Há alguns meses atrás dei uma entrevista para um canal sobre e-mail marketing. A primeira pergunta feita foi comum entre outras entrevistas que já dei sobre a mídia. Me foi perguntado “Rafael o e-mail marketing morreu?”
Respondi como sempre respondo, que não morreu e dificilmente morrerá, e expliquei porque entendo dessa forma. Porém, essa entrevista me fez ficar pensativo. Pensei em porque as pessoas ainda perguntam isso e logo que falam muito da morte do facebook, do twitter e tantas outras mídias.
Cheguei à conclusão que a base que muitas pessoas tomam para ‘matar’ o e-mail marketing está diretamente ligada à 5 coisas:
1. Más experiências
Muitas empresas começam fazendo e-mail marketing com newsletter, algo mais informativo e com apenas este foco. Por vezes a mídia vira uma boa possibilidade de venda e captação. Com isso são enviados e-mails em massa, normalmente sem um cuidado técnico, usa-se um ESP (ferramenta de disparo) ruim ou sem suporte e os e-mails começam a não chegar nas caixas de entradas dos usuários e pior, a mídia começa a dar prejuízo.
2.Falta de conhecimento
Assim como diversas outras mídias, o e-mail marketing é extremamente técnico. Ele exige um conhecimento técnico altíssimo sobre servidores, entregabilidade, boas práticas e claro: atualização constante. Muitas das pessoas que fazem e-mail marketing hoje no mercado não tem o mínimo de conhecimento sobre a mídia e muitas vezes não é por falta de vontade. mas por falta de referências boas para ler. Eu mesmo, faço minha atualização semanal acompanhando alguns Blogs, cito alguns deles abaixo:
- Blog da Return Path – http://br.returnpath.com/blog-press
- Alguns guias bem legais sobre como criar uma peça e várias outras coisas – https://www.campaignmonitor.com/guides/
- Blog da de alguns ESP como All In e Responsys –http://www.allinmail.com.br/blog-de-email-marketing/, http://www.responsys.com/blogs/nsm
- O Marketing Sherpa – http://www.marketingsherpa.com/
- Blog da Litmus – https://litmus.com/blog/
- E claro o próprio portal E-Commerce Brasil
3. Falta de equipe qualificada
Uma equipe multidisciplinar é fundamental. Não podemos esquecer que e-mail marketing, além de tudo é puro marketing, e isso demanda um senso de marketing, de redação, de design, planejamento, estratégia e análises diversas. Muitas empresas deixam todas essas tarefas na mão de um único profissional e isso faz com que o mesmo (pela falta de ter mais braços) faça o e-mail marketing como a maioria do mercado faz, acaba usando a maior parte do seu tempo para programar e-mails, revisá-los e destina pouco tempo para pensar nos disparos e analisar. Gerando não só mais resultados de vendas, mas um amadurecimento necessários do trabalho.
4. Falta de planejamento
Isso é ruim para qualquer mídia, mas para o e-mail marketing é ainda pior. Um trabalho profissional de e-mail marketing necessita e vive de uma planejamento bem feito e constantemente revisado. Quando se tem uma base de e-mails engajada, você tem claro boa parte do caminho, porém ainda falta alguns passos pra estes comprarem. Planejar boas vindas, recompra, reativação, atualização de dados dos usuários e não só em vendas diárias, deve entrar dentro do planejamento para que possamos ter um trabalho continuo e rentável com a mídia.
5. E-mail Marketing não é Cool
O e-mail marketing é um mídia focada em comunicação one-to-one e com isso a visibilidade é bem menor. O investimento de muitas marcas na mídia é pequeno e isso faz com que poucas pessoas se atraiam em trabalhar com e-mail marketing. Porém acredito que estamos passando por uma amadurecimento do mercado e com ele a necessidade de profissionalização do trabalho com a mídia e claro de profissionais. Muitas mídias como social e mídias focadas em leilão tem um nível de trabalho altíssimo e por consequência um volume alto. E com isso o e-mail marketing surge como uma nova opção para algumas marcas com ROI interessante e com um entendimento que, diferente de outras mídias, o ‘custo por impacto’ é muito menor.
Para finalizar gostaria novamente de responder o que me foi é perguntado.
E-mail marketing não morreu 😉
Grande abraço!