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Mercado de pagamentos digitais: tendências emergentes para 2024 e além

Por: Letícia Fernandes

Analista Sênior de Marketing Institucional no Pagar.me

É pós-graduada em Branding pela ESPM-SP e bacharel em Jornalismo pela UFJF. Atualmente, é responsável pelo Marketing Institucional do Pagar.me e tem mais de 5 anos de experiência em marketing para negócios B2B.

Novas tecnologias e a forma como nos relacionamos com essas inovações têm ditado a necessidade de negócios de diferentes naturezas a estarem numa busca incessante por atualizações e novidades.

Com o mercado de meios de pagamento digitais, que já foi cunhado nesse contexto, não é diferente.

Você tem acompanhado as tendências emergentes no setor de meios de pagamentos digitais? Entende como essas novidades podem impactar e melhorar a segurança e a experiência de compra do seu empreendimento?

Leia o artigo até o final para descobrir o que esperar nos próximos anos.

Hiperpersonalização na experiência de pagamento

76% dos consumidores sentem-se frustrados quando não recebem uma experiência personalizada em um contato com uma marca, de acordo com um levantamento feito pela consultoria McKinsey.

Nesse sentido, a hiperpersonalização é uma tendência com potencial de crescimento para os próximos anos. No que diz respeito aos meios de pagamento, esse tipo de tecnologia trabalha com dados extremamente ricos sobre hábitos de compra, fornecendo uma visão analítica para a personalização da experiência e uma tomada de decisão cada vez mais assertiva nos negócios.

Além disso, tecnologias de pagamentos invisíveis oferecem jornadas personalizadas e sem atrito para os clientes finais – sendo esse um movimento que já tem se intensificado no mercado, como é o caso da compra com um clique em sites, serviços de tags veiculares, entre outros.

Embedded payments

Em linha com a necessidade de personalização demandada pelos consumidores, os embedded payments (pagamentos embutidos) consistem em oferecer soluções de pagamento e/ou financeiras em plataformas e espaços de segmentos distintos. Por exemplo, quando um marketplace cria a sua própria wallet para os clientes, incrementando segurança, eficiência e agilidade no processamento de pagamento e comodidade e condições exclusivas para os consumidores.

O objetivo dessa tendência é aumentar o sortimento de produtos e serviços dos lojistas que investem nessas soluções e atender os clientes de forma cada vez mais completa e personalizada.

Até 2026, é esperado que o mercado de embedded payments ultrapasse o valor de mercado de US$ 138 milhões. E a expectativa é de que em 2024 aconteça o boom dos embedded payments – 44% dos negócios já veem essa tecnologia como algo extremamente estratégico para alavancar receita, incrementar o sortimento de serviços e reduzir problemas no processamento de pagamentos. Os dados são do relatório 2024 Commerce and Payment Trends Report.

Contactless payments

Pensando em tendências de meios de pagamento digitais aplicadas ao mundo físico, as compras contactless, sem dúvidas, são um dos principais movimentos para os próximos anos.

Até 2027, segundo o 2024 Commerce and Payment Trends Report, é esperado que esse mercado movimente cerca de US$ 10 trilhões a nível global.

As compras sem contato são muito conhecidas por cartões de crédito por aproximação, mas não se limitam a eles. É possível contar com outros dispositivos móveis que façam essa função, como smartwatches e demais dispositivos vestíveis.

Além disso, a tendência de lojas sem caixas, nas quais os clientes podem realizar compras sem interações físicas no processo de pagamento, é uma expansão dessa revolução, conhecida como “cashierless store”, que tende a ser cada vez mais vista em estabelecimentos comerciais físicos.

Tokenização

A tokenização é mais uma tendência que contribui para um ambiente de transações digitais mais seguro.

Por meio da substituição de dados sensíveis por tokens, processo esse que é de responsabilidade das bandeiras, as informações originais dos cartões de crédito não circulam mais entre os agentes do arranjo de pagamentos, evitando, portanto, o roubo e o vazamento de dados.

Essa tecnologia já está sendo usada no Brasil, e a expectativa é de que cresça de 2024 em diante, sobretudo pelo incentivo dos agentes regulatórios para a criação de um ambiente financeiro cada vez mais seguro.

A grande vantagem para uma rápida adesão à tokenização é que o cliente final não precisa tomar nenhuma ação para que seus dados sejam tokenizados. A partir do momento que um negócio solicita a tokenização das transações realizadas em seu estabelecimento ao seu meio de pagamento, os dados já são automaticamente tokenizados pelas bandeiras.

Open Banking

Um tema que tem sido muito debatido no mercado de pagamentos desde 2021 e que deve se manter como pauta relevante nos próximos anos é o Open Banking.

Ao abrir os sistemas bancários tradicionais para parceiros terceirizados por meio de APIs (interfaces de programação de aplicativos), o Open Banking possibilita uma maior colaboração entre instituições financeiras e fornecedores de serviços financeiros.

Isso resulta em uma ampla gama de benefícios, como maior personalização de serviços, inovação acelerada e opções de pagamento mais flexíveis.

Além disso, os consumidores podem transitar entre diferentes serviços financeiros sem fricção, facilitando a gestão de suas finanças.

Blockchain

A blockchain é uma tecnologia de banco de dados descentralizado que é muito associada às criptomoedas. Mas sua aplicação pode ir muito além disso, contribuindo para maior segurança e oferta de serviços personalizados para o consumidor final.

Por ser uma tecnologia de registro descentralizado, a blockchain garante maior segurança de dados, trabalhando com uma criptografia avançada que inviabiliza adulterações e violações nos registros financeiros.

Essa tecnologia também acrescenta maior transparência às transações financeiras, tornando mais simples e preciso o processo de auditoria e agregando maior eficiência ao processamento de pagamentos.

Até 2026, é esperado que a tecnologia de blockchain atinja um valor de mercado de US$ 22,5 bilhões nas aplicações voltadas para o setor financeiro, segundo projeções da Statista.

IA aplicada à segurança de pagamentos

Um dos principais benefícios da IA na segurança de pagamentos é sua capacidade de analisar grandes volumes de dados em tempo real. Seus algoritmos avançados podem identificar comportamentos anômalos e padrões incomuns nas transações financeiras, alertando as instituições financeiras sobre possíveis atividades fraudulentas.

Além disso, a inteligência artificial generativa, que é aquela capaz de criar conteúdo autêntico de forma automática, é uma das apostas para os próximos anos como aliada da segurança e da prevenção à fraude. Com esse tipo de tecnologia, é possível produzir exemplos de fraudes com base nos padrões estabelecidos por casos reais, com o objetivo de melhorar os sistemas de detecção de fraudes que atuam via machine learning.

Outra aplicação importante é a autenticação biométrica, que utiliza características únicas do usuário, como impressões digitais, reconhecimento facial ou padrões de voz, para garantir a identidade do indivíduo durante as transações.

Essas são as sete tendências do mercado de pagamentos digitais que estarão em alta de 2024 em diante. Todas têm grande potencial para impactar negócios físicos e digitais, trazendo mais personalização e segurança para as transações.

Em sua grande maioria, é requerido um esforço maior dos agentes reguladores e players do mercado para que cheguem de forma eficaz até os empreendedores. Mas, desde já, é importante que você, lojista, saiba o que esperar dessas novidades e os possíveis impactos para o seu empreendimento para priorizar parceiros de negócios e estratégias de mercado que estejam de acordo com essas tendências.