Logo E-Commerce Brasil

O marketing de convergência

Com a nova era digital o fluxo de comunicação no Marketing On-line se inverteu. O cliente tem mais poder, podendo criar comunidades, informações e fazer exigências de preço e atendimento. Já o marketing de convergência não ocorre em uma só direção, é um processo colaborativo, em que estratégias do marketing convencional e do Marketing On-line são usadas para atender um novo cliente, o híbrido.

Mas quem é o novo consumidor?

O novo consumidor é  um pessoa resultante da convergência entre on-line e off-line. É um “consumidor centauro” não se considera um e-consumidor, tampouco pode ser classificado como um consumidor  tradicional. São pessoas que buscam exclusividade e personalização, mas também compram produtos de prateleiras. Querem interação social, participam de comunidades virtuais, mas não deixam de se encontrar com os amigos em locais físicos. Desejam opções variadas de canais para comprar, têm sede por competitividade de valor e utilizam diferentes meios para obter informações e tomar melhores decisões.

Voltando ao Marketing de convergência.

Esse novo consumidor, que caminha com pés rápidos nas novas tecnologias  mas ainda possui o antigo e imprevisível coração humano,  abre várias e novas oportunidades de crescimento, isso porque mercados antes esquecidos ou considerados impossíveis agora são acessíveis, pois não há limite de distância para a Internet.

O marketing de convergência visa união do on-line e off-line, do emocional com o racional da comunicação via Web com a física. Por isso, propõem uma nova estrutura do mix de marketing.

  • Convergência na Customização

O cliente pode participar do planejamento, da elaboração dos produtos, deixando-os customizados, os clientes ainda podem construir seus próprios produtos.

  • Convergência de Comunidades

O cliente híbrido valoriza relacionamentos interpessoais tanto no mundo virtual quanto no real, e pode fazer comunidades do modo que mais desejar. As redes sociais são a prova disso.

  • Convergência dos Canais

Os clientes querem se conectar as empresas em todos os canais, e ser reconhecido por conectar-se em canais múltiplos.

  • Convergência de Valor Competitivo

É o cliente quem faz a relação valor x preço do produto. Como ele tem esse poder, é preciso ter certeza de que deseja  ter a experiência de compra.

  •  Convergência de Escolha

As empresas precisam oferecer ferramentas que disponibilizem as informações suficientes para o cliente tomar a decisão de compra.

Esses pontos mostram a o que o novo consumidor centauro busca agora com mais poderes e cada vez mais autonomia no processo da compra. Basta a cada empresa se adequar a estas novas exigências ou ser moldado pelo mercado.