O objetivo maior deste artigo é explicar de forma mais lúdica os tipos de clientes que normalmente temos em uma base de e-mail marketing com base em amizades que passam por nossas vidas.
Muitas pessoas passam, algumas ficam, mas com isso geramos diversos “grupos de amigos”. Vou separar alguns abaixo e vamos tentar compará-los a sua base de e-mail marketing.
Existe aquele tipo de amigo que nunca mais vimos, por falta de tempo ou até porque a vida nos levou para lugares distantes. Estes vamos chamar de amigos de longa data.
Existem ainda os novos amigos, aqueles que por algum motivo conhecemos, nos apresentamos e conversamos algumas vezes. Estes vamos chamar de novos amigos.
Existe aquele tipo de amigo mais interesseiro, que nos tem como amigos para tirar uma certa vantagem em alguma coisa. Estes vamos chamar de amigos por interesse.
Existem aqueles amigos do peito, amigos de fé, irmãos camaradas, que gostam muito de nós. Estes chamamos de amigos do peito.
E por fim, existem aqueles amigos que não falamos mais por ter rompido a relação de amizade por alguma briga ou desentendimento. Estes vamos chamar de desamigos.
Comparando esses simples grupos de amigos, podemos pensar que amigos de longa data, é aquela base de e-mails que não interage há muito tempo, por mais de 180 dias por exemplo. Eles esperam, de uma certa forma, que exista um novo encontro ou algo que faça sua marca se comunicar com eles. Aqui podemos testar horários, dias diferentes, afinal, não sabemos mais os hábitos desses amigos que há tempo não vemos. Imagina se algum deles virou guarda noturno? Os horários que você enviada e-mails pra ele podem não ser os mais nobres e isso pode ter te afastado da amizade.
Os novos amigos são aqueles com quem estamos iniciando uma relação, possivelmente eles já tenham uma vaga ideia de como sua empresa é, pela reputação que passa para os “outros amigos do mercado”, mas isso pode mudar de acordo com a confiança que você passar na comunicação e pertinência dos assuntos. Esses novos amigos tem hábitos que podem estar de acordo com algo específico que você vende, mas eles também podem apenas simpatizar com a sua marca, querer conhecê-la melhor para talvez aí avançar na relação, comprando seus produtos. Aqui vale uma comunicação de boas vindas, focada em como sua empresa é, o que vende e o que tem a oferecer, talvez suas vantagens, boa exposição de produtos e claro, se possível, jogar para uma landing page bonita com tudo isso junto.
Os amigos por interesse possivelmente só vão interagir ou comprar com você se receberem algum benefício, desconto, cupom ou algo que faça ele sentir que tem uma vantagem em comprar com você. Esse tipo de amigo você consegue identificar com o tempo, de acordo com a interação com as suas peças. Se ele clica só onde tem promoção, se compra só quando manda cupom, podem ser indícios de que é um amigo por interesse.
Amigos do peito são aqueles que sempre abrem seus e-mails, clicam e por vezes compram. Esses aceitam mais visitas, ou seja, você pode mandar mais e-mails, pois eles gostam da sua marca, seja pelos produtos, seja pela sua comunicação, mas gostam. Com eles você pode fazer testes de novas peças, enviar no domingo, afinal, sempre vou ver os amigos no final de semana.
Os desamigos você deve monitorar e entender o que causou a “briga” com sua marca. Talvez você foi aquele tipo de amigo que sufoca, manda e-mails toda hora, muitos por dia e isso causou mal estar na relação. Talvez eles tenham tido uma má experiência com sua marca e foi tão grave que eles não querem mais nada que venha de você. Mesmo isso sendo mais difícil de monitorar, se você conseguir pode planejar uma reaproximação mais estratégica. Para quem não consegue chegar a um nível maior de porquês da quebra da amizade, vale deixar a “raiva passar”, enviar um e-mail por mês quem sabe, com comunicações bem diferentes e caso eles te deem outra chance de recomeçar a amizade, vá com calma, devagar. A qualidade será melhor que a quantidade.
Clientes são como amigos, você pode tê-los pra sempre, por pouco tempo ou até perdê-los, tudo depende de como você conduzirá essa relação.
Grande abraço, amigos.