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O impacto positivo do marketing de afiliados na experiência do cliente

Por: Camila Almeida

Head of Advertisers Success na Admitad

Possui mais de 15 anos de experiência empresarial. É graduada em Administração pela universidade Mackenzie e possui MBA em Estratégia Comercial pela FIA. Camila já atuou nas áreas de marketing e vendas, desenvolvendo e implementando estratégias comerciais, conduzindo pesquisas de mercado e construindo relacionamentos de longo prazo com clientes. Atualmente, é líder da área de Advertisers Success na Admitad e responsável por garantir as expectativas e a satisfação dos anunciantes da rede.

A cada dia, fica mais simples para os consumidores encontrar alternativas às marcas das quais estão acostumados a comprar, o que reforça a necessidade de ganhar vantagem competitiva em pontos críticos na jornada de compra do cliente. O ato de comprar precisa ser fluido, sem atrito, agradável e, por que não, divertido.

Segundo dados do anuário CX Trends 2023, embora a qualidade continue a ser uma consideração importante para 65% dos consumidores comprarem novamente de uma marca, promoções, cupons e descontos impactam 58% das pessoas, enquanto que atendimento rápido e preciso refletirá em 50%.

A cada dia, fica mais simples para os consumidores encontrar alternativas às marcas das quais estão acostumados a comprar, o que reforça a necessidade de ganhar vantagem competitiva em pontos críticos na sua jornada de compra.

Ainda segundo a pesquisa do anuário, 86% das pessoas entrevistadas afirmaram priorizar marcas que oferecem uma boa experiência ao cliente, sendo que 75% estão dispostas inclusive a pagar por preços maiores para tal. É indiscutível a relevância do tema, que deve ser pauta obrigatória na estratégia de marketing das marcas.

Vantagens do marketing de afiliados

Uma das vantagens do marketing de afiliados para as marcas é capilarizar a comunicação de produtos e serviços, usando diferentes canais e públicos. Do outro lado da mesa, afiliados monetizam sua audiência e plataformas.

Toda a estratégia embarcada nos programas de parcerias deve permear essa via de mão dupla. Dentro dessa sinergia, anunciantes e afiliados buscam soluções para adicionar valor ao que entregam aos leads e consumidores e principalmente à sua experiência de compra.

O papel das redes de afiliados vai além de proporcionar maior alcance para as marcas anunciadas. É intrínseco ao nosso trabalho o olhar cuidadoso e estratégico ao mix de afiliados que divulgam a campanha. Sobretudo, buscar a melhor combinação dos canais e verticais para potencializar a performance. É nosso desafio construir um programa diversificado para que os afiliados contribuam em várias etapas do jornada de compra, garantindo fluidez ao funil e reduzindo quebras no fluxo.

Veja que um anúncio tem vida curta, ainda que seja extremamente efetivo, e sua influência encerra-se quando a divulgação quando sai do ar, enquanto que conteúdos em blogs e canais em plataformas como YouTube são permanentes, podendo gerar resultados por tempo indeterminado. Além de cumprir a missão de educar a audiência ao explorar atributos e benefícios do produto, a jornada da compra começará nesse primeiro contato que o lead tem com a marca e o produto.

Quando parceiros recomendam produtos ou serviços, transmitem confiança à audiência. Seu público valoriza suas opiniões e é influenciado pelas recomendações. Aqui estamos començando a construção da reputação positiva da marca. Promoções direcionadas a públicos exclusivos comunicadas pelos parceiros não apenas incentivam os leads a experimentarem os produtos da marca, mas também criam uma sensação de reconhecimento e lealdade. Esses são alguns exemplos de como podemos calibrar as iniciativas e os pontos de contato com os consumidores, cobrindo o máximo possível as mais diversas ferramentas digitais.

Cabe também à rede de parcerias acompanhar como serão a interação dos leads e a usabilidade das plataformas dos afiliados. Não basta direcioná-los de maneira ágil para o e-commerce das marcas, precisamos garantir que todo o conteúdo esteja correto e atualizado. Quem nunca teve a sofrida experiência de ser direcionado para uma página inexistente? Ou, ainda, descobrir que o cupom está vencido? Fornecemos tecnologia aos parceiros para que ambos os lados otimizem seu trabalho e ofereçam uma jornada com zero fricções.

É importante também destacar como o intercâmbio de informações que proporcionamos entre as marcas anunciantes e seus parceiros é de grande valor para rápidas correções de rotas das estratégias, ajustes técnicos e, principalmente, reforço de ações positivas para que sejam replicadas. Sem dúvida, adicionamos ao nosso papel de levar cada vez mais tráfego e performance aos anunciantes a valiosa contribuição na busca pela melhor experiência dos consumidores.