Logo E-Commerce Brasil

Dicas de marketing para seu e-commerce de alimentos

Por: Jordana Hedler

Relações Públicas, especialista em Marketing Digital, gestão de redes sociais, otimização de sites e planejamento da comunicação.

Estamos em plena revolução digital, a qual trouxe muitas mudanças em nosso dia a dia, de hábitos a comportamentos como a forma de consumo, onde o consumidor ganha um enorme destaque.

Confira algumas importantes dicas de marketing para que seu e-commerce venda mais e se comunique de uma forma mais eficiente e assertiva.

E, claro, o marketing também precisa acompanhar essa mudança, destacando o relacionamento como a melhor estratégia na hora de atrair e fidelizar. Nesse sentido, as redes sociais aparecem como a melhor ferramenta, pois facilitam a interação entre marcas e clientes.

Pensando nisso, resolvemos mostrar algumas importantes dicas de marketing para que seu e-commerce venda mais e se comunique de uma forma mais eficiente e assertiva.

1. Invista em comunicação personalizada

As marcas precisam saber tirar proveito dos canais digitais, nos quais o comportamento dos consumidores pode, e deve, ser analisado para que sejam desenvolvidas estratégias personalizadas e, consequentemente, mais eficientes.

Nesse tipo de marketing, chamado de one to one, a marca coleta dados detalhados sobre seu público para conhecê-lo melhor, descobrir suas necessidades e, assim, poder oferecer o que precisa no momento certo.

Essa segmentação, baseada nas afinidades do cliente, tem como uma das vantagens obter melhores e mais resultados, mas com menor investimento. Até porque os custos dos canais digitais são muito menores comparados às mídias tradicionais. Por outro lado, as chances de conversão em vendas são incrivelmente maiores.

E mais, também é preciso lembrar que as plataformas online possuem espaço ilimitado para oferecerem conteúdo, e devem fazer bom proveito desse espaço, da variedade de formatos que a internet possibilita e do incrível banco de dados que oferece.

Porém, é preciso muita sabedoria e coerência ao usar os canais digitais, investindo em um planejamento de comunicação integrado, fazendo com que as diferentes plataformas se complementem, reforçando a mesma imagem e mensagem para o público nos diferentes canais.

2. Seja transparente

As pessoas estão mais exigentes e possuem muito mais informação sobre produtos e serviços, ou seja, não toleram mais ser ludibriadas por propagandas enganosas, e as redes sociais estão aí para comprovar, com comentários negativos em páginas de marcas que, de uma forma ou outra, não cumpriram com o que prometeram.

Por isso, é muito importante fazer uso da tecnologia e canais digitais para fornecer informações de maneira mais atrativa para os consumidores.

Por exemplo, por que não investir em QR codes nas embalagens? Ele funciona como um código de barras, com a diferença de que o consumidor pode interagir com essa tecnologia, que fornece conteúdos como vídeos, fotos e textos, o que proporciona uma experiência de compra diferente e ainda permite explorar outras plataformas e formatos.

Assim, por exemplo, é possível que uma marca de creme de leite implemente em seu produto um QR code, e o usuário possa ser direcionado para uma página na internet com informações como valores nutricionais, a história do alimento ou uma de uma receita.

Enfim, fazer uso da tecnologia para esclarecer todo tipo de dúvidas dos consumidores só contribui para fortalecer uma marca e o relacionamento com o seu público.

3. Use estratégias de marketing nutricional

E até como uma forma de complementar a estratégia anterior, investir em marketing nutricional é uma importante dica que, embora não seja nenhuma novidade, ela se baseia em fornecer um conjunto de informações, dicas de saúde e de caráter nutricional sobre os produtos ao consumidor, permitindo que ele faça escolhas conscientes e que combinem com o estilo de vida que pretende adotar.

Vale lembrar que nem sempre eram adotadas tabelas com informações nutricionais nos produtos e, então, era comum, as propagandas enaltecerem a qualidade dos ingredientes ou produtos.

Hoje, no entanto, com a adoção obrigatória da tabela nutricional nos rótulos dos alimentos, as propagandas subestimam essa estratégia.

Mas a dica de estratégia a ser explorada é justamente abordar dados nutricionais como importante ferramenta de marketing, ajudando a promover uma imagem melhor para a empresa, deixando os consumidores mais seguros sobre seus produtos.

4. Interação digital com o consumidor

É fundamental enxergar o ambiente digital como um importante espaço, no qual poderá ter uma comunicação direta com o consumidor. Por isso, é fundamental investir em um planejamento bem estruturado de comunicação para conseguir atrair e fidelizar clientes.

Em um mercado cada vez mais competitivo, é de extrema importância criar esse tipo de conexão com o público e, dessa forma, conseguir se diferenciar e fidelizar um público cada vez mais exigente.

Criar campanhas, ou ações, até usando as redes sociais, onde as pessoas se sintam motivadas a interagir, ajuda a aproximar o consumidor da marca, com postagens que acabam sendo compartilhadas espontaneamente. Lançar desafios, pedir para completar frases, ajudar a dar o nome para um novo produto, escolher um novo sabor, postar fotos mencionando a marca… enfim, ações que levem os consumidores a participarem.

5. Mídia online para alavancar campanhas de marketing

Atualmente, podemos contar com diversos canais online, que oferecem diferentes formatos de anúncios pagos que, apesar do baixo custo, têm um retorno que costuma ser bem interessante, ajudando a alcançar mais pessoas e, logo, impulsionar as vendas.

Assim, mecanismos de busca, como o Google, e redes sociais, como o Instagram e o Facebook, contam com sistemas próprios para anúncios em suas plataformas.

Esses anúncios aparecem em áreas estratégicas dessas mídias sociais, podendo criar pontos de contato entre sua empresa e o futuro cliente e, assim, geranr um maior número de conversões.

Dentre as muitas vantagens dessas ferramentas podemos destacar a capacidade de segmentação por meio de palavras-chave, interesses e definição do público-alvo, o que vai garantir que os anúncios cheguem até as pessoas realmente interessadas naquele produto ou serviço.

E mais, também é possível definir um orçamento, ou seja, o quanto e quando quer investir no anúncio, por valores realmente muito baixos.

Vale destacar também outra vantagem desse tipo de anúncio que, diferentemente das mídias tradicionais, geram relatórios com os números exatos de cliques e conversões, facilitando na hora de analisar as métricas, verificar onde os anúncios funcionam ou não, e ajustar rapidamente a estratégia da campanha de acordo com os resultados obtidos.

Sem dúvida, é uma importante estratégia que, de forma alguma, deve ser subestimada, tanto que até as grandes marcas investem em anúncios patrocinados nas redes sociais, devido aos excelentes resultados.

6. Aposte na força do conteúdo

Por fim, mas nem por isso menos importante, procure transformar sua marca em fonte de conhecimento, com informações relevantes e qualificadas.

Como já foi dito, as pessoas estão mais exigentes e buscam sempre informações sobre o produto antes de adquiri-lo. Por isso, mais do que publicidade, investir em um bom conteúdo, dentro do seu segmento, pode acabar atraindo muito mais consumidores.

E para apostar nessa estratégia, plataformas não faltam, podendo ser mídias sociais, WhatsApp, blog, e-books em vídeo, infográficos, webinar, e-mail marketing, entre outros canais.

Fale sobre o que seu cliente precisa e quer saber, fale sobre os benefícios dos alimentos, a forma certa de consumi-los, mostre diferente forma de preparo, receitas. Enfim, opções não faltam, o que importa é conseguir encantar o consumidor.

É preciso ter em mente que criar conteúdo relevante e disseminá-lo estrategicamente nos diferentes meios digitais, com certeza, são ótimas formas de atrair mais clientes e fidelizar quem já conhece sua marca.

Enfim, essas são algumas dicas de marketing para impulsionar seu negócio, fazendo com que seu e-commerce chegue ao público certo e, consequentemente, venda mais!

Leia também: Como aumentar suas vendas a partir do investimento em marketing digital