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Aprenda a maneira correta de fazer web analytics

Por: Gustavo Esteves

Gustavo Esteves atua no mercado de E-commerce há mais de 15 anos. Iniciou a sua jornada como estagiário na Americanas.com e Shoptime, chegando até a posição de coordenador da área de analytics da Comprafacil.com. Foi o terceiro brasileiro a conseguir certificação em Google Analytics, além de ter fundado o maior portal de analytics da América Latina. Atualmente é CEO da Métricas Boss , uma consultoria de analytics que atende clientes como como Domino’s Pizza, Médico Sem Fronteiras, Casa & Video etc. e CEO na Ecommerce PRO, a maior escola de capacitação profissional para o mercado de Ecommerce.

Nesses 11 anos trabalhando no mercado de digital e com 6 anos dedicados a web analytics, percebi que além das pessoas terem dificuldades em entender as diferenças da ferramenta para a interpretação (que já explicamos aqui), todo mundo começa analisando através da ferramenta e esse não é o ideal!

Já mencionamos em um post em nosso blog como transformar os dados do Google Analytics em ações de marketing e vamos listar abaixo novamente os 5 passos que demonstram a maneira correta em analisar os dados do Google Analytics:

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Este é o primeiro passo, você necessita formular uma idéia sobre o desempenho da ação ou de alguma dúvida que você tenha sobre seu negócio. Somente formulando essa ideia que você construir o passo 2 para poder responder às suas perguntas.

Essa ideia é basicamente sua opinião sobre a ação de marketing ou uma inovação no site por exemplo.

Se você não formular uma ideia sobre seu desempenho, vai acessar a sua ferramenta de web-analytics e vai se perder no mar de informação que está sendo apresentada e com isso vai acabar criando um looping infinito analisando todos os dados e formulando uma análise inconstrutiva.

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Baseado no primeiro passo, você agora precisa criar uma pergunta que você deseja responder e que vá tirar a dúvida sobre a ideia que você criou sobre seu desempenho.

Basicamente as perguntas que você vai criar são:

Aquela ação de marketing deu resultado? Qual foi o ROI? Qual a nossa conversão? Quanto geramos de receita?

A inovação que fizemos no site surtiu o efeito que eu esperava? Por que não funcionou?

Essa e outras perguntas são as dúvidas que a ferramenta de web-analytics te ajudará a responder.

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Agora que você formulou as perguntas que vão te ajudar a saber se de fato o seu desempenho foi satisfatório, bom ou ruim, você precisa analisar ou criar um relatório para responder essa pergunta.

Esse relatório é o ponto chave de todo o processo. É baseado nele que você responderá suas perguntas para de fato saber o que aconteceu naquela ação. É aqui que você vai analisar e pensar:

“A ação deu resultado, perfeito! Agora vamos ampliar esse investimento?”

“Poutz, aquela ação não surtiu efeito! Qual o motivo?”

Percebeu que você só acessa a ferramenta de web-analytics no passo 3? Apenas reforçando, você só acessa no passo 3 pois se acessar antes terá uma confusão e suas análises podem ser inconstrutivas.

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Agora que seu relatório esta te ajudando a responder as suas dúvidas, você precisa esboçar as ações que fará baseada nesse relatório.

Se ao analisar o relatório você perceber que a ação de marketing não surtiu efeito, esse é o momento de esboçar as ações que você fará para melhorar o desempenho dessa ação.

Por exemplo:

“Ok, a ação não surtiu efeito pois gastamos uma verba maior em São Paulo e foi a região com a menor receita.”

Qual será a sua decisão para ajustar a sua ação? Provavelmente, você cortará São Paulo dessa ação para ir ao passo 5.

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Com a decisão tomada baseada no relatório que você analisou ou criou, você agora precisa mensurar a ação que foi criada para melhorar ou ampliar aquele cenário analisado.

Ao mensurar essa decisão, você conseguirá saber os detalhes e voltar ao passo 1, onde fará todo esse ciclo novamente.

Quando você mensurar a ação, terá novamente uma ideia sobre seu desempenho, fará perguntas que os relatórios responderão para poder tomar uma decisão baseada em dados e aí mensurar de novo! 🙂