O segundo semestre surge como um grande aliado para melhorar o desempenho alcançado por sua loja virtual até aqui, afinal, vamos ter uma série de datas importantes que podem trazer receita, dentre elas o Dia dos Pais.
Em 2015, a data movimentou, segundo dados do e-Bit, R$ 1,51 bi, com ticket médio de R$ 424,00. Para termos uma ideia da expectativa para 2016 podemos nos referenciar pelo Dia das Mães que, em 2015, movimentou cifras bem próximas às do Dia dos Pais e esse ano alcançou um faturamento de R$ 1,6 bi.
Os números animam, mas é preciso se preparar para conseguir se destacar e atrair os clientes que buscam presentes para seus papais. Listamos algumas ideias que podem ser utilizadas por sua loja, ou ainda gerar insights para o desenvolvimento de outras ações.
Faça a comunicação certa com seu público
Ações diretas tendem a ser mais eficazes nesses períodos: uma boa opção são os comparadores de preço, principalmente quando o cliente não quer (ou não pode) gastar um pouco além de seu orçamento atual, e, por isso, vai em busca de bons produtos com preços acessíveis. Ao utilizar outros canais, como Facebook e e-mail marketing, por exemplo, vale muito criar kits com diferentes produtos, o que pode ser um benefício de mão dupla:
- Para o consumidor é a possibilidade de dar um presente melhor com menor custo;
- E, para o lojista, é a chance de comercializar os produtos que sozinhos poderiam ficar parados no estoque.
O presente sem erro: vale presente
Quando os filhos têm medo de errar no presente, o vale presente passa a ser uma boa opção. Ofereça e dê destaque a esse modelo no seu site, se eles vierem acompanhados de condições diferenciadas, como frete grátis ou a possibilidade de parcelamento sem juros.
Atendimento é importante
O cliente muitas vezes vai querer tirar dúvidas antes de fazer a compra. Desta forma, ofereça um canal para chat ou, se não for possível, tenha pelo menos alguém no Facebook interagindo com seus consumidores. O Facebook pode, por exemplo, ser utilizado para propor dicas de presentes para os pais, trabalhando perfis diferentes como: pais esportistas, os pais mais sérios, os pais mais “cool” e apresentar ideias para que os filhos indecisos possam fazer a escolha do presente com mais segurança. Isso cria uma experiência diferenciada, que pode gerar uma fidelização desse cliente no médio prazo.
Destaque no site para os produtos certos
Aqui vale uma reflexão, se você têm produtos com mais apelo para o Dia dos Pais, eles precisam estar visíveis. Por isso, durante esse período, reestruture os produtos da home para que eles tenham o devido destaque. Aqueles kits de produtos, que citei lá em cima, podem fazer parte de sua estratégia de destaque na home.
Ofereça a possibilidade de compras via mobile
As compras realizadas por dispositivos móveis precisam estar no seu radar. De acordo com a 33ª edição do Webshoppers, 35% dos acessos às lojas virtuais são feitos por meio de dispositivos mobile. Além disso, o dia das mães desse ano teve 20% do total de vendas das lojas virtuais sendo realizadas por meio de dispositivos móveis, portanto vale a pena investir nesse tipo de plataforma.
Só é preciso se atentar que, assim como em sua loja virtual, será preciso fazer o cliente se sentir seguro ao realizar uma compra no mobile. Hoje já existe a possibilidade, por exemplo, de exibição do selo que indica, durante todo o processo de compra no mobile, que o site é blindado, o que aumenta as possibilidades de conversão.
Seguindo essas dicas, você aumenta as chances de vender mais durante uma das datas mais importantes para o comércio eletrônico no segundo semestre, que é o Dia dos Pais.