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Lead x venda no e-commerce: o que sai mais barato?

Por: Diego Santana

Especialista em Performance para E-Commerce

Diego Santana é Gestor de Performance, Especialista em Growth para E-Commerce, Professor/Palestrante, atua no comércio eletrônico desde 2006 e oferece soluções para Gestores e Lojistas melhorarem os resultados das vendas on-line. Em 2023, ajudou a realizar mais de R$770 milhões em vendas digitais.

Neste artigo vou apresentar um estudo de caso onde criarmos um novo canal de aquisição e reduzimos o CAC em 44,77% em apenas 3 semanas.

O cenário

Quando iniciamos a parceria com um de nossos clientes de e-Commerce, tínhamos um CAC de R$72,60 (para novos clientes), com um ticket médio de R$ 315. Além disso, a empresa tinha uma forte dependência de mídia paga para garantir vendas diárias.

O problema

Um CAC a R$72,60 estava completamente fora do ideal com base no planejamento deles.

Isso ficava ainda mais grave quando olhávamos a dependência de mídia paga para manter a empresa vendendo todos os dias, indicando uma estratégia de aquisição de clientes ineficiente e potencialmente insustentável.

A solução

O segmento desse cliente era moda e juntos decidimos criar uma landing page simples de captação de leads conforme a imagem abaixo:

Disparamos esse convite junto com a nossa newsletter, que era enviada diariamente às 7:35 da manhã. A ideia consistiu em enviar um e-mail formatado com dicas, conteúdo e ideias para se vestir bem gastando pouco.

O formato do e-mail era bem simples. Coisas como “Últimas Tendências”, “Moda Nacional”, “Moda Internacional” e “Dica da Especialista” Começamos a rodar ads para esse projeto da newsletter e nos deparamos com um custo de aquisição de R$ 1,12 por Lead.

A promessa da página era ótima, a ideia também e o público estava bem animado com o conteúdo criado.

Depois de 3 semanas de disparos, começamos a incluir algumas ofertas e promoções no conteúdo. Nessa hora, nosso e-mail já tinha uma taxa de abertura 3x maior do que o e-mail tradicional de propaganda.

Analisando o canal e-mail no Analytics, a taxa de conversão média era de 2,8%. Óbvio, ficamos super empolgados e seguimos com a captação e disparos conforme o programado.

O resultado

Chegando no final a terceira semana, decidimos calcular o ROI dessa ação, e os resultados foram:

. R$ 72,60 investidos por dia (decidimos investir o mesmo valor do CAC)
. R$ 1,12 média por Lead = 64 Leads por dia
. Total investido em 3 semanas: R$ 1.524,60
. 1.361 leads captados
. Taxa de conversão do e-mail: 2,8%
. Total de vendas: 38 pedidos
. Ticket médio: R$ 315,00
. Faturamento total: R$ 11.970,00
. CAC dessa ação: R$ 40,12

Ainda tínhamos 1.323 Leads que não haviam comprado – e agora podíamos trabalhar a recompra com esses novos compradores. Ao comparar o cenário inicial com os resultados conquistados após 3 semanas, tivemos uma melhoria considerável nos números. Veja:

✅ Redução de 44,77% no CAC
✅ Ampliação semanal da base de e-mail: 100%
✅ Projeção mensal de leads: 1.792 Leads
✅ Ferramenta utilizada: Mailbiz

Um novo canal de aquisição foi criado com sucesso, atingindo o objetivo principal de redução de CAC.