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Como aumentar suas vendas a partir do investimento em marketing digital

Por: Betina Wecker

VP de Novos Negócios na Appmax, startup de pagamentos online com foco no aumento de faturamento de e-commerces e negócios digitais. Formada em administração pela Unisinos, atua na área de e-commerce e meios de pagamentos digitais desde 2015.

No passado, ter um website e investir em alguns banners e pop-ups já garantiam uma grande exposição no ambiente digital. No entanto, essa época já parece estar muito distante.

Garantir a visibilidade de seu e-commerce em um meio competitivo é possível, desde que você adote estratégias de marketing digital efetivas.

Atualmente, a internet é um espaço de ampla e crescente concorrência, onde todos tentam conquistar a atenção para seus negócios com diferentes estratégias. E você também está buscando essa evidência, certo?

Garantir a visibilidade de seu e-commerce em um meio altamente competitivo é possível, desde que você se dedique a estratégias de marketing digital efetivas que, com a devida atenção, certamente podem atrair o crescimento tão esperado em suas vendas. E, em alguns passos simples, esse conteúdo vai te sugerir algumas maneiras de fazer isso.

Defina e conheça seu público

Você conhece verdadeiramente sua audiência e sabe onde ela se localiza? Para ampliar suas estratégias de marketing digital, é essencial conhecer a fundo seu público, seus hábitos e preferências. Para isso, é possível conduzir enquetes, coletar dados e estudar as informações para saber realmente qual é o público de seu interesse.

Com o resultado em mãos, o próximo passo é desenvolver uma persona do comprador ideal, que representa aquele cliente que você deseja impactar.

Em seguida, é importante direcionar sua comunicação com o tom de voz ideal e apontar caminhos para os produtos de maior interesse de sua audiência, além de ressaltar as vantagens e os diferenciais que ela pode obter ao se relacionar com a sua marca!

Fortaleça sua marca

Sem uma marca forte e reconhecível, com aspectos bastante singulares, seu público terá dificuldade em se conectar com você. Pense por um momento: as marcas que você mais admira possuem características únicas e relacionáveis? Seu próximo passo deve ser desenvolver uma boa reputação de marca.

Para isso, aposte numa linguagem direcionada ao seu público, tanto no desenvolvimento de seu conteúdo quanto na representação visual do seu negócio. Um bom design alinhado a um storytelling direcionado é importante, ainda mais quando eles representam verdadeiramente sua marca, seus valores e um discurso confiável.

Uma organização de sucesso pensa e comunica as mesmas informações de forma consistente e coerente.

Otimize seus canais

A otimização de seus canais é essencial para o sucesso no marketing digital. Não adianta investir em um website incrível se ele não for responsivo em dispositivos móveis – considerando que 80% de seus usuários navegam dessa forma, de acordo com a publicação de marketing digital Quartz.

Isso também significa que você deve se dedicar ao SEO (search engine optimization, ou otimização para mecanismos de busca). Ele vai determinar seu posicionamento em plataformas como o Google. Quanto melhor seu posicionamento, mais tráfego para seu e-commerce e, consequentemente, mais vendas!

O SEO desenvolve o reconhecimento de sua marca, ampliando sua autoridade e credibilidade, além de tornar mais acessível para os usuários se conectarem com seu produto e negócio. Além disso, boas práticas de SEO garantem uma solução em longo prazo para obter um ótimo ROI – outra sigla importante da qual falarei a seguir.

Amplie seu engajamento com seu público

Você sabia que, no Brasil, mais de 188 milhões de pessoas utilizam redes sociais diariamente? Somos a quinta nação que mais possui usuários conectados nesses ambientes, de acordo com a Statista, plataforma especializada em dados. Isso demonstra a importância de engajar e interagir com seu público a partir desses canais.

As redes sociais não são espaços para apenas anunciar seu produto, mas para se conectar com sua audiência a partir de conteúdos significativos. Conheça a rede correta mais utilizada por seu público e não tenha medo de utilizar conteúdos patrocinados. Além disso, observe como sua concorrência se comporta nesses ambientes.

Utilize o potencial da chamada para ação

A chamada para a ação (call to action) é tão importante quanto a headline em seu conteúdo ou post patrocinado, pois carrega o potencial para ampliar as taxas de conversão para suas páginas de venda.

Uma boa chamada deve apelar diretamente ao seu público, estimulando a interação e a curiosidade, além de ser simples e direta, oferecendo um caminho efetivo para aquilo que o usuário foi atraído.

Calcule o retorno de investimento (ROI) de forma correta

Outro conhecimento essencial para conhecer a conversão de boas estratégias de marketing digital em vendas é o ROI (return on investment, ou retorno do investimento). Com base nessa métrica, é possível criar metas baseadas em resultados eficazes e perceber se seu investimento em marketing está valendo a pena ou se você deve repensar suas estratégias.

Para calcular o ROI, você deve utilizar uma fórmula simples: considerar sua receita total, subtrair desse valor os custos e, com o resultado, dividir também pelos custos. Ou seja: receita – custos ÷ custos.

Assim, será possível descobrir quanto você ganhou a partir dos investimentos feitos, como no seguinte exemplo: se seu ganho foi de R$ 50 mil a partir de um investimento de R$ 5 mil, seu retorno foi de nove vezes o investimento inicial (R$ 50.000 – R$ 5.000 ÷ R$ 5.000 é igual a 9). Ou seja: 900% de retorno!

Aumente seu ROI com estratégias como o remarketing

Agora que você conhece o ROI, certamente vai desejar aumentá-lo. Afinal, ampliar seu ROI é aumentar suas vendas, visibilidade e reconhecimento. Para isso, existem estratégias assertivas, como multiplicar suas ações de marketing, investir em novas tecnologias digitais, capacitar sua equipe adequadamente e estar cada vez mais próximo de seu cliente, fazendo com que ele se torne um aliado e indique seu produto!

Além disso, a iniciativa de remarketing é uma atitude simples que pode fazer a diferença. Também chamada de behaviour retargeting, essa estratégia consiste em direcionar anúncios para clientes em potencial que já visitaram sua loja online, mas por algum motivo não finalizaram a compra.

Uma vez que no remarketing o anúncio é pensado para alguém que, além de conhecer seu produto, esteve perto de o adquirir, você terá vantagens como recuperar a atenção desse cliente em potencial, com o objetivo de fazer com que ele finalize a compra – certamente ampliando suas taxas de conversão.

Como você já deve ter percebido, alguns pequenos passos podem fazer a diferença no desenvolvimento de seu negócio, e assim você poderá sentir na prática o poder do marketing digital criando laços com seu público de interesse e conquistando boas vendas.

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