abordagem centrada no cliente. O marketing digital e as estratégias de marketing social não são apenas sobre publicidade; envolvem a criação, operação e evolução destas estratégias, com o CRM desempenhando um papel significativo na gestão do ciclo de vida da informação nas empresas. O marketing é um processo empresarial voltado para descobrir, criar e satisfazer as necessidades dos clientes, onde a visão e a inspiração do CEO são fundamentais para atrair ou “comprar” clientes.
A estratégia nos negócios e como ela se relaciona com o conceito de plataformas é de extrema importância. A estratégia transforma aspirações em realidade e as plataformas são sistemas programáveis que suportam comunidades e aplicações, personalizáveis por desenvolvedores externos. Essas plataformas e ecossistemas habilitados por elas facilitam interações e transações nos mercados, enfatizando a necessidade de focar nas pessoas e comunidades, não apenas nos produtos e tecnologia.
No novo mundo digital, as empresas se movem de uma realidade física para uma dimensão onde o físico é aprimorado e estendido pelo digital, criando um Espaço Digital. Este espaço, articulado pela dimensão social da realidade, permite plataformas que criam e facilitam conexões, relacionamentos e a criação de significados. As empresas, então, deixam de ser canais para se tornarem parte de uma rede, com o marketing voltado para entender as relações e interações dentro do Espaço Digital.
O “Espaço Digital” transformou o marketing, com base na teoria da sociedade em rede de Castells, onde os espaços digitais são caracterizados por fluxos de trocas e interações entre agentes. Em contraste com o marketing tradicional, o marketing no espaço digital gira em torno de descobrir comunidades e suas necessidades, construindo uma comunidade antes de precisar dela, tornando o marketing mais fluido, acessível e eficaz.
As plataformas e comunidades são importantíssimas no marketing do futuro, onde estratégias de marketing tradicionais tornam-se obsoletas frente às transformações trazidas pela tecnologia. Em vez disso, surgem sistemas ecológicos baseados em plataformas, exigindo a criação de valor e exclusividade para os usuários para atrair e reter usuários em uma plataforma. No entanto, alerto que essa estratégia pode ser arriscada, pois os usuários podem se tornar dependentes desses incentivos, impactando a sustentabilidade da plataforma.
A revolução digital transformou produtos em serviços e organizações em redes, com agilidade como palavra-chave. Nessa nova economia, os princípios são baseados em aprendizado e desempenho na era da informação, com a articulação de propósitos sendo contínua. A tomada de decisões é distribuída, mas é necessário manter erros essenciais de robustez, resiliência e responsabilidade. O marketing do futuro não é mais um núcleo no negócio, mas um hub que articula todo o negócio, com as pessoas sendo a chave para o sucesso dos negócios, e a inteligência englobando as dimensões computacional, social e autônoma.
Tenho minha estratégia para transformar organizações, que é a “Estratégia dos Três Curativos”, que abrange (1) revolução e transformação, (2) inovação e evolução, e (3) desempenho e adaptação. É necessária a cooperação e colaboração na orquestração desses processos, essenciais para o sucesso dos negócios, sendo necessário correr riscos e engajar os membros da equipe para transformar uma organização.
Assista abaixo a palestra completa: