Logo E-Commerce Brasil

Aprenda a maneira correta de fazer web analytics

Por: Gustavo Esteves

Fundador e CEO da Métricas Boss, Autor do livro “Menos Achismo Mais Dados” e já trabalhou em gigantes como B2W. Autoridade na área de Digital Analytics, com mais de 15 anos de experiência e 3 mil projetos atendidos, incluindo gigantes como PUC, Rede D’Or, Globo, Stanley, Médico Sem Fronteiras, Alura, entre outras. Atua como Mentor, Palestrante e Professor. Eleito por voto popular um dos destaques de Business Intelligence e Métricas pelo Digitalks, além de ser Host do Podcast Analytics Talks, o podcast mais ouvido de Analytics no Spotify.

Ver página do autor
Nesses 11 anos trabalhando no mercado de digital e com 6 anos dedicados a web analytics, percebi que além das pessoas terem dificuldades em entender as diferenças da ferramenta para a interpretação (que já explicamos aqui), todo mundo começa analisando através da ferramenta e esse não é o ideal! Já mencionamos em um post em nosso blog como transformar os dados do Google Analytics em ações de marketing e vamos listar abaixo novamente os 5 passos que demonstram a maneira correta em analisar os dados do Google Analytics: aprenda a fazer web analytics da maneira correta 1 aprenda a fazer web analytics da maneira correta 2 Este é o primeiro passo, você necessita formular uma idéia sobre o desempenho da ação ou de alguma dúvida que você tenha sobre seu negócio. Somente formulando essa ideia que você construir o passo 2 para poder responder às suas perguntas. Essa ideia é basicamente sua opinião sobre a ação de marketing ou uma inovação no site por exemplo. Se você não formular uma ideia sobre seu desempenho, vai acessar a sua ferramenta de web-analytics e vai se perder no mar de informação que está sendo apresentada e com isso vai acabar criando um looping infinito analisando todos os dados e formulando uma análise inconstrutiva. aprenda a fazer web analytics da maneira correta 3 Baseado no primeiro passo, você agora precisa criar uma pergunta que você deseja responder e que vá tirar a dúvida sobre a ideia que você criou sobre seu desempenho. Basicamente as perguntas que você vai criar são: Aquela ação de marketing deu resultado? Qual foi o ROI? Qual a nossa conversão? Quanto geramos de receita? A inovação que fizemos no site surtiu o efeito que eu esperava? Por que não funcionou? Essa e outras perguntas são as dúvidas que a ferramenta de web-analytics te ajudará a responder. aprenda a fazer web analytics da maneira correta 4 Agora que você formulou as perguntas que vão te ajudar a saber se de fato o seu desempenho foi satisfatório, bom ou ruim, você precisa analisar ou criar um relatório para responder essa pergunta. Esse relatório é o ponto chave de todo o processo. É baseado nele que você responderá suas perguntas para de fato saber o que aconteceu naquela ação. É aqui que você vai analisar e pensar: “A ação deu resultado, perfeito! Agora vamos ampliar esse investimento?” “Poutz, aquela ação não surtiu efeito! Qual o motivo?” Percebeu que você só acessa a ferramenta de web-analytics no passo 3? Apenas reforçando, você só acessa no passo 3 pois se acessar antes terá uma confusão e suas análises podem ser inconstrutivas. aprenda a fazer web analytics da maneira correta 5 Agora que seu relatório esta te ajudando a responder as suas dúvidas, você precisa esboçar as ações que fará baseada nesse relatório. Se ao analisar o relatório você perceber que a ação de marketing não surtiu efeito, esse é o momento de esboçar as ações que você fará para melhorar o desempenho dessa ação. Por exemplo: “Ok, a ação não surtiu efeito pois gastamos uma verba maior em São Paulo e foi a região com a menor receita.” Qual será a sua decisão para ajustar a sua ação? Provavelmente, você cortará São Paulo dessa ação para ir ao passo 5. aprenda a fazer web analytics da maneira correta 6 Com a decisão tomada baseada no relatório que você analisou ou criou, você agora precisa mensurar a ação que foi criada para melhorar ou ampliar aquele cenário analisado. Ao mensurar essa decisão, você conseguirá saber os detalhes e voltar ao passo 1, onde fará todo esse ciclo novamente. Quando você mensurar a ação, terá novamente uma ideia sobre seu desempenho, fará perguntas que os relatórios responderão para poder tomar uma decisão baseada em dados e aí mensurar de novo! :)