A inteligência artificial generativa ganhou bastante destaque e se popularizou nos últimos meses, trazendo oportunidades e desafios a serem endereçados por empresas de diversas áreas, inclusive de e-commerce. Essa tecnologia tem o potencial de otimizar diversas tarefas, deixando os funcionários humanos livres para desempenharem atividades que exigem pensamento crítico e planejamento estratégico.
Usos da IA generativa no e-commerce
As utilizações da inteligência artificial generativa no comércio eletrônico, de modo geral, abrangem tanto a aceleração de demandas executadas por profissionais que atuam na área quanto a criação de melhores experiências para os consumidores.
O uso mais intuitivo da inteligência artificial nos bastidores do e-commerce é na geração de textos e imagens para descrições e anúncios de produtos. Existem muitas ferramentas que podem facilitar essas tarefas, como o ChatGPT, o Bard, o Midjourney e o DALL-E. Essa utilização da IA não só produz textos e imagens de forma mais rápida, mas também contribui para melhor ranquear a loja nos mecanismos de busca de acordo com as diretrizes de SEO (Search Engine Optimization).
Além disso, como IAs são basicamente modelos estatísticos que reconhecem padrões e executam tarefas, uma de suas principais vantagens é a capacidade de analisar quantidades estratosféricas de dados em tempos incomparavelmente menores do que cérebros humanos. Portanto, é possível empregá-la para extrair ideias e insights de bases de dados de clientes, o que é fundamental na elaboração de estratégias inovadoras e eficientes.
Um desses enfoques envolve, por exemplo, a potencialização da prospecção de clientes e do fechamento de negócios, ajudando os colaboradores humanos a encontrarem potenciais clientes mais compatíveis com os produtos e serviços oferecidos pela empresa e a conduzirem a negociação de acordo com suas preferências.
Partindo dos insumos dos bancos de dados, os e-commerces podem utilizar a inteligência artificial na investigação dos comportamentos de seus consumidores para, a partir disso,
fornecerem recomendações de produtos personalizadas e criarem programas de fidelização.
A IA não só é útil para os profissionais do e-commerce, ela também se reflete nas interações com os clientes de lojas digitais, principalmente nas formas de atendimento, já que pode ser empregada não só na criação de chatbots solícitos e eficientes, mas inclusive na colaboração com atendentes humanos, ajudando-os a processarem com mais rapidez o histórico dos clientes a fim de apresentarem as melhores opções de produtos e serviços.
Ainda, a IA encontra um terreno particularmente fértil em lojas de móveis, decoração, vestuário e acessórios, uma vez que, por meio de sua integração com sistemas de realidade aumentada, os clientes conseguem experimentar virtualmente os produtos e visualizar como eles se harmonizariam em seus espaços e com seus corpos. O Google, por exemplo, recentemente lançou um recurso de IA que permite que os usuários verifiquem como peças de roupa se adequam a corpos de diferentes tipos e tamanhos.
Outra utilização inovadora da IA é em busca de otimizar a experiência que o consumir tem na loja online. A Amazon, por exemplo, implementou em seu site uma inteligência artificial capaz de gerar resumos das avaliações sobre os produtos, poupando, assim, o tempo dos consumidores. Os excertos vêm com um aviso, indicando que foram criados por IA, e ainda requerem aprimoramentos de linguagem e precisão.
Por fim, a inteligência artificial pode evoluir a fim de contribuir para a integração de todos os canais e tecnologias que compõem um e-commcerce, funcionando como um centro integrativo que acompanhará e contextualizará a jornada de compra. Essa abordagem será importante para garantir que a comunicação entre consumidores e lojas esteja em sintonia, independentemente da plataforma ou ferramenta utilizada.
Cuidados éticos do uso da IA em e-commerces
Apesar do grande potencial da inteligência artificial nas empresas de comércio eletrônico,
é preciso ter alguns cuidados ao operar essa tecnologia, mitigando os riscos que ela pode oferecer. As principais preocupações envolvem a privacidade e a segurança dos dados dos clientes,
os vieses das respostas geradas pelos algoritmos e a reprodução de exclusões e preconceitos no processamento de informações.
A inteligência artificial é uma tecnologia em expansão e, se empregada de forma ética e transparente, proporcionará experiências mais satisfatórias a clientes e profissionais do e-commerce, levando, assim, a melhores resultados.