Com a minha vivência acompanhando o mercado de tecnologia, aprendi que os números raramente mentem. E ainda mais: eles são capazes de se transformar em histórias. E a narrativa que os dados do nosso Mobile App Growth Report: 2025 Edition contam é super interessante: o centro de gravidade do crescimento de aplicativos está se movendo, e a América Latina deixou de ser coadjuvante para assumir um papel de protagonista.

E, para entender a profundidade desse movimento, nós precisamos primeiro olhar para a metodologia por trás do nosso Growth Score. O relatório formatou essa pontuação, que vai de 0 a 100, com base na análise do desempenho de mais de cinco mil aplicativos durante o primeiro semestre de 2025. O que a torna tão relevante é que ela não só mede o volume de instalações, que tem um peso de 40%, mas também avalia a eficiência de custos (20%), o engajamento medido por sessões por usuário (20%) e a retenção (20%).
Com essa metodologia em mente, os dados se tornam ainda mais reveladores. Enquanto mercados como a América do Norte mostram sinais claros de saturação, com um crescimento mais lento (score de 27,3), a América Latina tem uma força diferente, marcando 30,5, acima da média global, que foi de 29,2.
Vale lembrar que a região é um dos mercados mais importantes do mundo. Segundo o Americas Market Intelligence, são mais de 413 milhões de usuários de internet móvel, o que representa 64% de penetração digital. Para mim, essa não é apenas uma estatística, mas um sinal claro de onde estão as oportunidades no momento.
E o que mais chama a atenção é ver três dos nossos vizinhos no ranking dos dez países que mais crescem no mundo: a Argentina em 3º lugar (34,9), a Colômbia em 4º (34,5) e o Brasil em 9º (30,2), refletindo o potencial de protagonismo no mercado do qual eu falei um pouco acima.
Na região, os apps de Jogos são os mais populares, tendo crescido 32,4%. E logo atrás aparecem os aplicativos de Publicações (29%), Entretenimento (25,5%) e Utilities (21,9%). Quando o assunto é o mercado brasileiro, o setor de aplicativos de Viagem é o que mais se sobressai.
Com o avanço do turismo interno e a digitalização das reservas, os apps de Viagem abrem oportunidades para o setor incorporar elementos de gamificação, conteúdo interativo e experiências personalizadas, ampliando engajamento e fidelização. Há também espaço para parcerias estratégicas com plataformas de entretenimento e utilities, integração de serviços complementares (como transporte, aluguel e seguros), além de inovação em modelos de negócio, como trocas de casas e turismo sustentável.
Em conjunto, essas tendências reforçam o potencial dos apps de viagem como hubs completos para um público cada vez mais digital, conectado e ávido por conveniência. Como dá para perceber, as oportunidades são as mais diversas! Mas como colocá-las em prática?
O papel da inteligência artificial
Se os dados são o novo petróleo, muitos profissionais de marketing estão se afogando nele. O que tenho visto hoje é que o desafio para os profissionais de marketing hoje não é a falta de dados, mas sim saber quais são os sinais mais importantes.
É exatamente aqui que a inteligência artificial (IA) entra como uma aliada indispensável. Com tantas variáveis na mesa, como instalações, custos, engajamento e retenção, a capacidade estratégica e criativa de quem lida com um app no dia a dia é bem limitada.
Como uma equipe de marketing pode otimizar campanhas de forma simultânea e em tempo real? A IA consegue analisar uma imensidão de dados para identificar padrões e otimizações que seriam praticamente impossíveis de encontrar manualmente.
A aplicação da IA no marketing, no entanto, vai além da simples análise. Ferramentas do tipo já permitem a automação e otimização de campanhas em tempo real, direcionando investimentos para os canais e criativos que entregam os melhores resultados com base nos objetivos definidos.
Soluções mais recentes, como assistentes de IA que respondem a perguntas de negócio em linguagem natural, prometem democratizar o acesso a insights complexos, permitindo que os times de marketing tomem decisões mais rápidas e inteligentes.
A IA se torna, assim, a ponte entre a complexidade dos dados apresentada no relatório e a execução de estratégias de crescimento eficazes.