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Planejamento antecipado para uma Black Friday de sucesso

Por: Gustavo Ferreira

Business Consultant, Entrepreneur and Best-Seller Author

Gustavo Ferreira é empresário, atua com consultoria de marketing e negócios para clientes no Brasil, Austrália, Canadá e Estados Unidos; realiza palestras, cursos e treinamentos presenciais e on-line e é professor convidado da PUC-RS para cursos de especialização e MBA em Marketing, sobre o tema Gatilhos Mentais; Gustavo é co-fundador da Agência Adcraft Lab, agência especializada em criativos para anúncios em escala, já gerou mais de 40 milhões em vendas para seus clientes, e gerencia mais de 7 milhões de dólares em campanhas de publicidade online. Gustavo Ferreira é autor do best seller "Gatilhos Mentais: o Guia completo com Estratégias de Negócios e Comunicações Provadas para você aplicar", que já vendeu mais de 300 mil cópias, e é nº1 em vendas na Amazon, e de “Copywriting: Palavras que Vendem Milhões”, entre outros livros. Seu último lançamento é o “Cartas de Ouro para Empreendedores”, um guia prático para quem deseja ter um negócio de sucesso. O livro traz métodos eficientes para prospectar clientes e aumentar o impacto da marca.

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Você já planejou sua Black Friday? Estou escrevendo este texto em março e ainda não sei exatamente quando ele será publicado, mas acredito que até o mês de abril. Eu sei que isso é contra as melhores práticas dos ‘Deuses do SEO’, e que eu só deveria publicar este artigo mais próximo da Black Friday, que será quando as pessoas estarão, ativamente, buscando sobre esse assunto.

Palavras BLACK FRIDAY escritas em parte de um notebook junto a presentes.
Imagem: Freepik.

Porém, este texto é para você que VAI rodar sua Black Friday em novembro, mas que sabe que uma Black Friday bem feita precisa ser planejada de forma antecipada, e que não se trata apenas “dar desconto em alguma coisa” para vender mais.

Se você está lendo isso, eu acredito que você não fará o famoso “metade do dobro” como forma de enganar as pessoas, e que, realmente, você está buscando uma estratégia sólida para ter resultados efetivos e oferecer algo genuíno para seus clientes.

Para isso, compartilho aqui com vocês três das minhas estratégias, que considero fundamentais, para realizar uma Black Friday de sucesso:

1. Ofereça exclusividade

Em vez de focar em descontos massivos, crie uma sensação de exclusividade em torno de seus produtos ou serviços. Ofereça algo exclusivo que só possa ser adquirido durante a Black Friday.

Enquanto outros focam em descontos, você pode criar uma sensação de exclusividade em torno de você e de sua empresa, em torno dos seus produtos e de seus serviços… e você nem precisa oferecer um valor menor para isso, se não quiser, já que essa abordagem não é sobre baixar preços drasticamente, mas sim sobre criar valor percebido.

Muitas empresas que sigo têm ofertas exclusivas durante a Black Friday, e eu espero ansiosamente por essas promoções todos os anos, pois sei que é a única maneira de ter acesso a alguns desses conteúdos exclusivos.

2. Engaje com uma causa maior que você

Uma forma que você tem de se diferenciar é vincular cada venda a uma causa. Logo que começou a pandemia, por exemplo, cada venda em uma campanha que fiz gerava a doação de um kit de cesta básica para uma instituição. Em determinado momento, foi feita uma promoção, mas mesmo quem pagou o preço cheio não quis reembolso, pois preferia contribuir com a causa. Em outra ocasião, associei vendas à plantação de árvores, e muitos clientes compraram mais de uma vez para aumentar o impacto ambiental positivo plantando mais árvores.

3. Fale para seu cliente não comprar

Incentivar o consumo consciente é uma estratégia ousada, mas eficaz. Essa é uma das estratégias que mais gosto, porque pode chamar a atenção do seu público de uma forma diferente.

Conduza uma campanha que incentive seus clientes a não comprar por impulso. Tenho o exemplo de uma marca que pediu aos clientes que não comprassem uma determinada blusa, se já tivessem roupas suficientes. Toda a campanha foi ligada ao consumo consciente. Apesar de eu não saber quantas vendas foram realizadas, a campanha foi um sucesso nas redes sociais, fortalecendo a lealdade dos clientes aos valores da marca e promovendo o consumo consciente, uma causa que tem se tornado mais importante a cada dia.

Com essas estratégias você pode começar a planejar agora a sua Black Friday. Algumas empresas conseguem obter receitas equivalentes a três ou quatro meses do ano em um curto período de tempo, durante essa data. Mais um conselho: ao iniciar um novo ano, sempre pergunte-se: o que você fará de diferente este ano? Essa mentalidade pode ser a chave para fazer uma grande diferença no sucesso da sua empresa e não apenas durante a Black Friday.