Logo E-Commerce Brasil

Dicas para trabalhar a fidelização do seu cliente pós-Black Friday e gerar mais resultados para 2026

Por: Fernando Zambrano

oordenador de Sucesso do Cliente na Uappi

Fernando Zambrano é especialista em Customer Success, com mais de uma década de experiência em empresas de tecnologia SaaS. Seu trabalho é voltado para relacionamento, adoção de produto e estratégias que impulsionam o crescimento de vendas no e-commerce. Apoia empresas a escalar resultados online e elevar a experiência do cliente, conectando visão analítica a uma execução prática e orientada a impacto. Ao longo da carreira, liderou times de Sucesso do Cliente e conduziu iniciativas estratégicas que transformam insights em crescimento sustentável.

Ver página do autor

Não é necessário trazer dados neste texto que comprovem que a Black Friday é a melhor data de vendas do varejo online. Isso todos já sabemos. Entretanto, a Black Friday pode ir além dos descontos, ela pode trazer uma oportunidade de tracionar novas receitas para o próximo ano.

Pessoa sorrindo durante uma reunião enquanto aperta a mão de outra pessoa sobre uma mesa com gráficos.
Imagem: Reprodução.

Com o custo de captação elevado e as margens menores, vender por vender nesse período é tão ruim quanto não vender. É preciso ter uma estratégia desenhada que norteie os próximos passos no relacionamento com seu consumidor, de preferência entendendo qual o seu perfil: 1) o cliente que continuará sensível a preço ou 2) aquele que poderá tornar-se fiel à sua marca.

Ações que podem ser tomadas logo após a Black Friday

Orientação data driven

Separe dados relevantes da sua base de compras nesse período. Para cada pedido haverá indicativos de oportunidades, sendo que alguns podem dar sinais, tais como:

– o pedido tinha apenas produtos com descontos superiores a 30%?;
– o ticket médio do pedido é maior que o ticket médio histórico da loja?;
– quais as categorias compradas desses produtos?;
– comprou produtos não promocionais?;
– tem aberto e clicado em e-mails de quais assuntos quando sua loja dispara?;
– fez uso de cupom ou pontos de cashback disponíveis?

Dados movem ponteiros, e os exemplos acima podem indicar clientes sensíveis a preço, e clientes que podem tornar-se fiéis no ano seguinte. É importante estar baseado em dados para evoluir nessa relação.

Experiência positiva no processo pós-compra

Dar segurança no processo pós-compra é algo que as marcas podem trabalhar para demonstrar que para seu cliente não foi apenas uma venda, e sim uma experiência de compra.

Enviar e-mail ou WhatsApp (canal preferido da grande maioria) com os passos transacionais do pedido, desde a saída do pedido até ele se encontra, já é um passo ótimo para criar um cenário seguro.

Além disso, oferecer informações claras e precisas sobre a troca do produto, se for necessário, é um excelente passo para elevar essa experiência. Outras questões como dicas de uso do produto, bem como cuidados, são importantes nesse processo.

Outro passo importante é pesquisar junto ao cliente como foi todo o processo de compra e recompensar aqueles que responderem à pesquisa.

Faça uma campanha boomerang após a Black Friday

Para aqueles que compraram na Black Friday, ofereça pontos para gastar numa próxima compra com data limite de uso. O recurso de pontos é uma funcionalidade característica para aumentar as vendas do B2C no e-commerce.

Colocar pontos com base no valor da compra realizada, e fazer uma comunicação informando sobre isso, é uma campanha que também ajudará a definir o perfil do seu cliente no seu data driven.

O upsell precisa ser inteligente

Por fim, e não menos importante, o básico bem feito. A continuidade da sua comunicação sobre oferta de vendas com esse novo cliente precisa ser inteligente e estratégica.

Ofertar novos produtos para esse público passa por uma curadoria de possibilidades que estão relacionadas aos produtos que ele comprou no mês da Black Friday.

Em um exemplo rápido e prático: se um cliente comprou um celular, o caminho mais viável é ofertar acessórios ou até mesmo um seguro. Pós-Black Friday não é o momento para gastar a base com comunicações massivas e ofertas desalinhadas com o perfil. Teste hipóteses, alimente seus dados e traga os resultados ao longo do próximo ano.